Visão turva ou embaçada: 7 principais causas

Visão turva ou embaçada: 7 principais causas
agosto 30, 2021

A visão turva ou embaçada é um sintoma comum, sobretudo em pessoas com problemas de visão, como miopia ou hipermetropia. Nesse caso, é necessário o acompanhamento de um oftalmologista para avaliar a necessidade de corrigir o grau dos óculos.

Porém, quando aparece de repente, a visão embaçada pode significar o surgimento de outros problemas de visão, podendo apontar para doenças mais graves como catarata e glaucoma. Continue a leitura!

O que é visão turva ou embaçada?

Visão turva ou embaçada é uma diminuição da percepção visual, que causa a opacidade ou falta de nitidez da visão, resultando na incapacidade de ver detalhes.

Um dos sintomas mais comuns seguido da visão turva ou embaçada é a dor de cabeça, que pode significar erros refrativos. Além disso, a tontura e outros distúrbios também podem estar ligados ao problema.

A visão turva ou embaçada pode ocorrer em apenas um olho ou em ambos os olhos, podendo afetar todo o campo de visão ou apenas partes dele.

O que fazer quando a visão fica embaçada?

A visão turva surge de forma gradativa, sendo importante obter um diagnóstico prévio para um tratamento ideal, evitando a evolução das doenças. Se atente caso haja o surgimento repentino dos sintomas, podendo caracterizar em problemas mais graves. Por isso, procure o acompanhamento com oftalmologista, fazendo avaliações constantes, cuidando da saúde dos olhos como forma de prevenção. 

1. Miopia ou hipermetropia

Os dois problemas oculares mais comuns são miopia e hipermetropia. A miopia ocorre quando a pessoa apresenta dificuldade para enxergar de longe, já a hipermetropia ocorre quando a dificuldade está em enxergar de perto. Associada à visão turva, geralmente vem acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça e cansaço.

A miopia se dá por um erro refrativo onde o foco da imagem dos objetos é feito incorretamente, fazendo com que a percepção dos objetos distantes fique prejudicada.

A doença tende a afetar os olhos de forma gradativa, piorando ao longo dos anos, necessitando trocar de óculos com regularidade. Além disso, podem surgir outros sintomas como a vista cansada e o semicerrar dos olhos.

A hipermetropia se dá por um erro refrativo que ocorre pela formação das imagens atrás da retina, ou seja, a imagem é formada incorretamente na retina. Nesse caso, o paciente tem dificuldade para enxergar de perto, sendo necessário maior esforço ocular. A doença também pode acarretar na fadiga ocular.

2. Retinopatia diabética

Trata-se de uma das principais causas da cegueira, ela ocorre por alterações estruturais que acontecem nos vasos sanguíneos da retina, liberando fluido sanguíneo para o espaço retiniano ou para o vítreo, levando a problemas na visão, assim como a visão turva.

São diversos os fatores que podem levar a essa doença além dos valores da glicemia, a hipertensão arterial, colesterolemia e hábitos tabágicos.

Outro problema que pode levar a visão turva ou embaçada é a diabetes gestacional. Nesse caso, a retinopatia diabética pode evoluir de forma mais rápida, sendo recomendável e extremamente importante que as gestantes efetuem exame de fundo ocular no início da gravidez e depois da gestação.

3. Presbiopia

É um problema frequente, sobretudo em pessoas com mais de 40 anos, onde existe a dificuldade em focar de perto. Ela é normalmente corrigida com o uso de óculos de leitura.

Outro sintoma corriqueiro que pode surgir é a dificuldade de enxergar em baixa luminosidade e em focar pequenos objetos e letras. Esses sinais normalmente começam a aparecer entre os 40 e 50 anos de idade, onde a capacidade de foco dos olhos diminui consideravelmente, surgindo junto disso, o cansaço visual durante a leitura em longos períodos.

4. Astigmatismo

Erro refrativo que acontece em determinado eixo, onde a imagem na retina fica desfocada. Está entre os problemas de visão mais populares, podendo estar relacionado com outros erros refrativos como a miopia e a hipermetropia.

A pessoa que possui astigmatismo foca os objetos em mais de um ponto, causando distorção na visão quando as imagens passam pela córnea, produzindo desfoque ao serem projetadas na retina.

5. Conjuntivite

Outra possível causa do surgimento da visão turva ou embaçada é a conjuntivite. Trata-se de uma infecção no olho que se dá por vírus, bactérias ou fungos, podendo ser transmitida de uma pessoa para a outra. Outros sintomas da doença são: vermelhidão nos olhos, irritação, coceira e produção excessiva de remelas.

É preciso identificar se a infecção está sendo causada por bactérias, pois pode ser necessário usar um colírio ou pomada antibiótica, como Tobramicina ou Ciprofloxacino. Assim, deve-se consultar o oftalmologista para saber qual o melhor tratamento.

6. Pressão Alta

A pressão alta pode levar a visão embaçada, embora seja menos comum. Isso ocorre quando a pressão alta acarreta no entupimento de vasos do olho, afetando a visão. Normalmente, o problema é indolor.

Caso existam sinais de que a visão embaçada foi causada pela pressão alta, é necessário procurar um médico geral e um oftalmologista para uma avaliação profissional da situação e  escolha do tratamento ideal.

7. Catarata ou glaucoma

A catarata e o glaucoma são problemas de visão que aparecem gradativamente, muitas vezes relacionados com a idade, surgindo ao longo do tempo, principalmente após os 50 anos.

A catarata é normalmente mais fácil de identificar, pois provoca o aparecimento de uma película esbranquiçada nos olhos. Por outro lado, o glaucoma geralmente vem seguido de sintomas como dor forte no olho e perda do campo de visão.

Caso existam sinais de que a visão embaçada foi causada pela catarata ou glaucoma, deve-se consultar o oftalmologista para o diagnóstico e tratamento adequado.

Além dos problemas oculares mencionados, existem outros que podem estar relacionados à visão turva ou embaçada, como:

Vale novamente ressaltar: cada problema ocular que pode causar a visão turva tem suas particularidades, sendo necessário o acompanhamento com seu oftalmologista para um diagnóstico preciso e um tratamento específico para o determinado problema. 

Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais para mais conteúdos: Facebook, Instagram e YouTube.

Agende agora sua consulta

Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter

Telefone

Telefone

Ligue agora, fale com nossa equipe e marque seu atendimento.

(21) 2496-1161
WhatsApp

Whatsapp

Dúvidas sobre agendamento de consulta e exame? Fale com a gente!

Clique aqui
Agendamento

Online

24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.

Agende 100% Online
Whatsapp
Agende Agora