Pálpebra tremendo: tudo o que você precisa saber

palpebras tremendo sintoma

Na Medicina, a pálpebra tremendo é chamada de “mioclonia” ou “mioquimia”, que consiste em espasmos musculares, que podem estar relacionados a diversos fatores.

Esse tremor pode ser comparado a uma cãibra, porém na região das pálpebras, onde as sentimos tremer. É comum que ele afete apenas uma das pálpebras, mas é possível afetar ambos os olhos em casos mais raros.

A pálpebra tremendo ocorre quando o músculo palpebral (orbicular), causa movimentos acelerados, buscando aumentar a circulação sanguínea na região. Outro motivo recorrente acontece quando hormônios ligados ao estresse vão parar no sistema nervoso, levando estímulos para a área das pálpebras, causando contrações involuntárias.

Continue acompanhando a leitura e saiba tudo sobre!

É normal a pálpebra ficar tremendo?

O tremor nas pálpebras pode durar dias, podendo ser algo corriqueiro. Mas, na maioria dos casos, não significam transtornos graves ou problemas de visão. Porém, é importante estar atento, pois pode significar níveis de estresse alto ou cansaço severo.

O que fazer para parar de tremer a pálpebra?

Há algumas formas de aliviar os tremores na pálpebra, como:

  • Uso de soro fisiológico, que ajuda a reduzir a coceira, sendo importante a higienização dos olhos, massageando levemente a pálpebra;
  • Consumo de chá de camomila;
  • Compressa com gelo, que ajuda a anestesiar a musculatura;
  • Utilização de colírios com prescrição médica, que auxiliam na hidratação dos olhos.

Sobretudo, procure um especialista, evitando a automedicação, que é contra indicada e pode acarretar em problemas mais graves. Portanto, se os sintomas aparecerem e o tremor persistir, procure um oftalmologista para avaliar a situação e indicar o tratamento ideal.

A consulta com um profissional deve ser considerada, pois a pálpebra tremendo pode significar algo mais grave, como o blefaroespasmo, que ocorre quando o tremor é constante. Neste caso, o tratamento é feito através de injeções locais de Botox, que servem para paralisar o músculo.

Como evitar o tremor nas pálpebras?

Para evitar o tremor nas pálpebras, é necessário seguir algumas dicas para cuidar da saúde dos olhos, como:

  • Beber água;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar passar por estresse;
  • Ter momentos relaxantes de lazer e descanso;
  • Evitar o consumo de substâncias estimulantes;
  • Ter uma alimentação balanceada e equilibrada;
  • Evitar o contato com aquilo que te causa alergia;
  • Diminuir e equilibrar o tempo de uso de eletrônicos;
  • Evitar o excesso de ingestão de café e bebida alcoólica;
  • Ter momentos de descanso para os olhos durante as tarefas que exigem esforço ocular.

Qual médico procurar com pálpebra tremendo?

O tremor na pálpebra pode chegar a durar um ou dois dias, podendo se estender por semanas ou meses, o que pode significar algo mais sério, sendo importante uma consulta com o oftalmologista. Esteja atento aos seguintes problemas:

  • Pálpebra caída;
  • Alterações na visão;
  • Visão embaçada e sensível à luz;
  • Olhos vermelhos, coçando e irritados;
  • Tremor que afeta outras partes do rosto;
  • Tremores junto a inchaço nas pálpebras;
  • Tremor constante, com mais de uma semana;
  • Pálpebras que se fecham durante os tremores.

Principais causas de tremor na pálpebra

Dentre as principais causas da pálpebra tremendo, estão:

1. Excesso de estresse

O estresse pode causar diversas mudanças no organismo, inclusive no comportamento dos músculos, por conta dos efeitos da liberação de hormônios, que em músculos menores, pode causar movimentos involuntários, como os tremores nas pálpebras.

Para evitar o estresse alto, procure realizar atividades de lazer que produzam bem-estar ou a prática de exercícios, que podem auxiliar no equilíbrio da produção de hormônios.

2. Poucas horas de sono

Ao dormir menos de 7 a 8 horas por noite, os músculos dos olhos tendem a se desgastar mais. Isso ocorre por ter muitas horas de funcionamento para poucas de descanso, o que pode acarretar no aumento da liberação dos hormônios do estresse. Com isso, as pálpebras ficam enfraquecidas, causando o tremor.

É recomendado que o indivíduo tenha ao menos 7 horas de sono por noite, preparando um ambiente relaxante e calmo para o repouso.

3. Falta de vitaminas ou desidratação

Outro motivo que pode ocasionar os espasmos involuntários dos músculos é a falta de vitaminas e minerais, como a vitamina B12 e o potássio. Além disso, a baixa ingestão de água também é um elemento que pode levar aos espasmos, pois a desidratação pode causar o enfraquecimento dos músculos, causando assim tremores nas pálpebras.

Nesse caso, vale se atentar a qualidade alimentar, buscando consumir alimentos com vitamina B, e a ingestão de pelo menos 1,5 litros de água por dia.

4. Problemas de visão

Os problemas de visão podem afetar o resto do corpo, causando dores de cabeça, cansaço e tremores nas pálpebras.

A recomendação é ir ao oftalmologista para um exame detalhado e identificar se há algum problema a ser tratado.

5. Olho seco

O olho seco é um problema comum após os 50 anos de idade, podendo causar  o surgimento de tremores nas pálpebras, que acontecem na tentativa do olho se hidratar. Além da idade, outros fatores como, ficar muitas horas em frente ao computador, utilizar lentes de contato e usar anti-histamínicos, também podem causar o ressecamento dos olhos.

Nesse caso, é recomendado o uso de colírio hidratante com prescrição do oftalmologista, descansar os olhos após cada hora passada em frente ao computador e evitar o uso de lentes de contato por mais de 8 horas.

6. Consumo de café ou álcool

A ingestão exacerbada de café e álcool estão na lista dos principais motivos que causam os tremores nas pálpebras, pois culmina na desidratação do organismo e o mantém alerta.

Busque reduzir o consumo de álcool e café aos poucos, aumentando também a ingestão de água.

7. Alergias

A alergia pode causar diversos outros sintomas que atacam os olhos, como vermelhidão e coceira, que normalmente levam a ação do indivíduo de coçar o local, produzindo uma substância chamada histamina, que ao chegar nas pálpebras, provoca a tremedeira. 

Nesse caso, é recomendado o tratamento com anti-histamínicos prescritos por um alergologista, evitando o contato com substâncias que possivelmente causam essa alergia.

8. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem causar tremor nos olhos, como os remédios usados para tratar doenças como o enfisema, asma e epilepsia.

É importante procurar um médico para fazer uma nova avaliação, levando em consideração os efeitos da dose do medicamento atual, podendo fazer uma alteração mais precisa no tratamento.

9. Alterações do sistema nervoso

O blefaroespasmo é a principal alteração nervosa que pode acarretar o tremor nos olhos, podendo afetar ambos os olhos e produzir um movimento involuntário das pálpebras.

Esta alteração também pode causar o espasmo hemifacial, quando um vaso sanguíneo cria pressão sobre o nervo facial, causando tremor na pálpebra, e afetando os músculos do rosto.

Aqui, é recomendado buscar um oftalmologista junto ao neurologista para avaliar a situação real e iniciar o tratamento ideal.

Se você está à procura de oftalmologista no Rio de Janeiro, clique aqui e agende a sua consulta na Americas Oftalmocenter.

Acesso rápido

< Voltar

O que achou deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados