Lista de doenças oculares que podem levar à cegueira

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60% a 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados se fossem tratados precocemente e da maneira correta. O que muitos não sabem é que existem diversas doenças oculares que podem levar à cegueira.

Por isso, é preciso ficar atento a cada uma delas e aos sinais que apontam sua presença. Continue acompanhando a leitura para saber mais sobre!

Quais são os sinais de cegueira?

Problemas oculares podem aparecer gradativamente, tornando possível a percepção de alguns sinais que vão surgindo de forma progressiva. O problema é que certas doenças podem gerar consequências graves, chegando a causar a perda parcial e até mesmo total da visão.

Para te ajudar a identificar esses sintomas de forma precoce, separamos os mais comuns:

Visão turva

A visão é parcialmente impedida por um tipo de névoa que cobre os olhos, impossibilitando a pessoa de ver com clareza. Esse sintoma aponta para diversas doenças oculares que podem levar a cegueira, como catarata, glaucoma e vista cansada (presbiopia).

Esse sintoma está entre os mais comuns e pode significar a causa da opacidade no cristalino, característica da catarata.

Perda de visão gradativa

Aparece normalmente na parte central ou periférica dos olhos. Por ser uma perda progressiva, a pessoa acaba percebendo a existência do problema quando o caso já está avançado. Doenças que precedem esse sintoma (como o glaucoma) podem levar à cegueira.

Dificuldade de adaptação à luz

Encontrar problemas na adaptação da sua visão em relação à mudança de luz no ambiente é um sintoma comum de algumas doenças oculares, como o edema macular diabético. Esse sinal é denominado fotofobia, que pode levar a pessoa sentir incômodos nos olhos, ardência e ter lacrimejamento.

Manchas na visão

Um sintoma que comumente aparece são manchas nos olhos. Existem vários tipos delas e é necessário a avaliação de um profissional para saber o diagnóstico específico.

Essas manchas podem estar relacionadas a DMRI, hemorragia vítrea, moscas-volantes ou descolamento de retina. Devido à gravidade que pode acarretar este sintoma, é recomendado ir a um oftalmologista o quanto antes.

Mudança frequente na prescrição do óculos

A mudança constante no grau das lentes dos óculos pode significar o desenvolvimento de uma doença ocular. Uma condição que pode levar a essa situação é a presbiopia, pois ela é responsável por dificultar a visão de perto.

Mais comum em pessoas acima dos 40 anos, ela pode, nesse período, causar mudanças frequentes no grau das suas lentes.

Visão dupla

A visão dupla pode significar estrabismo e diabetes. Não se trata de um sintoma tão comum, porém pode sinalizar algo ainda mais grave, como um AVC (acidente vascular cerebral).

Esse sintoma revela extrema urgência na procura por uma ajuda médica, podendo também significar diversas síndromes.

Olhos vermelhos

Os olhos vermelhos são comuns em muitas pessoas. Por isso, esse sinal pode ser perigoso. Afinal, costuma ser totalmente ignorado pelo paciente. Contudo, ele pode apontar para problemas graves como glaucoma, uveíte e esclerite.

Percepção de cores e detalhes prejudicada

Esse é um dos sinais mais característicos de doenças que podem levar à cegueira e pode significar o desenvolvimento da catarata, DMRI e glaucoma já em fase avançada.

4 doenças oculares que podem levar à cegueira

Confira agora as principais doenças oculares que podem levar à cegueira:

1. Glaucoma

O glaucoma é a causa mais comum de deficiência visual. Causado pela lesão do nervo óptico, a doença é provocada pelo aumento da pressão intraocular. Os principais fatores de risco são: idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar e hipertensão.

2. Degeneração macular

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que ocorre com o envelhecimento, ou seja, com o avanço da idade. A doença ocorre na mácula, localizada na retina do paciente.

Com isso, ela acaba levando a perda gradual da visão. A DMRI pode aparecer de duas formas: exsudativa, onde há o vazamento de novos vasos sanguíneos, que acabam comprometendo a visão e a atrófica, que é mais comum entre os casos e menos agressiva. Ela ocorre devido ao acúmulo de gorduras e proteínas que degeneram as células da mácula.

3. Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética ocorre com o alto grau de açúcar nos vasos sanguíneos da retina. Ou seja, a doença causa cegueira em pessoas que possuem diabetes. Ela acaba gerando o enfraquecimento da parede dos vasos que podem causar danos à visão.

4. Catarata

A catarata é uma doença que causa lesão no local do olho chamado cristalino. Seu efeito compromete a visão, deixando-a com aspecto opaco, como se tivesse uma névoa sobre os olhos. A doença progride lentamente, mas o paciente deve procurar por um acompanhamento profissional o quanto antes.

Alguns sintomas são: visão dupla, imagens turvas e distorcidas, e dificuldade de adaptação à luz.

Prevenção das doenças oculares

Com base no diagnóstico do oftalmologista, é possível identificar se a cegueira pode ser tratada ou não. Existem alguns casos mais graves e outros de doenças específicas que não há tratamentos ainda.

De um modo geral, se a principal causa para a cegueira for a falta de óculos ou algum grau de catarata, existem tratamentos e é possível voltar a visão natural. Contudo, isso deve ser diagnosticado de forma precoce. Infelizmente, quando o diagnóstico já mostra uma maior deterioração da retina e do nervo óptico, ainda não existe tratamento disponível.

Vale ressaltar que existem exceções em alguns casos. Portanto, não deixe de ir ao seu oftalmologista.

Sabendo das diversas formas de cuidar da saúde dos olhos e prevenir doenças provenientes da cegueira, veja abaixo algumas medidas para cuidar da saúde dos olhos com precaução:

• Não fume, pois isso aumenta o risco de desenvolver doenças como catarata, DMRI e glaucoma.
  • Equilibre as taxas de glicose e o nível da pressão arterial;
  • Procure passar por uma avaliação geral feita por um profissional especializado, construindo uma rotina de cuidados. É recomendado marcar pelo menos uma visita ao ano;
  • Para as gestantes que apresentam diabetes, é importante buscar ter um  acompanhamento com oftalmologista durante seus três primeiros meses de gestação;
  • Procure um oftalmologista de confiança para avaliar o estado que se encontra a sua retina.

Se você está à procura de um oftalmologista no Rio de Janeiro, clique aqui e agende a sua consulta com a Americas OftalmoCenter!