Conheça mais sobre a cirurgia de grau refrativo: uma solução permanente para esse problema

Conheça mais sobre a cirurgia de grau refrativo: uma solução permanente para esse problema
junho 14, 2021

Quem tem algum tipo de distúrbio oftalmológico refrativo e utiliza óculos de grau ou lentes de contato como forma de correção acaba perdendo bastante qualidade de vida, uma vez que – dependendo do grau refrativo – a pessoa simplesmente não consegue enxergar sem eles.

Logo, muitos pacientes procuram alternativas de se livrar dessa dependência e resolver o distúrbio em questão de maneira definitiva, e encontram a cirurgia de correção de grau como a solução para esse problema pois, de maneira geral, a cirurgia de correção de grau resolve permanente os distúrbios de grau refrativo do paciente.

Entretanto, em alguns casos específicos, acontece de o paciente apresentar alguma alteração significativa no olho operado. Nesse tipo de situação, o procedimento cirúrgico pode ser feito novamente, se obedecidos alguns critérios. mas antes de entrarmos nesse ponto, vamos falar um pouco sobre como é a cirurgia de correção de grau para que você possa entender como o procedimento é feito.

Como é a cirurgia de correção de grau?

Também conhecida como cirurgia refrativa, é um dos procedimentos cirúrgico oftalmológicos mais simples, rápidos, seguros e conhecidos. Não requer a internação do paciente e é feito por meio de um equipamento denominado Excimer Laser, que atua remodelando delicadamente a superfície da córnea de maneira personalizada (de acordo com a formação do olho) para modificando a sua curvatura e corrigir problemas refrativos como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Para realizar o procedimento, é preciso que o paciente tenha mais de 18 anos e tenha o grau refrativo estabilizado, o que na prática quer dizer que o grau do paciente precisa ter variado menos que 0,5 grau nos últimos dois anos, bem como ele também não pode ter nenhuma doença corneana. No caso de pacientes do sexo feminino, o procedimento é contraindicado nos casos de gravidez.

Existe a chance de o grau refrativo voltar?

Com a cirurgia a laser, a quantidade de casos em que aconteceram variações no grau refrativo do paciente após a cirurgia diminuiu bastante, mas ainda existe essa possibilidade sim. Caso o aumento do seu grau refrativo ou a presença de grau residual seja diagnosticado por um oftalmologista, um novo ajuste pode ser feito para resolver o problema. Tal ajuste, normalmente, é realizado de maneira mais simples que o tratamento inicial.

Caso isso aconteça, eu posso fazer outra cirurgia de correção de grau refrativo?

Sim, mas para operar novamente o grau refrativo, o paciente precisa atender a alguns critérios oftalmológicos que vão depender da técnica utilizada na primeira operação de correção.

Como todas as técnicas utilizam o excimer laser na correção do grau (que acaba afinando a córnea para corrigir o problema refrativo), a exigência é de que a córnea operada possua espessura suficiente para aguentar uma nova cirurgia pois existe um limite de espessura da córnea que não pode ser ultrapassado para que ela mantenha a sua biomecânica natural.

Se a técnica utilizada na cirurgia foi o LASIK, o procedimento será realizado da seguinte maneira: o flap feito na primeira operação será levantado para que o oftalmologista realize uma nova aplicação do laser para corrigir o grau, sem precisar realizar um novo corte. Só haverá a necessidade de realizar um novo flap (com o Femto Second Laser) se a cirurgia anterior for muito antiga.

Já no caso de a técnica usada na operação anterior ter sido o PRK, o novo procedimento será feito normalmente com o laser, sem necessidade de flap, mas com a devida atenção ao processo de cicatrização da cirurgia, pois no PRK existe uma chance maior de a córnea operada tenha a sua transparência afetada. Esse tipo de cicatrização recebe o nome de HAZE e para evitar sua formação nas reoperações por PRK, uma substância chamada mitimicina deve ser utilizada durante a cirurgia.

Contudo, as chances de haver a necessidade de novas intervenções para a correção do grau refrativo são muito pequenas atualmente, então optar por uma cirurgia ocular a laser vai trazer a sua qualidade de vida de volta, uma vez que você não será mais dependente de lentes de contato ou de óculos de grau para realizar suas atividades diárias.

Se esse é o seu caso, entre em contato com a Americas Oftalmocenter para agendar uma consulta e avaliar qual a situação do seu grau refrativo para que o melhor tratamento possa ser indicado.

Agende agora sua consulta

Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter

Telefone

Telefone

Ligue agora, fale com nossa equipe e marque seu atendimento.

(21) 2496-1161
WhatsApp

Whatsapp

Dúvidas sobre agendamento de consulta e exame? Fale com a gente!

Clique aqui
Agendamento

Online

24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.

Agende 100% Online
Whatsapp
Agende Agora