Problemas de vista: Os sintomas de alterações na visão mais comuns.

Problemas de vista: Os sintomas de alterações na visão mais comuns.
dezembro 3, 2021

Atualmente, cerca de 35 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de problema de vista, segundo pesquisa do IBGE.

Cada indivíduo possui um tipo diferente e grau específico, mas, apesar dessa variedade, muitos ainda não entendem os problemas de vista, a diferença entre eles e como podem ser tratados para manter a saúde ocular.

Quais são os principais sintomas de problemas de vista?

Os problemas de vista podem apresentar sintomas variados. Porém, existem aqueles mais comuns, como:

Ao perceber o surgimento de alguns destes sintomas, é recomendado consultar um oftalmologista para realizar um diagnóstico preciso e identificar os exames necessários para definir o tratamento adequado.

Os problemas de vista mais comuns

Existem diversos problemas de vista. Por isso, é importante conhecê-los para manter a saúde dos olhos com o acompanhamento profissional necessário. Confira abaixo os mais comuns:

Miopia

A miopia é um dos problemas de vista mais comuns. Ocorre por um erro refrativo, em que há dificuldade do paciente enxergar claramente os objetos de longe. Isso acontece porque o formato do globo ocular é mais longo do que deveria ser. Dessa forma, a imagem não é formada corretamente na retina e a imagem transmitida ao cérebro não corresponde à real.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

Tratamento

O tratamento para miopia é feito com o uso de óculos ou lentes de contato, que ajudam a focar a imagem e tornar a visão nítida. Porém, existe também a possibilidade de fazer uma cirurgia a laser. Ela pode ser feita quando é constatado que o grau da doença parou de aumentar.

Hipermetropia

A hipermetropia está ligada a dificuldade de enxergar objetos de perto. Trata-se de um erro refrativo, em que a imagem é focada atrás da retina.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

Tratamento

A hipermetropia é tratada com o uso de óculos ou lentes de contato que auxiliam o paciente a enxergar corretamente os objetos de perto. Todavia, é possível recorrer à cirurgia quando houver indicação médica, onde é feita a correção definitiva da córnea.

Astigmatismo

Astigmatismo é um refrativo causado por alteração na curvatura da córnea, onde a imagem na retina aparece distorcida. Ou seja, os pacientes que possuem esse problema têm dificuldade de enxergar os objetos (tanto de perto como de longe) e pode atingir pessoas que já possuem miopia e hipermetropia.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

Tratamento

O tratamento para astigmatismo é feito através do uso de óculos ou lentes de contato adaptados para corrigir os dois problemas. Além disso, existe a possibilidade de ser feita a cirurgia de correção a laser.

Catarata

A catarata é o problema de vista mais comum em pessoas idosas. Trata-se de um embaçamento causado pela opacidade da lente natural do olho, dificultando a visão, especialmente à noite.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

Tratamento

A catarata é tratada com uma cirurgia que remove o cristalino do olho e faz a substituição por uma lente artificial.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação ou irritação que acontece na conjuntiva (membrana fina e que cobre a parte branca do olho). Dentre suas causas, estão as alergias, infecções, bactérias ou vírus.

Sintomas 

Os sintomas mais comuns são:

Tratamento

O tratamento pode ser feito através da higienização dos olhos e de compressas com água gelada ou soro fisiológico.

Glaucoma

O glaucoma é o aumento da pressão do olho, dificultando a visão, principalmente de noite. Também causa a perda progressiva do campo visual e pontos cegos. Em casos graves pode levar a cegueira.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

Tratamento

O tratamento é feito a partir do tipo de glaucoma diagnosticado. Na maioria dos casos, é feito através do uso de colírios, laser ou cirurgia.

Presbiopia

Este problema está vinculado ao fator da idade. Por isso, costuma ser encontrado em pessoas com mais de 40 anos. A presbiopia é a perda da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino, onde a capacidade de focar em objetos próximos é progressivamente diminuída.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

Tratamento

A presbiopia pode ser tratada através da utilização de óculos que auxilia na correção da percepção da imagem.

Tratamentos para problema de vista e prevenção

Alguns problemas de vista surgem no nascimento. Porém, muitos deles podem ser evitados com medidas preventivas, como:

Além disso, é possível tratar os problemas de vista de várias formas, dependendo do diagnóstico e do tipo de alteração na visão. Porém, o mais comum é o uso de óculos de grau ou lentes.

Além disso, em casos mais simples, podem ser utilizados colírios e medicamentos leves. Em casos mais graves, é possível optar por uma cirurgia.

Se você sente algum dos sintomas citados neste artigo, é hora de procurar um oftalmologista e cuidar da sua saúde ocular.

Agende agora sua consulta

Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter

Telefone

Telefone

Ligue agora, fale com nossa equipe e marque seu atendimento.

(21) 2496-1161
WhatsApp

Whatsapp

Dúvidas sobre agendamento de consulta e exame? Fale com a gente!

Clique aqui
Agendamento

Online

24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.

Agende 100% Online
Whatsapp
Agende Agora