Banner Exames

Teste de Ishihara (Teste de Daltonismo por Avaliação do Senso Cromático)

O exame de O Teste de Ishihara é o exame realizado para saber se a pessoa é daltônica. Pode ser utilizado também na avaliação de doenças que acometem o nervo óptico, pesquisando a deficiência na visão de cores, e nas doenças maculares (área da retina com alta concentração de cones).

O daltonismo e doenças do nervo óptica causam confusão no eixo verde/vermelho e as doenças adquiridas na mácula tendem alterar a percepção de azul/amarelo.

Esse exame de daltonismo consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles nas proximidades. As cores serão vistas de forma exata apenas pelas pessoas que apresentam visão normal. óptica não é muito conhecido, mas é um exame feito de maneira bem simples e que não causa nenhum tipo de dor ao paciente quando feito por profissionais qualificados.

O teste de Ishihara é usado principalmente para detectar o daltonismo, inclusive daltonismo infantil, mas também pode ser utilizado na avaliação e detecção de ambiopia nicotino-alcóolica, neurite óptica, entre outras doenças que acometem o nervo óptico.

Daltonismo é o termo usado para denominar a falta de sensibilidade ocular que algumas pessoas possuem na percepção de determinadas cores. Também pode ser chamado de discromatopsia ou discromopsia. É um problema que afeta o senso cromático da visão.

A dificuldade mais comum identificada entre os daltônicos está na diferenciação entre o vermelho e o verde, mas também há quem não distingue nuances de azul e amarelo. Mais raros são os indivíduos com visão monocromática, que enxergam apenas tonalidades de cinza.

Visão normal X Visão do Daltônico

A retina contém dois tipos de fotorreceptores visuais: bastonetes e cones. O daltonismo afeta os cones, responsáveis pela visão de cores e detalhes. Há três tipos de daltonismo.

Na pronatomalia, há menor sensibilidade para o vermelho. Cores quentes tendem para marrom, esverdeadas ficam desbotadas. Na deuteranomalia, as esverdeadas ficam acinzentadas, o roxo, azulado, e cores quentes, amarronzadas.

Já na tritanomalia, cores azuladas se confundem com esverdeadas e vice-versa. Roxo e amarelo desbotam e, se a tritanomalia for intensa, o amarelo ganha com tons de rosa.

Sim, o teste de ishihara é o principal teste de daltonismo, mas existem dois outros testes disponíveis para o diagnóstico do daltonismo disponíveis: Anomaloscópio de Nagel e Lãs de Holmgreen.

O teste abaixo é um teste para daltônicos ou para quem desconfia ter algum grau de daltonismo, siga as orientações e se em algum momento você desconfiar ser daltônico, entre em contato conosco para conhecer o nosso tratamento completo.

Como fazer o teste de cores de Ishihara?

A tabela de Ishihara é um teste consagrado para detectar daltonismo. Esse teste para daltônico tem a duração de aproximadamente 10 minutos e não há necessidade de dilatação na pupila.

O teste consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores nas suas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuírem visão normal.

Lembramos que o texto abaixo é apenas informacional e não substitui a avaliação presencial por um médico oftalmologista especialista. O monitor e a perda de qualidade das imagens online podem afetar as cores originais usadas. Se o teste de cores de Ishihara sugerir que você pode ser daltônico, recomendamos que você busque um oftalmologista especialista presencialmente em uma das unidades da Americas Oftalmocenter.

  • Sente-se a aproximadamente 75 cm do monitor, com cada círculo colocado no nível dos olhos, de preferência com apenas luz natural em seu ambiente e sem nenhum tipo de brilho na tela. (Luzes ambiente e brilho podem alterar a cor das fotos).
  • Todos deveriam ver o número 12.
  • Visão normal vê o número 8. Daltonismo de verde-vermelho vê o número 3. Daltonismo total não vê nada.
  • Visão normal vê o número 29. Daltonismo de verde-vermelho vê o número 70. Daltonismo total não vê nada.
  • Visão normal vê o número 5. Daltonismo de verde-vermelho vê o número 2. Daltonismo total não vê nada.
  • Visão normal vê o número 3. Daltonismo de verde-vermelho vê o número 5. Daltonismo total não vê nada.
  • Visão normal vê o número 15. Daltonismo de verde-vermelho vê o número 17. Daltonismo total não vê nada.
  • Visão normal vê o número 74. Daltonismo de verde-vermelho vê o número 21. Daltonismo total não vê nada.
  • Visão normal vê o número 6. Boa parte dos daltônicos não consegue ver esse número com clareza.
  • Visão normal vê o número 45. Boa parte dos daltônicos não consegue ver esse número com clareza
  • Visão normal vê o número 5. Boa parte dos daltônicos não consegue ver esse número com clareza
  • Visão normal vê o número 7. Boa parte dos daltônicos não consegue ver esse número com clareza.
  • Visão normal vê o número 16. Boa parte dos daltônicos não consegue ver esse número com clareza.

Resultado do teste

Se ao fim deste teste você não enxergou algum número, é possível que você apresente algum grau de daltonismo. procure nossa equipe de médicos oftalmologistas especializados para fazer um diagnóstico preciso e para você conhecer o tratamento para daltonismo.

Para ter uma avaliação precisa em um teste de daltonismo é necessária a consulta presencial com um médico oftalmologista. Um diagnóstico confiável e seguro será feito por um profissional, e para isso você pode visitar qualquer uma das unidades de Americas Oftalmocenter:

  • Barra da Tijuca: Av. das Américas, 700 - Bloco 8, Loja 104-D - Rio de Janeiro;
  • Botafogo: Rua Martins Ferreira, 65 - Rio de Janeiro;
  • Méier: Rua Lucídio Lago, 210 - Rio de Janeiro;
  • Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 1033 - Prédio H, 4º Andar - Rio de Janeiro;
  • Nova América: Shopping Nova América, Torre 3000 - Salas 1312/1313 - Del Castilho, Rio de Janeiro;
logo

Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.

facebook
intagram
linkedin

© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.