Banner Exames

Estereofoto de Papila

Estereofoto de papila é o registro fotográfico de alterações de disco óptico ou papila. A fotografia é colorida e feita em 3D. Dessa maneira, pode-se comparar a escavação do disco óptico em diferentes momentos, avaliando sua forma, seu contorno, os relevos, tamanho e coloração.

Isso permite que o médico acompanhe a evolução e o tratamento das alterações. O exame também é conhecido como retinografia estereoscópica de papila do nervo óptico.

A papila óptica é uma região que se encontra na retina. Deste espaço situado no olho do ser humano partem os axões das células que compõem o nervo óptico. Tendo em conta que a papila óptica não dispõe dos elementos necessários para sentir a luminosidade, também recebe o nome de ponto cego.

Para fazê-lo é preciso que o local conte com um equipamento especial, chamado Visucam. O procedimento é feito pela Visucam, que torna possível a fotografia colorida da papila do nervo óptico, com máquina digital, montada em 3D.

Sendo assim, o paciente precisa ser posicionado e o médico Oftalmologista fica encarregado de tirar as fotos com a Visucam. Através do aparelho o médico emite flashs repetidamente fotografando o fundo dos olhos. A realização do exame é rápida.

O processo é completamente indolor, não invasivo e sem contato direto com o olho do paciente.

O paciente deverá ir acompanhado de alguém maior de idade, pois será necessário realizar dilatação da pupila que produz embaçamento visual duradouro – em média, de 6 a 8 horas de duração.

Como durante o exame são realizadas fotografias repetidas do fundo de olho que utilizam flash, é possível que causem desconforto e fotofobia temporárias durante o exame.

Não há necessidade de Jejum e nem de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios mióticos. O exame é realizado em aproximadamente 20 minutos, mas há um período de espera de aproximadamente 60 minutos. Em geral, em cinco dias o resultado é obtido.

A estereofotografia é fundamental na identificação e no acompanhamento de doenças do nervo cóptico, como:

• Glaucoma
  • Neurite óptica
  • Papiledema
  • Neuropatia óptica isquêmica
  • Uveítes

Fatores que não são doenças, mas malformações de disco óptico, como o coloboma de disco óptico, também podem ser evidenciados pelo exame, permitindo que suas complicações sejam monitoradas.

O estereofoto de papila é ideal e solicitado para os seguintes casos:

• Acompanhamento de pacientes com glaucoma
  • Acompanhamento de pacientes com histórico de hipertensão ocular
  • Diagnóstico de edema de papila, neurite óptica, etumores metastáticos para nervo óptico e tumores da cabeça de nervo óptico (benignos como melanocitoma e malignos como melanoma, infiltração linfomatosa ou leucêmica).

A suspeita de atrofia de papila (secundária a traumatismo, infecção, inflamação, como seqüela de hipertensão intracraniana ou fazendo parte de quadros congênitos de infecção intrauterina) também pode ter indicação do exame de estereofoto de papila.

O disco óptico normal é plano, arredondado, tem limites nítidos e coloração rósea, não apresentando escavação de papila. Em casos de glaucoma, o exame da estereofoto de papila indicará uma depressão parcial ou total do disco óptico, denominado de escavação, o que indica perda de fibras nervosas.

O aumento das dimensões desta escavação durante o acompanhamento indicará que houve progressão da doença, o que deve procar uma alteração na conduta médica (adição ou modificação de medicamentos e procedimento cirúrgico).

Casos de edema de papila, neurite óptica, e síndromes obstrutivas dos vasos da órbita podem demonstrar hiperemia ou elevação do disco óptico.

Margens do disco óptico borradas indicam casos de pseudoedema de papila.

Para casos de infiltração linfomatosa e leucêmica do disco óptico, o exame apontará hiperemia e elevação, com múltiplos pontos hemorrágicos peripapilares.

Tumores de disco óptico evidenciados, medidos e registrados com estereofoto de papila mostram o aspecto tridimensional das lesões e registram possível crescimento e mudança de características.

O disco óptico atrófico é mostrado em tom pálido, de limites muito nítidos, mas sem alteração de relevo. Malformações de disco óptico como colobomas devem ser avaliadas seriadamente para acompanhar possíveis complicações, como descolamento secundários da retina.

O exame de Estereofoto de Papila pode ser feito em todas as unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:

• Barra da Tijuca: Av. das Américas, 700 - Bloco 8, Loja 104-D - Rio de Janeiro;
  • Botafogo: Rua Martins Ferreira, 65 - Rio de Janeiro;
  • Méier: Rua Lucídio Lago, 210 - Rio de Janeiro;
  • Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 1033 – Hospital São Francisco, Prédio H, 4º Andar - Rio de Janeiro;
  • Nova América: Shopping Nova América, Torre 3000 - Salas 1312/1313 - Del Castilho, Rio de Janeiro;

O procedimento é feito por um equipamento chamado Visucam que torna possível a fotografia colorida da papila do nervo óptico, com máquina digital, montada em 3D.