Banner Cirurgias

Olhos Vermelhos

A irritação nos olhos apresenta uma vermelhidão característica. Essa vermelhidão dos olhos decorre do aumento ou inflamação dos vasos sanguíneos na conjuntiva, que ficam dilatados na membrana fina e transparente que forra o branco dos olhos.

O mais comum é que os olhos fiquem vermelhos como uma forma de reação a algo que que os irrita ou a algo que lhes falta, como quando falta lubrificação, causando olho seco. Ainda pode ser, em casos mais graves, um sinal de derrame nos olhos, que em 80% dos casos acontece em pessoas com pressão alta, diabetes ou microtraumas causados pelo próprio paciente.

O grau de vermelhidão ou a aparição de sangue não costuma estar correlacionado com a gravidade do caso. A gravidade está mais relacionada à dor nos olhos, sensibilidade à luz ou a problemas de visão.

A condição pode afetar um ou ambos os olhos e pode se desenvolver ao longo do tempo ou aparecer repentinamente, como alergias ou lesões oculares. Na Classificação Internacional de Doenças, seu número é CID 10 H57.

As mais frequentes causas de olhos vermelhos são:

• Alergias
  • Olho seco
  • Uso excessivo de lentes de contato
  • Conjuntivites de diversos tipos

Além dessas principais causas para o aumento ou a inflamação na conjuntiva, que resultam em olho vermelho, são a baixa lubrificação e/ou ar seco, poeira, um corpo estranho, infecção, traumatismo, olho vermelho por causa do sol, por causa de excesso de tela luminosa – que pode agravar uma síndrome de olho seco – e até simplesmente devido a cansaço.

No entanto, há um conjunto de doenças mais graves do olho que também têm com um dos sintomas os olhos vermelhos. Doenças como a herpes ocular, o tumor ocular, o glaucoma agude, a uveíte e a conjuntivite bacteriana e a viral. Cada uma delas tem um tipo de tratamento mais adequado.

Apesar do fato de que os olhos vermelhos não costumam ser um grande problema, algumas causas dessa vermelhidão podem ser graves. Quando um desses sintomas aparecer, pode ser interessante fazer uma visita a um médico oftalmologista:

• Alterações e problemas de visão, como embaçamento ou dificuldade para enxergar
  • Dor nos olhos
  • Dor de cabeça severa
  • Náusea e vomito
  • Febre
  • Coceira
  • Sensibilidade à luz incomum ou halos ao redor das luzes
  • Lesão ocular ou exposição química
  • Inchaço ao redor do olho ou incapacidade de manter o olho aberto
  • Secreção e lacrimejamento intensos

Muitos dos casos de olhos vermelhos são praticamente inofensivos, só que é necessário não desatentar dos sintomas. Os olhos vermelhos também podem ser um prenúncio de doenças oculares mais graves.

Quando o olho fica vermelho e inchado, é sinal de que há um acúmulo de líquidos nos tecidos em redor do olho, como, por exemplo, nas pálpebras ou glândulas.

As causas podem ser muitas, desde alergias, pancadas no olho, picadas de inseto, terçol, conjuntivite ou blefarite, ou até uma alteração comum a pessoas em estado de gravidez.

Quando associado à vermelhidão dos olhos, mostra que há inflamação, e o mais provável é que seja conjuntivite. Caso dure mais de 3 dias é recomendado consultar um oftalmologista para confirmar, verificar a a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Muitas podem ser as causas para olho vermelho com remela. Na conjuntivite viral e na bacteriana, é frequente a formação de substância branca ou amarelada, como se fosse uma espécie de pus. O canal lacrimal fica fora do equilíbrio e os microrganismos levam a um aumento dessa produção.

Olhos vermelhos e remelando também pode decorrer de alguma alergia a cremes ou maquiagem. Há quem apresente maior propensão a alergias e, por isso, pode ficar com os olhos vermelhos, irritados e lacrimejantes quando utiliza loções ou cremes no rosto. Com maquiagem pode acontecer o mesmo, especialmente quando não é hipoalergênica ou quando já passou do prazo de validade.

