Banner Cirurgias

Epífora

O que é Epífora?

Epífora é uma condição ocular que acontece quando a produção de lágrimas é excessiva ou quando a drenagem das mesmas é inadequada. Também pode ser a combinação de ambos. Pode ser chamada de olhos lacrimejantes. Na Classificação Internacional das Doenças, o código da epífora é CID 10 - H04.2.

Quando se produz lágrimas acima do normal ou há problemas de drenagem do sistema lacrimal, acontece um transbordamento de lágrimas.

A epífora mais típica é aquela motivada por deficiência na drenagem das lágrimas. Em pacientes com Síndrome de Down, em termos de problemas oculares, a epífora é a queixa mais frequente.

O termo epífora deriva do grego “epi” “phérein” e quer dizer “trazer sobre”, em referência ao transbordamento das lágrimas.

Quais são as causas da Epífora?

São muitas as possíveis causas para ocorrer uma situação de epífora ocular. Essas são algumas das causas mais comuns de epífora em adultos:

• infecções
  • problemas respiratórios
  • canal lacrimal obstruído
  • efeito colateral de medicamentos, mais comuns para quimioterapia
  • corpo estranho nos olhos
  • traumas nos olhos

Há também as causas menos comuns:

• lesões nos olhos
  • tumores nos olhos
  • efeito colateral da radioterapia
  • sarcoidose
  • síndrome de Stevens-Johnson
  • efeito colateral da radioterapia

Em pessoas mais velhas, entre muitas outras causas para a epífora, existe o fato de que os músculos que prendem a parte inferior da pálpebra ao globo ocular costumam ficar progressivamente mais flácidos, o que resulta em um afastamento dos pontos lacrimais. Elas são o local de entrada para as vias de drenagem da lágrima, e por isso o paciente pode sentir irritação nos olhos e ficar lacrimejando.

Alguns medicamentos também podem causar a epífora:

• Epinefrina
  • Drogas utilizadas na quimioterapia
  • Alguns colírios, especialmente o iodeto de ecotiofato e a pilocarpina

Já em bebês e crianças, as causas mais comuns da epífora são:

• Alergias
  • Canal lacrimal obstruído ou incompleto
  • Glaucoma congênito
  • Infecções virais
  • Glaucoma congênito

Sintomas de epífora

Entre todos os sintomas, o principal sinal da epífora no olho é o lacrimejamento excessivo. Mas há depender da origem, outros sintomas podem aparecer, como esses:

• massa dentro dos olhos
  • visão embaçada
  • dor na região
  • vermelhidão nos olhos
  • dor de cabeça
  • febre

Diagnóstico

O diagnóstico de epífora deve ser realizado por um oftalmologista, que fará perguntas para compreender os sintomas, a cronologia e a história do paciente. Isso não exclui a realização de exames físicos detalhados nos olhos, teste de sensibilidade do espécime da lágrima e o teste de Schirmer.

O Teste de Shirmer tem como finalidade medir a quantidade e a qualidade de lágrimas. O exame determina se o olho de uma pessoa é capaz de produzir lágrimas suficientes para manter o próprio olho úmido e saudável.

É colocada uma tira fina, com uma medida milimétrica, nos cantos externos das duas pálpebras inferiores do paciente. Ele fica de olhos fechados por cerca de cinco minutos e, então, as fitas são retiradas. Por essas fitas, o médico avalia a produção lacrimal.

Se houver suspeita de obstrução das vias de drenagem da lágrima, outros exames nos olhos são também recomendados, como o de raio-X contrastado das vias lacrimais e a tomografia digital.

Tratamentos para epífora

Há diversas formas de tratamento para a epífora, a depender de seu estágio. Sob recomendação do médico oftalmologista, o paciente poderá fazer uso de colírios específicos ou até mesmo uma toalha quente molhada que, ao ser colocada nos olhos várias vezes ao dia, pode auxiliar a desbloquear os ducto lacrimais eventualmente bloqueados.

Se a causa for uma obstrução congênita da via lacrimal em bebês, na maioria dos casos resolve-se de forma natural durante o primeiro ano de vida. Nesse intervalo de tempo, massagens na região do saco lacrimal são úteis.

Se a causa for alérgica, é preciso tratar a alergia que produz o lacrimejamento excessivo. Em casos mais graves, com infecção ocular, o médico oftalmologista provavelmente receitará antibiótico. Em último caso, há a possiblidade de cirurgia para reparar ou criar um novo sistema de drenagem lacrimal nos olhos.

Perguntas frequentes

Epífora tem cura?

Sim. Na maior parte das vezes, a epífora vai embora naturalmente dentro de alguns dias. Mas há casos raros em que tudo depende da causa, e se for um caso mais grave, pode precisar de cirurgia.

Como resolver lacrimejamento?

Na maioria dos casos, os olhos param de lacrimejar espontaneamente. Se isso não acontecer, lave seus olhos com soro fisiológico, pois a irritação pode ser causada por condições climáticas, poeira, e o soro ajuda a umidificar os olhos e amenizar a irritação e o lacrimejamento.