Conheça o que é Catarata Senil e seus principais tipos

O termo catarata (CID 10 – H25) é dado para as doenças que causam a perda de transparência do cristalino (a lente natural do olho) situada atrás da íris. A doença causa deficiência visual e segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), ela é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. Um dos tipos de catarata é a Catarata Senil, que é o tema deste artigo.

A maioria das cataratas aparecem por causas variadas (congênita ou adquirida). A catarata senil, por exemplo, costuma ser visível apenas se já estiverem em estágio avançado. Normalmente, o paciente queixa-se da “visão borrada”. Daí a importância de fazer exame de vista regularmente, principalmente pessoas de uma determinada idade que precisam de um acompanhamento oftalmológico mais preciso.

Esses exames envolvem a oftalmoscopia, o teste de acuidade visual, a tonometria, o mapeamento de retina, entre outros que podem detectar problemas e ajudar a prevenir o progresso da doença. Continue acompanhando a leitura e saiba tudo sobre a Catarata Senil!

Quais são as causas da Catarata Senil?

A Catarata Senil é o tipo mais comum da doença e costuma acometer pessoas acima de 60 anos de idade. Esse tipo de catarata acontece devido à idade quando há um envelhecimento do cristalino.

Porém, esse tipo de catarata também pode aparecer devido às alterações metabólicas causadas por doenças como a diabetes (se for mal controlada), devido ao uso de cigarro (tabagismo), trauma ocular, uso de determinados medicamentos de modo contínuo (como corticoides, por exemplo), traumas na região, exposição exagerada ao sol sem proteção e outros fatores.

O importante é cuidar da saúde sempre por meio da prática moderada de exercícios, alimentação saudável e principalmente com a visita regular ao oftalmologista

Os principais Sintomas da Catarata Senil

Em muitos casos, a catarata não pode ser diagnosticada a olho nu e também não pode ser percebida com facilidade pelos próprios portadores da doença durante a sua fase inicial. Geralmente, os sintomas mais comuns são percebidos em sua fase avançada, o que faz com que a pessoa procure o médico:

• Sensação de visão embaçada;
  • Alteração contínua da refração (grau dos óculos);
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Percepção de que cores estão desbotadas;
  • Visão dupla ou com imagens fantasmas.

Somente o oftalmologista poderá solicitar os exames necessários para a confirmação do diagnóstico, além de indicar o melhor tipo de tratamento ao paciente.

Quais são os tipos de Catarata Senil?

Como abordado, esse tipo de catarata está relacionada à idade e acomete o paciente  ao longo do tempo com o envelhecimento do cristalino, o que acaba impedindo a pessoa de exercer suas atividades normais.

A Catarata Senil é dividida em alguns sub-tipos:

1. Catarata Senil Nuclear

A catarata senil nuclear tem como característica a mudança da coloração do cristalino, o qual se torna progressivamente amarelado. Contudo, em estágios bastante avançados, pode se tornar acinzentado. Está associada à miopia inicial por hidratação e à perda da diferenciação de cores (perda de contraste).

2. Catarata Cortical

Nesse tipo de catarata, a opacidade se desenvolve ao lado do cristalino em forma de cuia. Esse tipo costuma ser bem comum em pessoas idosas com diabetes.

3. Catarata Subcapsular Posterior

Esse tipo de catarata senil se desenvolve mais rapidamente e sua causa está associada ao tratamento com o uso de corticóides. Aqui, a catarata provoca a dificuldade de enxergar sob luz forte e a visão de perto costuma ser mais afetada do que a visão mais distante.

Outros tipos de Catarata

Além da Catarata Senil, veja um breve resumo sobre outros tipos da doença:

• Catarata Senil Incipiente: a aparição de catarata senil incipiente é mais comum quando se aproxima da terceira idade. Uma das principais queixas é a visão borrada para leitura, o que causa dificuldade para se fazer tarefas do dia a dia como costurar, dirigir e realizar as demais atividades do cotidiano.
  • Catarata Senil Nuclear: a catarata senil nuclear é muito frequente em pessoas idosas, causando o aumento da densidade do cristalino. Caso não seja tratada, a catarata pode levar à miopia.
  • Catarata Senil tipo Morgagni: nesse estágio, a catarata já está hipermadura, tendo afetado totalmente o córtex que fica liquefeito e prejudicando muito a capacidade visual. É uma condição adquirida comumente relacionada à idade. No entanto, há alguns fatores que aumentam o risco desse tipo de catarata: exposição crônica ao sol e diabetes não controlada.

Existem ainda outras cataratas causadas por doenças, radiação, por fármacos, pós traumatismo elétrico, entre outras causas.

Como funciona o tratamento de Catarata Senil?

A notícia positiva é que a catarata senil pode sim ser tratada com cirurgia. A indicação da cirurgia é feita pelo médico para melhorar a acuidade visual quando o paciente não consegue realizar mais as suas tarefas diárias essenciais. Há casos também que o médico indica a cirurgia por questão estética.

A cirurgia de catarata senil consiste em um procedimento moderno que retira o cristalino opaco dos olhos e introduz no lugar uma lente intra-ocular (LIO) transparente que devolve a visão normal ao paciente. A recuperação é rápida e o paciente consegue em uma semana retomar suas atividades normais.

Lembrando que a recomendação de tratamento cirúrgico para aqueles que possuem catarata não está relacionada à idade do paciente e sim ao nível de comprometimento visual. Qualquer portador de catarata, independente da idade, pode e precisa ser submetido à cirurgia principalmente se sua capacidade ocular já tiver sido comprometida pela doença.

A cirurgia de catarata é o procedimento mais eficaz e mais comum realizado em toda a Medicina para o controle da catarata. Há uns 30 anos atrás era realizada sob anestesia geral. A catarata era removida através de uma incisão ampla. Porém, com o desenvolvimento da tecnologia médica, hoje trata-se de um  procedimento muito seguro.

O importante para a pronta recuperação do paciente é que ele siga corretamente as orientações pré e pós-operatórias do seu oftalmologista para reduzir os riscos e agilizar a sua melhora.

Gostou deste artigo sobre catarata senil? Aproveite e conheça nosso Quiz de Catarata! Clique aqui para saber se você é um potencial candidato a fazer a cirurgia de catarata.