Acuidade Visual: Entenda o que é e como é feito o teste

Acuidade Visual: Entenda o que é e como é feito o teste
junho 10, 2021

Você sabe o que é acuidade visual? Por mais que esse nome pareça estranho aos seus ouvidos, é muito provável que você já tenha ido ao oftalmologista e tenha feito esse exame. Afinal, ele é muito comum, pois o paciente não precisa de um preparo prévio. O teste pode ser realizado até mesmo em consultas de rotina.

Basta lembrar: você já foi a uma consulta com um oftalmologista e ele te pediu para ler algumas letras em uma projeção na parede? É justamente esse o teste que estamos falando, que tem como intuito saber qual é a acuidade visual da pessoa. Mas talvez você esteja se perguntando: o que seria “medir a acuidade visual”? É o que iremos descobrir neste artigo. Continue acompanhando a leitura, saiba tudo sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas. Confira!

O que é o teste de acuidade visual?

A palavra acuidade tem como significado “grande capacidade e percepção”. Quando trazemos esse termo para a oftalmologia, se trata da nitidez que uma pessoa consegue enxergar em seu dia a dia. Ou seja, o teste de acuidade visual é um teste de avaliação ocular que analisa se alguém é capaz de distinguir formas, cores e contornos. De forma resumida, ele irá indicar se o paciente possui uma boa visão espacial ou se há algo que não está funcionando como deveria estar. Quanto mais positivo for o resultado, maior é a habilidade da pessoa de enxergar perfeitamente.

Quando o paciente está com a condição de acuidade visual normal, significa que ele consegue enxergar os detalhes das coisas em uma distância de até 20 pés, que gira em torno de 6 metros. Por isso, essa condição é chamada de visão 20/20.

Qual a importância desse teste?

O teste de acuidade visual possui grande importância, principalmente por ser uma forma barata, simples e rápida de identificar se uma pessoa tem ou não anomalias em sua visão. Assim que o especialista detecta algum problema, ele pode encaminhar o paciente para outros exames mais complexos. Dessa forma, será possível descobrir qual a origem daquele problema e qual serão as soluções para corrigi-lo.

Na maioria das vezes, a solução é realmente o uso de um óculos, afinal, os problemas mais comuns de serem identificados são as ametropias: astigmatismo, miopia e hipermetropia.

Para quem é indicado o teste de acuidade visual?

Por ser fácil e econômico, o teste de acuidade visual pode ser realizado até mesmo em consultas de rotina, como já foi citado na introdução. No entanto, ele é o exame de início ideal para as pessoas que apresentam alterações na visão, seja qual for a idade, até mesmo crianças, como abordaremos mais à frente sobre esse tipo de teste com os pequenos.

Além disso, também é indicado para aqueles que precisam testar a sua capacidade visual por algum motivo específico, como nos casos da medicina do trabalho. Algumas profissões exigem essa avaliação para saber se o trabalhador possui algum problema na visão que pode comprometer o trabalho ou oferecer riscos aos outros colegas de equipe.

Como é feito o teste de acuidade visual?

O teste pode ser realizado por um oftalmologista, um técnico em óptica, um enfermeiro ou um optometrista. Ele deve ser feito em cada olho separadamente, com o paciente posicionado numa distância já padronizada da tabela.  

Além disso, ele pode ser feito de forma manual, com projetores, ou com auxílio de optômetros. Caso seja de forma manual, o profissional que está avaliando deve registrar, seja em papel ou digitalmente, os dados do paciente e o momento de falha na visão.  Se feito com optômetros, o próprio aparelho pode registrar os dados e salvá-los de forma digital. Basta estarem ligados a outro dispositivo móvel.

Nós, da Americas OftalmoCenter, utilizamos um monitor com optotipos em vez de projetores, pois apresentam imagens mais nítidas com 100% de contraste, além de permitir o ajuste milimétrico da distância entre o paciente e o monitor.

O teste padrão utilizado pelos especialistas é a Tabela de Snellen, mas também é utilizado o Potencial de Acuidade Macular (P.A.M) para exames mais específicos. Veja abaixo como funciona cada um deles:

Tabela de Snellen

O modelo padrão utilizado nos exames de acuidade visual é a Tabela de Snellen.  Ele foi criado em 1862 e seu nome é em homenagem ao oftalmologista que o desenvolveu: Herman Snellen.

