Como deve ser o cuidado dos olhos do bebê no primeiro ano de vida?

Como deve ser o cuidado dos olhos do bebê no primeiro ano de vida?
fevereiro 23, 2022

Após o nascimento, muitas doenças oculares podem surgir e passar despercebidas. Por isso, é necessário estar atento aos sintomas e mesmo que aparentemente os olhos estejam normais, é importante consultar o oftalmologista para uma melhor avaliação. Continue a leitura e descubra como deve ser o cuidado dos olhos do bebê no primeiro ano de vida.

Sintomas que você precisa ficar atento

Os recém-nascidos observam tudo ao seu redor, no entanto, de forma muito pouco clara. Nas duas primeiras semanas de vida, sua capacidade visual limita-se a uma visão de claro e escuro. O desenvolvimento da visão de uma criança realiza-se de forma muito rápida no primeiro ano de vida, já o desenvolvimento rigoroso da acuidade visual ocorre durante todo o período pré-escolar.

É essencial estar atento às alterações oculares dos recém-nascidos e os possíveis sintomas que podem aparecer, como olhos vermelhos, pupila branca, presença de secreção (pus), lacrimejamento constante e estrabismo. Nesses casos, é necessário que o recém-nascido seja levado com urgência ao oftalmologista.

Como identificar problemas de visão no bebê?

A visão total do bebê e das crianças pequenas se desenvolve apenas com o tempo, por meio de um exercício constante. Até os três anos, o cérebro ainda não está totalmente desenvolvido, de modo que o desenvolvimento da visão ainda é flexível, mas dos 5 aos 7 anos de idade este desenvolvimento termina.

Existem diversos testes de visão tanto para bebês quanto para crianças pequenas. É recomendado que os pais não adiem a consulta ao oftalmologista e mantenham o acompanhamento médico periodicamente, pois a criança pode desenvolver com o tempo algum erro de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

No primeiro ano, dificilmente os pais conseguem perceber os possíveis problemas visuais do bebê. A falta do diagnóstico precoce pode levar ao agravamento das doenças e uma baixa visão de forma permanente.

Por isso, é extremamente importante fazer exame de vista mesmo que não haja sinais, porque o médico vai avaliar a necessidade do uso de óculos, as possíveis alterações na movimentação e posição dos olhos (os chamados estrabismos) ou quaisquer outras causas que possam causar a ambliopia, tratando-a corretamente e em tempo certo.

O primeiro exame nos olhos da criança é realizado assim que ela nasce. É o chamado teste do olhinho. São observados os reflexos da luz e a cor da pupila (que deve ser preta). Ou seja, ao acender a luz em um olho, a pupila fecha e o outro olho deve reagir também. 

Os prematuros, por exemplo, especialmente aqueles que nascem com menos de 1,5 kg e vão para o oxigênio, precisam de observação constante do oftalmologista até 90 dias após a alta do hospital, para avaliar se não há nenhuma alteração da retina.

Cuidado dos olhos do bebê no primeiro ano de vida

Para garantir a saúde ocular do seu bebê, existem alguns cuidados necessários:

Cuidado dos olhos do bebê no primeiro ano de vida

Para garantir a saúde ocular do seu bebê, existem alguns cuidados necessários:

1. Pré-Natal 

É importante seguir corretamente o cronograma de exames do pré-natal, com o objetivo de diagnosticar de forma precoce doenças como: Rubéola, Toxoplasmose, Sífilis e Herpes. Esses problemas devem ser tratados na gravidez para não prejudicarem a visão do feto durante seu desenvolvimento.

2. Teste do olhinho

O Teste do Olhinho já foi abordado aqui e é um exame indolor realizado em recém-nascidos. É recomendado que seja feito logo após o nascimento do bebê. O teste consiste na identificação de um reflexo vermelho que aparece quando um feixe de luz ilumina os olhos do bebê.

3. Observe os sinais

Os pais devem estar sempre atentos a alterações oculares nos recém-nascidos, alguns sinais são:

4. Estimule a visão 

A visão infantil ganha maior estabilidade por volta dos 2 anos de idade. Para estimular a visão do bebê, é possível colocar alguns acessórios pendurados sobre o berço, o que ajuda a criança a reconhecer os movimentos dos objetos. Além disso, é necessário interagir com o bebê bem de perto, aproximando o rosto dele em momentos como troca de fraldas, brincadeiras, amamentação ou utilizar brinquedinhos coloridos.

5. Faça uma limpeza adequada

É recomendado a limpeza nos olhos do bebê uma vez por dia, no momento do banho. Para isso, utilize um chumaço de algodão ou uma gaze umedecida em água morna, passando o algodão molhado na pálpebra superior, indo na direção dos cílios.

Utilize um algodão em cada olho para uma melhor higiene. Faça também uma massagem suave com o dedo indicador, no canto interno dos olhos até a narina, de cima para baixo, terminando com uma leve pressão.

É importante nunca utilizar água boricada, nem cotonetes ou enxugar os olhos do bebê, mas sim com uma toalha macia ou fralda de pano enrolada no dedo, de forma delicada.

6.  Faça o teste de visão em casa

Pode ser feito um teste de visão em casa com bebês por volta dos 7 meses de idade. O teste consiste em colocar os objetos que o bebê mais gosta no chão, fechar um de seus olhos com um tampão e observar se a criança terá alguma reação como pegar os objetos, analisá-los, colocá-los na boca, etc.

Além disso, deve ser analisada a reação ao teste de ambos os olhos, observando se terá o mesmo resultado, tampando um olho e depois de 5 minutos o outro.

7.  Opte por fazer consultas regulares ao oftalmologista

Manter consultas regulares ao oftalmologista é muito importante para a preservação da saúde ocular, isso vale para todas as idades. Dessa forma, é possível ter diagnósticos precoces de doenças e um melhor tratamento, podendo evitar futuros problemas de visão e até mesmo a cegueira.

Agora a Americas Oftalmocenter conta com um espaço exclusivo para as crianças: o Americas OftalmoKids! Clique aqui e conheça melhor o nosso espaço.

Agende agora sua consulta

Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter

Telefone

Telefone

Ligue agora, fale com nossa equipe e marque seu atendimento.

(21) 2496-1161
WhatsApp

Whatsapp

Dúvidas sobre agendamento de consulta e exame? Fale com a gente!

Clique aqui
Agendamento

Online

24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.

Agende 100% Online
Whatsapp
Agende Agora