Os lápis de olho, rímel, sombras e delineador são os produtos de maquiagem que mais podem deixar os olhos vermelhos e irritados. Outro que merece cuidado é o protetor solar para o corpo, que não deve ser utilizado no rosto, podendo causar alergia. Mesmo com o protetor solar facial, o ideal é não aplicar muito próximo dos olhos.

O mais comum é que os olhos fiquem vermelhos como uma forma de reação a algo que os irrita, que pode se tornar uma inflamação. Pode acontecer devido ao ambiente mais seco, ao cansaço ou ao uso de maquiagem ou cremes, que possam estar causando alguma reação alérgica.

Se o olho está vermelho e coçando, pode haver suspeita de que um cisco, grão de areia ou cílio tenha entrado em contato com a superfície do olho. Outra possibilidade é que haja um arranhão na córnea ou na conjuntiva, situações mais comuns do que pensamos.

As causas mais comuns de olhos vermelhos são alergias, olho seco, uso excessivo de lentes de contato e os diversos tipos de conjuntivites. Já a coceira, na maioria dos casos, é um sinal de alergia a poeira, fumaça, pelos de animais, mofo ou pólen. Ao entrar em contato com os olhos, eles produzem histamina, substância que resulta em coceira, vermelhidão e inchaço.

Um arranhão deixa os olhos vermelhos e irritados porque causa uma lesão nos tecidos do olho.

Quem trabalha muitas horas na frente do computador, ou passa horas assistindo televisão ou usando o celular por muito tempo tem mais chances de sofrer com a síndrome do olho seco. Essa alteração pode deixar os olhos vermelhos e irritados, principalmente no fim do dia, quando ocorre uma diminuição da quantidade de lágrimas produzidas.

O tratamento mais adequado aos olhos vermelhos depende da identificação da causa provocadora da vermelhidão. Se os olhos estiverem secos, um colírio lubrificante receitado pelo oftalmologista deve ser utilizado. Uma medida que o paciente pode tomar dentro da própria casa ou trabalho é tentar piscar os olhos mais vezes quando se está usando uma tela.

Se o olho está vermelho e coçando, o paciente deve lavar os olhos com soro fisiológico ou com lágrimas artificiais, produtos que podem ajudar a eliminar o corpo estranho, conferindo uma sensação de alívio para a dor e o desconforto. É importante evitar esfregar os olhos ou colocar os dedos no globo ocular, pois podem conter microrganismos que facilitam o aparecimento de infecção.

Se o caso for de arranhão na córnea ou conjuntiva,  é recomendado permanecer com olho fechado e esperar alguns instantes até abrir o olho lentamente, como forma de combater o desconforto. Uma compressa gelada sobre os olhos por alguns minutos também ajuda, além da utilização de óculos de sol para proteger o olho dos raios solares.

Se a suspeita for de conjuntivite é necessário saber se é bacteriana, viral ou alérgica. Em todo caso, se os olhos apresentarem secreção, lacrimejamento, ardência, fotofobia e/ou coceira, o ideal é que o paciente procure um oftalmologista para confirmar a suspeita ou investigar o problema, e iniciar tratamento mais adequado.

O que fazer quando o olho está vermelho e irritado?

Uma boa medida é aplicar compressas com água mineral gelada sobre os olhos fechados. Além disso, beber muita água e descansar bastante. Evitar muito tempo olhando para telas.

O que é bom para lavar os olhos irritados?

Usar água limpa para banhar o rosto e, consequentemente, o olho. Encha as mãos com água limpa e mergulhe o rosto nela. Com o olho submerso, abra-o dentro da água, se conseguir. Isso ajudará a eliminar a causa da irritação nos olhos.

Qual o colírio posso usar para tirar o vermelho dos olhos?

O mais indicado para isso é um colírio com vasoconstritor (cloridrato de nafazolina). Ele deixa o olho branco por aproximadamente 4hs. Não há problema em usá-lo esporadicamente e por curto espaço de tempo. Mas é sempre bom consultar um oftalmologista.