Cirurgia de Glaucoma:
Causas, Sintomas, Tratamento e Riscos

O QUE É GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico, também conhecido como “Neuropatia Óptica Glaucomatosa”. Doença não contagiosa, onde o principal fator de risco para seu aparecimento é a pressão intra-ocular (PIO) elevada, mas não existe uma relação causal direta entre um valor determinado de pressão intra-ocular e o aparecimento do glaucoma. Por este motivo, alguns indivíduos manifestam a doença com pressão intra-ocular baixa e outros com a pressão intra-ocular alta, no entanto nem todo paciente com PIO alta manifesta glaucoma.

Contudo, é importante informar que a PIO varia nas 24h do dia, podendo estar baixa em determinados períodos e elevada em outros. Por se tratar de uma doença crônica e irreversível, o diagnóstico e o tratamento precoce do glaucoma são importantes para evitar danos à visão e evolução para cegueira.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do glaucoma é feito pelo Oftalmologista, através de consultas regulares, com a medida da pressão intraocular (tonometria), análise da câmara anterior (biomicroscopia), análise do ângulo de escoamento do humor aquoso (gonioscopia) e análise do nervo óptico (fundoscopia com biomicroscopia de papila).

Em casos suspeitosos deverá ser realizado campimetria computadorizada, paquimetria, curva de pressão intraocular e a tomografia de coerência óptica (OCT). A tomografia de coerência óptica é fundamental para uma análise morfológica da camada de fibras nervosas da retina, o que auxilia o diagnóstico precoce da doença.

TRATAMENTO

O tratamento inicial do glaucoma mais indicado, em geral para os pacientes portadores de glaucoma de ângulo aberto, é o uso de medicação ocular (colírios). Mesmo em pacientes com a pressão intraocular normal, o tratamento é reduzir a PIO. Nos casos em que a terapia tópica não resolve, e em alguns tipos de glaucoma, podemos optar pelo laser (iridotomia com yag- laser ou trabeculoplastia a laser).

CIRURGIA DE GLAUCOMA

Como é realizada a cirurgia de glaucoma

Trata-se de uma cirurgia dos olhos que tem como objetivo a drenagem e a diminuição da pressão intra-ocular (principal sintoma do glaucoma), evitando assim lesões graves ao nervo óptico. Também temos, em alguns casos, a necessidade de implantes de tubos de drenagem para acelerar o processo de perda ou diminuição da pressão intra-ocular. 

Qual médico pode realizar a cirurgia de glaucoma?

O oftalmologista é o médico habilitado para realizar a cirurgia de glaucoma

Tempo de duração da cirurgia de glaucoma

O tempo de cirurgia depende da técnica utilizada, mas dura em média 40 ou 50 minutos.

Recuperação após a cirurgia de glaucoma

A recuperação visual é relativamente rápida. Uma semana ou um pouco mais, após a cirurgia a visão já costuma estar como antes.

A Americas OftalmoCenter, clinica especializada em Oftalmologia, realiza a cirurgia de glaucoma na Barra – Rio de Janeiro, dando todo suporte, desde a consulta até o pós operatório e recuperação Agende sua consulta!

 

TRATAMENTO PARA GLAUCOMA NO RIO DE JANEIRO

Marque sua consulta com um de nossos especialistas

TELEFONE: (21) 2496-1161
ENDEREÇO: Shopping Cittá América – Av. das Américas, 700