Pterígio

É popularmente conhecido como “carne no olho” e muitas vezes confundido com catarata.

O Pterígio é o crescimento de um tecido fibrovascular de aspecto triangular, que invade a córnea, geralmente aparece no canto interno do olho, é benigno, não infeccioso, e pode causar comprometimento da visão. Não se sabe a causa exata para esta doença, no entanto, observa-se com mais freqüência em pacientes que se expõe muito ao sol, ao ar livre, sem proteção adequada (uso de óculos solares).

O olho se torna mais seco, com maior probabilidade de irritação ocular crônica, levando ao aparecimento deste tecido fibrovascular, por atrito das pálpebras sobre a superfície conjuntival.

Os sintomas mais freqüentes são a ardência, sensação de corpo estranho, olho vermelho, sensibilidade à luz (fotofobia) e eventualmente, dor ocular.

Algumas condições pioram os sintomas, tais como ar condicionado, exposição excessiva ao sol, praia, piscina, vento, poeira, fumaça e outras causas que aumentam o ressecamento ocular.

O tratamento é feito de acordo com a sintomatomatologia. Em casos de pterígios pequenos, dá-se preferência ao uso de lagrimas artificial e outros tratamentos para melhorar a lubrificação ocular.

Nos pterígios maiores, ou que incomodem esteticamente, a opção é cirúrgica. A incidência de recidiva é grande, principalmente em pacientes mais jovens.

Agende agora sua consulta

Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter

Ligue agora, fale com nossa equipe e marque seu atendimento.

Dúvidas sobre agendamento de consulta e exame? Fale com a gente!

Clique aqui
Agendamento

24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.

Agende 100% Online
Agende Agora