Centro de Adaptação de Lentes

[vc_row][vc_column][vc_column_text]centro-adaptacao-lente

LENTES DE CONTATO

As lentes de contato podem ser usadas para fins estéticos ou para tratamento médico. Atualmente, seu maior emprego é para fins estéticos, seja para mudar a cor dos olhos ou na substituição dos óculos, por ser uma forma eficiente de corrigir a visão. Por isso, não nos surpreende que cerca de 77 milhões de pessoas tenham trocado seus óculos por lente de contato, no mundo inteiro. Entretanto, vale lembrar que nem todos os pacientes podem ou são bons candidatos ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista que deve avaliar quem está apto e, atraves de exames específicos, definir o grau, a curvatura e também o melhor tipo de lente a ser adaptada.

As lentes de contato são corpos estranhos dentro dos olhos, e podem causar danos graves a visão, de modo que a segurança de seu uso depende do acompanhamento médico especializado e da obediência às orientações recebidas. Como exemplos de complicações do mau uso de lentes de contato, podemos citar ceratites, edemas, ulceras, infeções e deformidades na córnea. é comum ouvir dos pacientes que eles usam as lentes de forma irregular e abusiva há anos e nunca aconteceu nada. Isso não é regra, ou muito menos “sorte”. O que acontece é que normalmente a córnea vai sofrendo aos poucos, até que num determinado momento ela manifesta os sintomas de intolerancia ao uso abusivo.

Alguns fatores como olho seco, alergias oculares, uso de maquiagem, poluição, ambiente com ar condicionado ou uso excessivo de computador podem dificultar a adaptação ao uso de lentes de contato.

Por fim, vale reforçar a idéia de que o uso de lentes de contato, se feito de forma correta e bem assitido pelo seu oftalmologista, só tem a contribuir para um ganho de qualidade de vida e bem estar.

Os tipos de lentes de contato podem ser divididos por material, função, tempo de uso e desenho.

POR MATERIAL

GELATINOSAS HIDROFÓLICAS

São lentes fabricadas com material que absorve agua. O oxigenio alcança a córnea através de seus poros. O índice de permeabilidade ao oxigênio varia de acordo com a hidratação e espessura das lentes de contato.

GELATINOSAS DE SILICONE-HIDROGEL

Permite uma oxigenação corneana 3 a 6 vezes maior do que as lentes hidrofólicas. O silicone permite alta permeabilidade ao oxigenio.

HÍBRIDAS

Podem ser de dois tipos, de centro rígido e uma zona periférica gelatinosa e também toda a lente rígida, mas envolta em uma película gelatinosa em volta de toda a lente.

RÍGIDAS GÁS-PERMEÁVEIS (RGP)

São feitas de combinações de polimeros de polimetilmetacrilato com polímeros de silicone e fluor, que permitem a passagem do oxigenio. São muito menos agressivas a cornea quando apresentam alto Dk, isto é, alta pemeabilidade do material ao oxienio, permitindo que ela se mantenha saudavel e transparente.

RÍGIDAS PMMA (NÃO GÁS-PERMEÁVEIS)

Uma das primeiras lentes rigidas a entrar no mercado. São fabricadas em Polimetilmetacrilato, um material plástico impermeável a passagem do oxigênio.

POR FUNÇÃO

CORRETIVAS

Corrige erros de refração como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

COSMÉTICAS

Lentes coloridas (pintadas) que podem ser usadas com fins estéticos e com indicação terapeutica para Albinos e portadores de aniridia.

As lentes de contato filtrantes (colorida não pintada) são utilizadas para disfaçar cicatrizes corneanas, diminuir a fotosensibilidade e intensificar a cor dos olhos.

CORRETIVO-COSMÉTICAS

Lentes coloridas (pintadas) que podem ser usadas para corrigir o erro refrativo, alem de mudar a cor dos olhos.

TERAPEUTICAS

Servem para tratar disturbios não-refrativos do olho, como a ceratopatia bolhosa, pos-operatórios de cirurgia refrativa (LASIK, PRK, PTK).

POR TEMPO DE USO

USO DIÁRIO

Pode ser usada por um número limitado de horas por dia.

USO PROLONGADO

Pode ser usada por um número ilimitado de horas, mas não para dormir.

USO CONTÍNUO

Pode ser usada para dormir, mas deve ser retirada periodicamente para limpeza.

USO FLEXÍVEL

Pode ser usada por um numero ilimitado de horas e eventualmente para dormir.

USO OCASIONAL

Pode ser usado ocasionalmente, uso social ou esportivo.

