Como lubrificar os olhos?

Como lubrificar os olhos?
março 18, 2022

Pessoas que utilizam lentes de contato necessitam ter alguns cuidados diários com elas, como limpeza e higienização. Além disso, é essencial cuidar da saúde e do conforto dos olhos, pois o uso da lente pode provocar alguns incômodos.

Para evitar esses problemas e tentar solucioná-los, é possível utilizar colírios que auxiliam no bem-estar do usuário. Continue a leitura e descubra como lubrificar os olhos com lentes de contato!

Tipos de lentes de contato

Existem dois tipos de lentes de contato, cada uma possui características próprias que as diferenciam:

Lentes de contato gelatinosas

Esse tipo de lente de contato é mais confortável e de fácil adaptação. Por conta disso, se tornaram as mais vendidas e usadas.

Entre as lentes gelatinosas existem diversas marcas, compostas por materiais dos mais variados tipos. Cada uma apresenta uma taxa específica de oxigenação da córnea e acúmulo de detritos. O tempo de uso varia de acordo com as características de cada lente. As mais comuns são:

  • Lentes de contato por um dia: devem ser descartadas todos os dias. São ideais para pessoas que utilizam lentes de forma esporádica ou que tenham sensibilidade às soluções desinfetantes;
  • Lentes de contato por duas semanas: seu uso pode durar até 15 dias. Além disso, é recomendado que elas sejam retiradas para dormir;
  • Lentes de contato por um mês: para esse tipo de lente, é recomendado que sejam usadas durante o dia e retiradas à noite.

A escolha do tipo mais apropriado de lente de contato é individual e deve ser feita com o auxílio de um médico oftalmologista.

Lentes de contato rígidas gás-permeáveis

As atuais lentes de contato rígidas são mais incômodas e exigem um tempo maior de adaptação. Porém, são menos nocivas aos olhos. Por conta disso, menos de 10% das lentes vendidas são do tipo rígida.

Quais colírios são indicados para quem usa lentes de contato?

Dentre os vários tipos de colírios, existem os específicos para cada necessidade do usuário. Confira os principais:

Em lente de contato rígida

Esse tipo de lente de contato não se molda à córnea como a gelatinosa. Por conta disso, ela deixa um espaço que é normalmente preenchido pela lágrima natural da pessoa, fazendo com que não seja necessário o uso do colírio.

Para lubrificar os olhos, remova as lentes de contato e siga os seguintes passos.de ser necessário o uso do colírio. Para isso, deve-se procurar um oftalmologista para a prescrição correta.

Quem utiliza lentes de contato rígidas, precisa sempre retirar a lente antes de fazer a aplicação de qualquer colírio.

Para olho irritado

Existem diversos fatores que podem provocar sensibilidade e irritação nos olhos, como conjuntivite, alergias, clima seco, exposição à luz, etc. Dentre esses, também está o uso de lentes de contato.

Ela é como um corpo estranho nos olhos e é normal que cause irritação em alguns casos, especialmente após longos períodos de uso, podendo causar coceira, vermelhidão, ardor e outros incômodos.

Para isso, é necessário retirar a lente e higienizar os olhos. Caso não resolva, é indicado o uso do colírio, que proporciona limpeza e hidratação.

É seguro utilizar colírios sem receita?

Alguns colírios são de venda livre e podem ser utilizados sem receita. Porém, é importante considerar o motivo pelo qual está procurando por um colírio.

Em suma, a utilização é segura, desde que não seja usado por períodos prolongados. O ideal é sempre buscar orientação médica antes da utilização, principalmente se o sintoma persistir por mais de três dias.

Lista de colírios que podem e não podem ser utilizados em lentes de contato

O colírio não deve ser utilizado nas lentes de contato, porque pode danificá-la.
Quando for necessário o uso de um colírio medicamentoso, deve ser feita a retirada das lentes de contato para sua aplicação.

  • Clens 100.
  • Ecofilm.
  • Fresh Tears.
  • Fresh Tears liquigel.
  • Genteal.
  • Hyabak.
  • Hylo Comod.
  • Hylo Gel.
  • Lacrifilm.
  • Optive.
  • Optive UD
  • Plenigell.
  • Refresh.
  • Renu gotas umidificantes.
  • Systane.
  • Systane UL.
  • Trisorb.

Em contraponto existem colírios que NÃO são recomendados para quem usa lentes de contato, pois possuem medicamento e podem danificá-las, como:

  • Artelac.
  • Claril.
  • Claroft.
  • Lacribell.
  • Lácrima Plus.
  • Mirugell.
  • Moura Brasil.
  • Oftane.

Como lubrificar os olhos com lentes de contato?

Para lubrificar os olhos, remova as lentes de contato e siga os seguintes passos.

  1. Lave as mãos com água e sabão;
  2. Agite o frasco do colírio;
  3. Retire a tampa;
  4. Incline a cabeça para trás, olhando para cima;
  5. Segure o frasco sem deixar encostar no globo ocular;
  6. Puxe para baixo a pálpebra inferior;
  7. Aperte o frasco para que a gota caia no olho;
  8. Quando o colírio entrar em contato com o olho, solte a pálpebra e feche o olho;
  9. Repita o processo no outro olho.

Além disso, alguns cuidados devem ser tomados na hora de utilizar o colírio, como verificar o tempo que ele pode ser utilizado com segurança depois de aberto o frasco e sua data de validade.

Caso o oftalmologista receite mais de um colírio ou algum tipo de pomada para os olhos, é importante utilizá-los na ordem correta, com um intervalo de 5 a 10 minutos.

Outro cuidado é se atentar para que o conta-gotas não toque o globo ocular ou outra superfície. Isso pode fazer com que pegue bactérias ou germes que causam infecção nos olhos. Por isso, o colírio não deve ser compartilhado com outra pessoa.

Dicas finais: cuidados com a lente de contato

Confira agora dicas finais de cuidados com a lente de contato:

Não utilize colírio medicamentoso na lente de contato

O colírio medicamentoso não deve ser utilizado nas lentes de contato, porque pode danificá-la.

Além disso, compromete a eficácia do tratamento, levando em consideração que a lente não permite que a substância medicamentosa cubra o olho por completo.

Dessa forma, quando for necessário o uso de um colírio medicamentoso, deve ser feita a retirada das lentes de contato para sua aplicação, respeitando o intervalo de 20 a 30 minutos após a aplicação para recolocá-las.

O colírio não é igual a gotas umidificantes

Todo colírio é considerado um tipo de medicação, diferentemente das gotas umidificantes que são soluções responsáveis por lubrificar e umidificar os olhos, especialmente no caso de quem usa lentes de contato. Porém, é necessário contar com a ajuda de um oftalmologista para utilizá-lo.

Gostou deste artigo? Siga nossas redes sociais para encontrar mais conteúdos como esse: Facebook, Instagram e YouTube.

Agende agora sua consulta

Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter

Telefone

Telefone

Ligue agora, fale com nossa equipe e marque seu atendimento.

(21) 2496-1161
WhatsApp

Whatsapp

Dúvidas sobre agendamento de consulta e exame? Fale com a gente!

Clique aqui
Agendamento

Online

24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.

Agende 100% Online
Whatsapp
Agende Agora