A tabela contém diversas linhas com letras ou símbolos que diminuem de tamanho sucessivamente. Cada linha corresponde a uma fração, que irá representar qual a acuidade visual da pessoa. O especialista pede para que o paciente leia cada uma delas a certa distância (de cerca de 20 pés). 

Veja um exemplo: considerando a convenção estabelecida de 20 pés (6 metros),  caso o paciente consiga ler até a linha que corresponde a fração 20/100, significa que ele é capaz de enxergar  a 20 metros de distância aquilo que um olho normal pode ver a 100 metros. Como já citamos nos tópicos anteriores, a acuidade visual normal é considerada 20/20.

É importante lembrar que cada olho é testado de forma separada e a tabela será colocada na sua linha de visão, ou seja, você não precisa levar ou abaixar a cabeça para ler cada linha.

As marcações são feitas respeitando os padrões de tamanho e distância entre os símbolos. Além disso, a tabela possui qualidade de foco, não contendo borrões e falhas que podem atrapalhar os resultados.

Potencial de Acuidade Macular (P.A.M)

Além da tabela de Snellen, existem outros equipamentos mais específicos e modernos utilizados para avaliar a acuidade visual, como o PAM, sigla para Potencial de Acuidade Macular, que realiza o teste a partir de um laser, mas é totalmente indolor. Devido ao método e sua modernidade, ele oferece resultados mais precisos.

Contudo, ele não deve ser realizado por todos, pois possui recomendações e características diferentes. Veja abaixo quais são elas:

Teste de acuidade visual em crianças

É comum que crianças possam ter alguma dificuldade na visão e não terem o devido tratamento, principalmente por muitas vezes não conseguirem expressar qual é o problema aos pais. Isso ocorre muito na escola, onde algumas não conseguem ler o que está escrito nos livros ou no quadro. Nessas situações, a criança pode acabar desencadeando comportamentos hiperativos e até mesmo diminuir o seu interesse pedagógico.

Portanto, é preciso ficar atento a todos os sinais que mostram que a criança possa estar com dificuldades de leitura ou que realmente não está enxergando bem. Por exemplo, se o seu filho só consegue assistir à tv se aproximando muito ou precisa forçar os olhos para enxergar melhor à distância, é muito provável que ele esteja com algum problema em sua visão. Seja qual for a suspeita, é imprescindível levá-lo ao oftalmologista para receber o devido diagnóstico.

Caso o seu filho(a) não demonstre dificuldades, o ideal é que os exames estejam sempre em dia, inclusive o de vista. É preciso levá-los para fazer consultas de rotinas e evitar qualquer tipo de doença ou problema.

Talvez você esteja se perguntando como os pequenos demais conseguem realizar o exame, mesmo ainda não sendo alfabetizados. Quanto a isso, fique tranquilo. O teste de acuidade visual também pode ser realizado com símbolos para aqueles que não sabem ler, como as crianças pequenas. É utilizada a tabela de numerais ou a Tabela Optotipos, em que a criança indica com as mãos a direção das barras da letra E.

 Qual o tempo de duração do teste?

A avaliação do especialista no teste de acuidade visual dura em torno de 15 minutos. Ela deve ser realizada em uma sala comum de atendimento clínico. A única especificidade é que a sala deve ter tamanho suficiente para colocar o paciente a seis metros da tabela para realizar a leitura do quadro. 

Já quando se trata do PAM (Potencial de Acuidade Macular), o exame dura em torno de 20 minutos.

Quando realizar o teste de acuidade visual?

Caso uma das situações e sintomas citados abaixo estejam ocorrendo no seu dia a dia, o aconselhado é consultar-se com um oftalmologista:

Gostou deste artigo e esclareceu todas as suas dúvidas? Se você está com algum dos sintomas aqui citados ou apenas deseja realizar um exame de rotina, procure um oftalmologista de confiança e realize o exame.

A Americas OftalmoCenter, clínica especializada em Oftalmologia, realiza o teste de acuidade visual com o auxílio do monitor com optotipos. Escolha uma unidade e agende a sua consulta!

 

Agende agora sua consulta

Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter

Telefone

Telefone

Ligue agora, fale com nossa equipe e marque seu atendimento.

(21) 2496-1161
WhatsApp

Whatsapp

Dúvidas sobre agendamento de consulta e exame? Fale com a gente!

Clique aqui
Agendamento

Online

24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.

Agende 100% Online
Whatsapp
Agende Agora