Banner Exames

Campimetria (Campo Visual Computadorizado)

O exame de campimetria é um procedimento que auxilia no diagnóstico de problemas nos olhos que prejudicam a percepção dos diversos estímulos à nossa volta mesmo quando nossa visão não está focada neles. Ou seja, o exame proporciona uma avaliação da visão periférica do paciente.

O exame também é conhecido como campimetria ocular ou exame de campo visual.

Constituindo-se de uma pesquisa tanto no campo visual central quanto no periférico, a campimetria pode ajudar no diagnóstico de estágios iniciais de glaucoma e no acompanhamento do avanço de diversas doenças.

Atualmente existem dois tipos de campimetria ocular: a campimetria computadorizada (ou campo visual computadorizado) e a campimetria manual.

O exame de campimetria computadorizada é feito utilizado um aparelho chamado campímetro para medir a sensibilidade à luz em diferentes pontos do campo visual e o paciente senta-se em frente a uma tela com luzes brilhantes e clica em cada luz que consegue ver.

O exame também é conhecido como perimetria computorizada e pode ser realizado nos dois olhos ou em apenas um deles.

O exame de campimetria manual estuda o mesmo campo visual do tipo anterior, mas não é feito com equipamentos eletrônicos, e sim através dos comandos de um profissional treinado para o exame. Pode ser indicado para casos em que o paciente sinta dificuldades para seguir os comandos do aparelho computadorizado.

Se realizado nos dois olhos, o exame leva em torno de 20 minutos.

O exame de campimetria auxilia a diagnosticar doenças e evolução de problemas como:

• Glaucoma
  • Doenças da retina
  • Problemas neurológicos, como AVE e tumores
  • Dor nos olhos
  • Intoxicação medicamentosa
  • Coroidite (inflamação da coróide)
  • Problemas neurológicos
  • Alterações do campo visual
  • Enxaqueca ligada a problemas de visão

O exame avalia diversos tipos de problemas de visão e também pesquisa áreas do campo visual que estão sem visão ou com a visão prejudicada. Assim, pode indicar se existe cegueira em alguma região do olho, mesmo que o paciente não perceba o problema.

A campimetria ocular pode ser solicitada em casos de suspeita ou acompanhamento de diversas doenças dos olhos. Entre elas, estão:

• Doenças da retina
  • Coroidite (inflamação da coróide)
  • Glaucoma
  • Problemas neurológicos
  • Enxaqueca ligada a problemas de visão
  • Alterações do campo visual

Diversas doenças que podem levar à perda da visão sequer manifestam sintomas nas fases iniciais. Devido a isso, realizar exames periodicamente é fundamental, ainda mais para quem tem histórico de doenças oculares na família.

O campo visual de uma visão perfeita permite enxergar em um ângulo de 60º em direção ao nariz, 100º em direção ao ouvido, 60º acima dos olhos e 75º abaixo dos olhos. A redução desses limites, pode prejudicar a movimentação e a noção espacial do paciente. Dentro desses limites temos uma campimetria de resultado normal.

Caso não se verifique e o paciente não tenha o diagnóstico de um campimetria normal, a doença pode interferir na habilidade de dirigir, no acompanhamento de quadros e gráficos, na capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, entre outras atividades do cotidiano.

O exame de Campimetria pode ser feito nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:

• Barra da Tijuca: Av. das Américas, 700 - Bloco 8, Loja 104-D - Rio de Janeiro;
  • Botafogo: Rua Martins Ferreira, 65 - Rio de Janeiro;
  • Méier: Rua Lucídio Lago, 210 - Rio de Janeiro;

O exame de campo visual computadorizado é feito através de um equipamento chamado campímetro. Ele permite a avalição completa do campo visual do paciente. É bastante preciso e confiável por ser controlado por um software que determina a sensibilidade das áreas visuais dos olhos através de um gráfico.

O equipamento apresenta o resultado do exame em 3-D colorido, com escala de cinza e precisões numéricas, sendo assim de grande utilidade para o diagnóstico do médico oftalmologista.