Banner Exames

Curva Tensional Diária (CTD) e Teste de Sobrecarga Hídrica

O que é exame de Curva Tensional Diária?

A Curva Tensional Diária é o exame que consiste na medição da pressão intraocular (PIO), através de um tonômetro, em diferentes horários ao longo do dia. Esse exame permite determinar as oscilações da pressão ao longo do tempo por meio de uma curva gráfica. Exame importante para diagnóstico de glaucoma.

Como é feito o exame de Curva Tensional Diária?

O médico oftalmologista aplica no olho do paciente um colírio anestésico e as medidas da pressão intraocular são realizadas de 2 em 2 horas. O exame de curva tensional é indolor, mesmo havendo contato com os olhos. A duração, sem considerar o tempo de preparo, é de 6 horas.

No dia de realização do exame, o paciente não deve utilizar lentes de contato. No entanto, não é necessário suspender outros colírios em uso e nem suspender medicamentos.

Quais doenças o exame de Curva Tensional Diária detecta?

O exame de curva tensional diária é eficiente para o diagnóstico e acompanhamento de alguns tipos de glaucoma. Possibilita, ainda, o monitoramento e o controle da pressão intraocular, via ação medicamentosa, novamente em casos de portadores de glaucoma.

Também é eficaz para a observação da variação da pressão ocular ao longo do dia, a qual é passível de ser alterada por condições de sono, luminosidade e demais fatores corporais e ambientais

Uma pressão intraocular (PIO) muito elevada pode causar danos irreversíveis à saúde ocular, pois causa danos as células nervosas que podem deixar de funcionar, levando à cegueira. No caso de acompanhamento de glaucoma, o exame pode ajudar a definir os horários da prescrição medicamentosa.

Em quais casos o exame de Curva Tensional Diária é solicitado?

Em geral, o exame é indicado para quem tem suspeita de glaucoma.

Quando um médico suspeita que os sintomas visuais do paciente podem ser causados pelo aumento da pressão intra-ocular (PIO), ele solicitará exames específicos e Curva Tensional Diária é um desses exames.

O aparecimento de algum tipo de glaucoma é mais comum em pessoas acima de 40 anos e com histórico familiar de PIO elevada, e por isso o exame é recomendado especialmente para essas pessoas.

Onde fazer o exame de Curva Tensional Diária?

O exame de Curva Tensional Diária pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:

  • Barra da Tijuca: Av. das Américas, 700 - Bloco 8, Loja 104-D - Rio de Janeiro;
  • Botafogo: Rua Martins Ferreira, 65 - Rio de Janeiro;
  • Méier: Rua Lucídio Lago, 210 - Rio de Janeiro;
  • Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 1033 - Prédio H, 4º Andar - Rio de Janeiro;
  • Nova América: Shopping Nova América, Torre 3000 - Salas 1312/1313 - Del Castilho, Rio de Janeiro;

Qual equipamento é utilizado no exame de Curva Tensional Diária?

O exame utiliza um equipamento chamado tonômetro, acoplado a uma lâmpada de fenda. O equipamento determina a pressão intraocular através de uma leve força que é aplicada no olho, capaz de gerar uma pequena deformação na córnea. Nada disso envolve qualquer risco aos olhos do paciente.

Com ele são feitas medidas da pressão intraocular de 2 em 2 horas, ao longo do dia, com o objetivo de determinar os períodos do dia em que a pressão intraocular encontra-se mais alta e mais baixa.

O que é o Teste de Sobrecarga Hídrica

O Teste de Sobrecarga Hídrica consiste na verificação da pressão ocular após ingestão de 5 copos de água de 15 em 15 minutos. É um exame que pode funcionar como auxiliar à Curva Tensional Diária.

Como é feito o Teste de Sobrecarga Hídrica?

Primeiro são instilados o colírio anestéstico e o colírio de fluoresceína – que auxilia na realização do exame. Depois, o paciente é posicionado na lâmpada de fenda para aferição da pressão ocular com o tonômetro de Goldmann. Não há restrição e o paciente pode voltar as atividades no mesmo dia.

Tem duração de aproximadamente de 1 hora a 1 hora e meia. Seu efeito é aproximadamente de 10 minutos. Após a primeira aferição, o paciente deve beber 1 litro de água mineral no intervalo de 5 minutos.

Em seguida, o médico medirá mais uma vez a pressão intraocular nos intervalos de 15, 30 e 45 minutos.

O paciente não deve usar lentes de contato na data marcada. E antes do horário do exame, deve manter jejum por 3 horas para alimentos sólidos e líquidos. Não é necessário levar acompanhante.

Quais doenças o Teste de Sobrecarga Hídrica detecta?

É um exame complementar no diagnóstico do glaucoma. O exame verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso, ou seja, a medida da pressão intraocular, após ingestão de um litro de água em cinco minutos. Assim, o exame detecta o valor do pico pressórico ao longo do dia.

É voltado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma.

Em quais casos o Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado?

Em geral, o exame é indicado para quem tem suspeita de glaucoma. Mas não só para quem quer testar se há um diagnóstico de glaucoma, como também para quem já obteve o diagnóstico e deve fazer acompanhamento da pressão intraocular.

Embora não seja substituto do exame de Curva Tensional Diária, o valor máximo da pressão intraocular obtido a partir das medidas seriadas está correlacionado à medida máxima da pressão intraocular obtida durante uma curva tensional diária.

O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado especialmente para verificar se existe a possibilidade de estar havendo pressão intraocular elevada durante o dia e deteção de picos de pressão, o que justificaria uma possível mudança na conduta terapêutica do paciente.

O Teste de Sobrecarga Hídrica pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:

  • Barra da Tijuca: Av. das Américas, 700 - Bloco 8, Loja 104-D - Rio de Janeiro;
  • Botafogo: Rua Martins Ferreira, 65 - Rio de Janeiro;
  • Méier: Rua Lucídio Lago, 210 - Rio de Janeiro;
  • Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 1033 – Hospital São Francisco, Prédio H, 4º Andar - Rio de Janeiro;
  • Nova América: Shopping Nova América, Torre 3000 - Salas 1312/1313 - Del Castilho, Rio de Janeiro;

Qual equipamento é utilizado no Teste de Sobrecarga Hídrica?

Assim como no exame de Curva Tensional Diária, o equipamento utilizado no Teste de Sobrecarga Hídrica é o tonômetro.

logo

Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.

facebook
intagram
linkedin

© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.