Banner Exames

Teste de Amsler

O teste de Amsler é um autoexame para detecção precoce de doenças na mácula, a região central da retina. Mas o teste da Tela de Amsler não substitui exames oftalmológicos regulares, que devem ocorrer pelo menos uma vez por ano após os 50 anos de idade.

Por meio do próprio autoexame, o paciente pode monitorar a sua visão. O teste de Amsler identifica alterações na retina, como anomalias na mácula, e os primeiros sintomas do envelhecimento ocular.

O teste é realizado pedindo-se que o paciente fixe o olhar no ponto preto, no centro da cartela, e perceba se os quadrados que estão ao redor deste ponto possuem linhas retas ou sinuosas.

É um teste simples de ser realizado. Abaixo, temos uma amostra para você fazer uma autoavaliação que ajudará na avaliação da sua integridade visual. Siga as instruções:

  • 1. Coloque os óculos ou lentes para perto, caso você use;
  • 2. Posicione-se a 20cm da imagem do texto em um ambiente bem iluminado;
  • 3. Feche o olho esquerdo com a palma da mão;
  • 4. Olhe na tela com o olho direito e fixe o olhar no ponto central. Verifique se as grades estão tortas, se há mancha ou se falta uma parte da tela;
  • 5. Repita o teste tampando o olho direito e mantendo o olho esquerdo aberto.

Caso você detecte qualquer alteração ao olhar para a grade, marque as áreas do gráfico que você não está vendo corretamente. Você pode estar com algum grau de visão distorcida, ou metamorfopsia, termo médico para a visão que passa por distorção das formas. Avise o seu oftalmologista, marque uma consulta e leve o teste com as suas marcas para a consulta. Nela, o oftalmologista fará uma avaliação da mácula precisa e segura.

Esse exame é uma das principais formas de identificar alterações na retina e qualquer alteração na mácula, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), o edema macular diabético (EMD) e miopia patológica (MP).

O exame detecta escotomas, que são áreas do campo visual com manchas. Essas manchas denotam prejuízo do funcionamento da rede de células nervosas da retina ou do nervo óptico.

Algumas causas de escotomas detectadas pelo Teste de Amsler:

  • Edema na retina
  • Glaucoma
  • Degeneração macular relacionada à idade
  • Tumores neurológicos que comprimem o nervo óptico
  • Retinopatia diabética

A tabela de Amsler é uma tabela de linhas horizontais e verticais utilizada para testar o campo de visão central, auxiliando na detecção de distúrbios visuais causados por alterações na retina, especialmente na mácula, que é a região responsável pela visão central dos detalhes.

Quando a mácula está doente, ocorrem alterações no centro da visão, como mudanças nas formas dos objetos ou, até mesmo, manchas escuras. Pode ser um desafio perceber essas alterações em um olho quando o outro está bem. Assim, o olho prejudicado pode continuar piorando, sem diagnóstico.

A Tela ajuda justamente a avaliação visual de cada um dos olhos, isoladamente, de forma simples e rápida.

A tela é composta por essa rede de Iinhas contendo um ponto central de fixação. Os quadros na rede são de 5 mm e subentendem um ângulo visual de 1 grau a 30 cm de distância.

O resultado do exame não demora a sair, sendo o prazo de 7 dias para ficar pronto. Assim que ficar pronto, o paciente é sinalizado para que consiga entregar o resultado ao seu médico e fazer a avaliação.

Durante uma consulta oftalmológica com a Tabela de Amsler, uma série de perguntas são feitas enquanto o paciente está olhando para o ponto central. São elas:

1. O ponto central é visível?

A ausência do ponto pode indicar a presença de escotoma central.

2. Enquanto está olhando o ponto branco central, os outros quatro lados estão visíveis?

A impossibilidade de perceber essas áreas pode indicar a presença de um escotoma.

3. Você vê toda a tela intacta? Há algum defeito nela?

Se uma área da tela não for visível, então há um estocoma paracentral.

4. As linhas horizontais e verticais são retas e paralelas?

Se não, um metamofopsia (distorção de imagens) está presente. As linhas paralelas podem curvar para dentro, revelando a micropsia, ou curvar para fora, revelando a macropsia.

5. Você vê algum embaçamento ou distorção na tela? Qualquer movimento? Uma aberração de cor?

Essas alterações podem estar presentes antes do aparecimento de um escotoma definido.

Casos em que paciente que já foi diagnosticado com degeneração retiniana deve usar a tela de Amsler diariamente para monitorar sua visão, pois a degeneração macular seca pode progredir para a forma úmida e levar à perda grave da visão central.

Já as pessoas que estão acima de 50 anos de idade devem fazer o teste ao menos uma vez por ano.

O teste de Amsler pode ser feito em todas as unidades da Americas Oftalmocenter:

  • Barra da Tijuca: Av. das Américas, 700 - Bloco 8, Loja 104-D - Rio de Janeiro;
  • Botafogo: Rua Martins Ferreira, 65 - Rio de Janeiro;
  • Méier: Rua Lucídio Lago, 210 - Rio de Janeiro;
  • Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 1033 – Hospital São Francisco, Prédio H, 4º Andar - Rio de Janeiro;
  • Nova América: Shopping Nova América, Torre 3000 - Salas 1312/1313 - Del Castilho, Rio de Janeiro;
logo

Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.

facebook
intagram
linkedin

© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.