Moscas Volantes: O que são esses pontinhos pretos que enxergamos?

O que são moscas volantes?

Você já reparou que quando você menos espera aparece uns pontinhos pretos na frente da sua visão? Você até acha que são mosquitos ou algum inseto passando na sua frente mas quando tenta os espantar, percebe que na verdade eles não existem. Fazem parte apenas da sua visão.

 São as degenerações vítreas, mais conhecidas como moscas volantes. 

Dentro do nosso olho há um gel que preenche toda a câmara interna do globo ocular, chamado vítreo. Com o passar da idade, o envelhecimento deste gel gera pequenas condensações que juntamente com restos celulares, formam pequenos grumos que ficam suspensos no meio deste tecido gelatinoso. Ao passar na frente da visão, eles podem ser percebidos dando a impressão que são pequenas moscas. Daí o nome conhecido: moscas volantes.

Podem ser mais fáceis de serem percebidos quando olhamos para uma parede clara ou em um dia mais ensolarado. A Dra. Patrícia Nathaly Guedes, que trabalha na clínica Americas Oftalmocenter, afirma que essas degenerações não têm cura e o único jeito de deixar de vê-las, é esquecê-las.

Nosso cérebro tem a capacidade de anular a imagem das degenerações, pois ele entende que essas alterações são nossas e fazem parte do nosso olho. Quando você traz para o consciente, não paramos de enxergá-las. O importante é focar sua atenção para outra atividade e os pontinhos pretos irão sumir.

Principais sintomas

As degenerações vítreas são mais comuns com o passar da idade, em pacientes que têm miopia, em quem sofreu algum tipo de trauma ocular, em pacientes com retinopatias – como a diabética e a hipertensiva – ou que tiveram alguma inflamação ou infecção intraocular, como a uveíte.

Após a cirurgia de catarata também pode-se perceber mais dessas degenerações vítreas, uma vez que foi trocado o cristalino envelhecido e opaco por uma lente artificial e transparente. As degenerações vítreas já existiam antes, mas após a visão ter ficado clara, o paciente começa a perceber mais essa alteração.

Porém, a Dra. Patricia Nathaly Guedes pede atenção, pois se o aparecimento dessas moscas volantes for súbito ou tiver um aumento da quantidade delas, pode ser que esteja acontecendo alguma lesão grave na retina. Ainda mais se for associado a flashes luminosos. O aumento súbito pode ser sintoma inicial de sangramento intravítreo e/ou rotura e descolamento de retina. Sendo que este último necessita de tratamento de urgência para se evitar a cegueira. Quanto mais cedo for identificado essas lesões graves na retina, menor o risco de perda visual.

Como é feito o tratamento?

Na consulta oftalmológica são solicitados dois exames complementares para a avaliação das moscas volantes: o mapeamento de retina e a ultrassonografia ocular. Com eles consegue-se diferenciar as degenerações vítreas benignas, decorrentes do envelhecimento do vítreo, daquelas mais graves decorrentes do sangramento e do descolamento de retina. Caso seja diagnosticado alterações potencialmente graves durante o exame, o paciente é encaminhado para o tratamento específico para o seu caso.

O importante é manter o acompanhamento oftalmológico anual e caso haja o aparecimento ou aumento súbito das moscas volantes, deve-se procurar um oftalmologista com urgência.

Acesso rápido

< Voltar

O que achou deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados