Catarata e pterígio: saiba a diferença

Catarata e pterígio são as doenças dos olhos mais confundidas entre si. Porém, apesar de ambas serem problemas oftalmológicos, elas não possuem mais nada em comum.

O pterígio é uma doença que acontece na parte exterior dos olhos, formando uma camada carnosa no canto dos olhos, causando um pequeno desconforto. Já a catarata atinge o cristalino, lente que fica localizada na parte interna do olho, podendo levar a cegueira.

Por conta dessas diferenças de sintomas, tratamento e gravidade, é extremamente importante conhecer mais a fundo essas doenças, bem como seu diagnóstico e prevenção.

O que é pterígio?

O pterígio é caracterizado pelo espessamento da conjuntiva, criando uma camada composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos em forma de triangular no canto de um dos olhos ou dos dois. Além disso, é possível que a doença leve ao desenvolvimento de astigmatismo em casos onde há um crescimento muito grande do pterígio sobre a córnea.

O problema é causado pela exposição frequente e intensa ao sol, principalmente em pessoas que não utilizam a proteção necessária contra os raios solares, podendo prejudicar ainda mais a visão. Além disso, a exposição a ventos fortes e a poluição também podem ser fatores prejudiciais.

Sintomas

Normalmente, os primeiros sinais da presença do pterígio são vermelhidão e o espessamento no canto do olho. Em algumas situações, é possível que a pessoa note a formação de um pterígio, mas não sinta nenhum outro sintoma.

Alguns dos sintomas são:

• Visão desfocada;
  • Visão escurecida;
  • Olhos ressecados;
  • Vermelhidão e inflamação;
  • Sensação de areia no olho;
  • Sensação de corpo estranho.

Diagnóstico

O diagnóstico do pterígio pode ser feito através da avaliação de sua aparência e sintomas. Para isso, é necessário consultar um médico oftalmologista.

Tratamento

Colírios lubrificantes e métodos de tratamento contra doenças, como a blefarite, melhoram os sintomas em casos mais leves. Porém, para remover o pterígio, é necessário efetuar uma cirurgia de retirada.

Existem diversas técnicas cirúrgicas onde o pterígio é retirado totalmente. Em alguns casos, para evitar o reaparecimento da doença, o oftalmologista recomenda a realização de transplante de conjuntiva, onde uma parte da conjuntiva é retirada de um ponto saudável e colocada na região afetada pelo pterígio.

O transplante pode ser feito através de pontos ou através de cola biológica, onde a recuperação cirúrgica é geralmente mais rápida e não é necessário retirar os pontos depois.

O que é catarata?

A catarata se desenvolve de forma gradativa, podendo não apresentar sintomas. Porém, a doença é responsável por 47,8% da cegueira no mundo, atingindo quase a metade das pessoas com mais de 65 anos. Ela é comumente causada por envelhecimento, diabetes, pelo excesso de medicamentos ou até por algum trauma na região.

Tipos de Catarata

A catarata pode se manifestar de diversas formas e por vários motivos. Por isso,  existe uma classificação para um melhor diagnóstico, tratamento e prevenção:

• Catarata Subcapsular: A doença se forma na parte de trás da lente, afetando em sua maioria pessoas com diabetes ou miopia extrema. Esse tipo de catarata é a que possui o desenvolvimento mais rápido, se tornando visível em poucos meses. Os pacientes que possuem catarata subcapsular costumam relatar ofuscamento em torno de luzes e problemas de leitura;
  • Cataratas Nucleares: A doença é causada pelo endurecimento e amarelamento gradual das lentes naturais do olho, podendo levar vários anos para a doença progredir ao ponto de afetar a visão. Esse tipo de catarata geralmente está associado ao envelhecimento. Além disso, a catarata nuclear pode piorar a capacidade de ver de perto e de se concentrar;
  • Cataratas Corticais: A catarata cortical é formada no córtex (borda externa do olho). Esse tipo de catarata faz uma forma côncava, criando um padrão que se assemelha a um raio, desde a borda da lente até o centro, fazendo com que a luz se espalhe de forma anormal pelo olho. Essas áreas nebulosas podem causar visão turva, brilho intenso e má percepção de profundidade e cor;
  • Catarata Congênita: Ocorre em bebês que já nascem com a doença, apresentando os sintomas logo em seus primeiros meses de vida.

Sintomas

Existem diversos sintomas que podem indicar a presença e o desenvolvimento da catarata, como:

• Sensibilidade à luz e brilho;
  • Visão nublada, turva ou fraca;
  • Visão dupla em um único olho;
  • Dificuldade de enxergar à noite;
  • Perda da percepção espacial e de cores;
  • Alterações frequentes no grau dos óculos;
  • Necessidade de um ambiente mais iluminado para ler e fazer outras atividades.

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico da catarata, o oftalmologista analisa o histórico médico do paciente e seus sintomas, realizando diversos testes, como:

Tratamento

Quando diagnosticada, a catarata é tratada de acordo com seu nível de evolução. Em casos onde a opacidade do cristalino ainda está em estágio inicial, não há necessidade de cirurgia. Porém, quando há um grau maior de opacidade, é indicado a cirurgia para remoção da lente afetada pela catarata, implantando uma lente artificial.

A cirurgia é feita com aparelhos específicos, onde o cristalino opaco é quebrado e aspirado, sendo substituído por uma lente transparente. Existem diversos tipos de lentes, algumas garantem ao paciente não utilizar óculos após o procedimento.

Para isso, é necessário que o paciente passe por diversos exames antes da cirurgia para ser implantado uma lente de acordo com sua patologia.

Em caso de sintomas, marque agora mesmo uma consulta com a Americas Oftalmocenter e cuide da sua saúde ocular.