POR DESENHO

ESFÉRICAS

São as lentes mais comuns, que servem para corrigir miopia e hipermetropia.

ASFÉRICAS

São lentes que também corrigem a hipermetropia e a miopia, principalmente em graus altos. O objetivo destas lentes é reduzir ou eliminar as aberrações causadas pelos desvios indesejados dos raios luminosos (deformação da imagem ou embçamento), que ocorre com lentes esfericas. Com isso amplia-se o campo de visão e permite-se um maior conforto visual.

TÓRICAS

São lentes esferocilindricas (lente esférica e cilindrica somadas) usadas para a correção do astigmatismo. Usadas normalmente para correção de astigmatismo maior do que 1D (grau), não corrigidos por lentes esféricas/asféricas.

Como deve ser feita a manutenção e higiene das lentes de contato?

O primeiro passo é a higiene das mãos. Antes de tocar nas lentes de contato, recomenda-se lavar as mãos com sabão neutro e seca-las em toalhas que não soltem fiapos, para evitar que estes grudem nas lentes. As unhas também devem estar sempre aparadas e limpas.

A higiene do estojo é tão importante quanto a higiene das mãos. Deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana, com agua morna e sabão neutro, usando uma escovinha exclusiva para isso (pode ser uma escova de dente). O estojo deve secar ao e, depois de seco, guardado fechado e em lugar ventilado, evitando deixa-lo em cima da pia do banheiro. É recomendado que o estojo seja descartado a cada seis meses, evitando assim acúmulos de partículas e formação de germes.

A limpeza e das lentes de contato deve ser feita diariamente, mesmo que as lentes não sejam usadas todos os dias, com soluções limpadoras que serão indicadas pelo seu oftalmologista, de acordo com o seu tipo de lente contato. A solução do estojo deverá ser trocada diariamente, e não pode ser reaproveitada.

Dúvidas Comuns:

É necessário exame oftalmológico completo mesmo para pacientes que enxergam bem e vão usar lentes coloridas sem grau. Lembre-se de que ela será usada na superfície corneana como outra lente qualquer.

Não é recomendavel que se empreste a lente de contato, seja ela colorida sem grau ou não. A lente de contato é de uso pessoal. Existem algumas doenças que podem ser transmitidas por secreções corporais.

O descarte das lentes de contato descartaveis ou com troca programada deve ser feito de acordo com a orientação médica especializada.

Nem todo paciente pode dormir com as lentes de contato, mesmo que elas sejam de uso contínuo. Esta orientação deverá ser dada pelo seu oftalmologista, atraves de avaliação individual.

A idade para iniciar o uso de lentes de contato deve ser avaliada pelo médico especialista, não tendo uma idade mínima padrão.

A lubrificação da superficie ocular deve ser contínua e regular independente de haver ou não sintomas de olho seco. A medicação mais adequada deve ser indicada pelo oftalmologista, de acordo com cada paciente e tipo de lente a ser usada.

Todo paciente usuário de lentes de contato, seja ela de qualquer tipo, deve ter sempre a mão seus óculos, o estojo e a solução de limpeza para casos de emergência. Recomenda-se que as lentes sejam retiradas tão logo causem desconforto ocular, e o oftalmologista informado imediatamente, a fim de evitar danos oculares mais graves.

Não deve ser usada saliva (cuspe) para limpeza das lentes, seja a condição que for.

Site interessante sobre o assunto:

Sociedade Brasileira de Lente de Contato, Córnea e Refratometria:
www.soblec.com.br[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row animation=”fade-in”][vc_column width=”1/4″ css=”.vc_custom_1473726700140{border-radius: 1px !important;}”][mk_icon_box icon=”mk-moon-phone” title=”(21) 2496-1161 ” font_weight=”normal” margin=”41″]CENTRAL DE MARCAÇÃO[/mk_icon_box][/vc_column][vc_column width=”1/4″][mk_icon_box icon=”mk-li-phone” title=”(21) 98481-0333″ font_weight=”normal” margin=”41″]MARCAÇÃO / DÚVIDAS[/mk_icon_box][/vc_column][vc_column width=”1/4″][mk_icon_box icon=”mk-li-phone” title=”(21) 98481-0329″ font_weight=”normal” margin=”41″]LENTES DE CONTATO[/mk_icon_box][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_wp_search][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_mini_callout]Horário de Funcionamento – De Segunda a Sexta, das 8:00h às 19:00h / Sábados das 08:30 às 12:30[/mk_mini_callout][/vc_column][/vc_row]