Conjuntivite – O que é, causas, sintomas e tratamento

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que cobre a parte branca do olho e a parte interna das pálpebras. Podem ser contagiosas (viral, bacteriana e fúngicas) ou não contagiosas (alérgicas, químicas ou tóxicas).

Conjuntivite infecciosa

As conjuntivites infecciosas são normalmente transmitidas pelo contato direto (mãos sujas, toalhas de rosto, fronha de travesseiro, aperto de mão, objetos contaminados). A conjuntivite viral mais comum é a causada por adenovírus (vírus semelhante ao da gripe), são elas as responsáveis pelos surtos agudos de conjuntivite, não tem uma época específica para aparecer.

Os sintomas mais comuns são a coceira, ardência, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e olho vermelho que pode ser desde uma leve hiperemia até uma conjuntivite hemorrágica, pode ser uni ou bilateral. A intensidade dos sintomas e o tempo de duração variam de acordo com cada paciente, isto é explicado pela capacidade imunológica de cada indivíduo para reagir contra a doença.

Conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana geralmente é bilateral, os sintomas mais comuns são secreção purulenta, sensação de areia, sensibilidade à luz, olhos vermelhos e inchaço das pálpebras. A contaminação ocorre da mesma forma que a viral e seu curso é mais curto, normalmente 7 dias. A conjuntivite fúngica é mais rara, geralmente aparece em pacientes que sofreram trauma ocular com madeira ou são usuários de lentes de contato.

Conjuntivite não infecciosa

As conjuntivites não infecciosas podem ser alérgicas ou tóxicas e não são transmissíveis. A conjuntivite alérgica aparece em pacientes portadores de alergias (rinite ou bronquite), por exposição ao alérgeno (poeira, ácaro, mofo, ambiente com fumaça, pêlos de animais), os sintomas mais comuns são coceira, inchaço nas pálpebras, sensação de areia, lacrimejamento.

O tempo de duração varia de acordo com a gravidade da doença e associação com quadro sistêmico. A conjuntivite papilar gigante é um tipo de conjuntivite alérgica comum em usuários de lentes de contato, e a conjuntivite primaveril é uma doença sazonal desencadeada pelo contato com o pólen das flores.

conjuntivite tóxica ou química é causada por um agente tóxico, normalmente instilação errada de medicação no olho (remédio para ouvido, para micose, analgésicos em gotas), tintas de cabelo, poluição ambiental, contato acidental com produtos químicos (sabão, spray, cloro, maquiagem).

A reação é imediata e os sintomas são ardência, sensação de areia, dor e olho vermelho. Nestes casos recomenda-se lavar abundantemente com água corrente e procurar um oftalmologista de emergência.

CUIDADOS

Os cuidados que devem ser tomados em caso de surtos de conjuntivite são: a higiene das mãos, não compartilhar objetos pessoais, não colocar as mãos nos olhos, evitar contato físico com pacientes contaminados. Em caso de conjuntivite alérgica é evitar o contato com os alérgenos.