Vista embaçada: o que pode ser, causas, doenças e o que fazer.

Vista embaçada: o que pode ser, causas, doenças e o que fazer.
agosto 31, 2022

Vista embaçada: o que pode ser, causas, doenças e o que fazer.

Inúmeras doenças oftalmológicas ou condições são responsáveis pela vista embaçada, que por conta da perda da nitidez ocular causa dificuldade de enxergar e distinguir os objetos, exigindo que se force a visão.

Pacientes que apresentam tal sintoma, enxergam as coisas tal como se estivessem cobertas por uma névoa, que impossibilita a distinção de detalhes. Isso pode acontecer em um olho ou nos dois, exigindo uma investigação meticulosa quando gradual e persistente, ou repentina.

Ainda que a visão embaçada indique o desenvolvimento de miopia, por exemplo, pode estar relacionada a algo mais grave como catarata. Daí a importância de procurar um oftalmologista diante dos primeiros sintomas.

Saiba mais sobre as principais causas da vista embaçada e o que fazer!

Causas da visão embaçada

Seja em um olho ou nos dois, a vista embaçada indica que algo não vai bem. Quando a causa é cansaço visual, o repouso é suficiente para reestabelecer a nitidez, o mesmo acontece quando o desfoque é provocado por dores de cabeça.

Porém, o sintoma pode estar atrelado a um erro de refração cujas doenças mais comuns são a miopia, a hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Em casos mais graves, a vista embaçada é sintoma de doença ocular mais séria ou ainda de distúrbio neurológico.

Confira as principais causas da vista embaçada a seguir.

Catarata

Atrelada ao envelhecimento, a catarata é mais comum após os 50 anos, e causa a perda da transparência do cristalino, a lente do olho. Essa perda gradual, acarreta turvação da visão, que vai ficando escura até se atingir a cegueira total. A catarata pode ser revertida por cirurgia, que substitui o cristalino por uma lente artificial.

Diabete

A retinopatia pode acometer pacientes diabéticos do tipo 1 e 2, provocando o desgaste da retina danificando seus vasos sanguíneos. Como consequência, a vista fica embaçada, há dificuldade de ver durante a noite, e perda da visão central e/ou periférica, com visualização de pontos. O tratamento adequado da diabete, controlando a glicemia, consegue evitar o distúrbio.

Pressão alta ou baixa

Em casos de alta pressão arterial, a vista embaçada surge acompanhada de dores de cabeça, zumbidos no ouvido, falta de ar e dores no peito, sendo que os sintomas podem estar atrelados a uma crise aguda ou início de um AVC (Acidente Cardiovascular). Já se o quadro for de pressão baixa, a falta de nitidez na visão surge associada a tontura e fraqueza, causando desmaios.

Miopia, Hipermetropia ou Presbiopia

Estão entre as causas mais comuns da vista embaçada, e todas são decorrentes de problemas refrativos que são facilmente corrigidos por meio de lentes de contato, óculos de grau ou cirurgias a laser.

Além da visão embaçada, o paciente costuma sentir dores de cabeça, cansaço ocular, tonturas e dificuldade de concentração. A miopia, caracterizada pela dificuldade de enxergar com nitidez objetos distantes, costuma aparecer na infância ou adolescência.

A hipermetropia, cuja dificuldade de nitidez é para objetos a poucos centímetros de distância, é mais comum em crianças e adolescentes. Diferente da presbiopia, que apresenta os mesmos sintomas, porém é causada pelo envelhecimento, por isso comum em pessoas com mais de 40 anos.

Outra doença oftalmológica que provoca a vista embaçada é o astigmatismo, que desfoca a visão por conta de uma falha na curvatura do córneo ou cristalino. Seu desenvolvimento acontece em qualquer fase da vida e está relacionado a fatores genéticos, tal como a miopia e a hipermetropia.

Conjuntivite

A conjuntivite é conhecida por causar vermelhidão nos olhos, coceira, remelas e sensação de coceira. Porém, a infecção ocular provocada por vírus, bactéria ou fungo, também pode deixar a visão embaçada.

Descolamento da retina

Revestindo o fundo do globo ocular, a retina capta as imagens e as envia para o cérebro, graças a abundância de células nervosas que contém. Fatores como lesões, inflamações, diabete, miopia, idade, entre outros, podem causar o descolamento da retina, que além da vista embaçada, provoca perda da visão periférica, manchas escuras e moscas-volantes. A condição é corrigida por meio de cirurgia.

Glaucoma

Relacionado a fatores hereditários, inflamações e traumas oculares, o glaucoma é caracterizado por uma elevação da pressão intraocular que danifica o nervo óptico, levando a perda gradual da visão. A princípio não é sentido sintoma algum, apenas em estágio mais avançado percebe-se a vista turva. A consulta regular ao oftalmologista previne o glaucoma e outras das doenças oculares citadas anteriormente.

Afinal, o que fazer quando vista embaçar?

Como vimos, a vista embaçada é um sintoma. Pode aparecer durante o desenvolvimento de alguma condição ou doença ocular, ou mesmo por conta de outros fatores não relacionados, diretamente, aos olhos.

Pessoas que trabalham de frente para o computador, costumam sentir com maior frequência cansaço nos olhos, acompanhado de dores de cabeça e visão turva ou embaçada. Reestabelecendo o sentido após longas horas longe de telas e/ou após descansar.

Porém, nem sempre a visão retoma a nitidez, tornando-se cada vez mais embaçada com o passar do tempo. Casos onde o embaçamento é persistente ou repentino, geralmente, apontam para a existência de alguma das doenças mencionadas, conforme os demais sintomas apresentados em conjunto.

Além de dificultar a visão e impedir que os objetos e pessoas sejam percebidos em sua riqueza de detalhes, a vista embaçada se diferencia da chamada visão turva, porque na segunda a imagem fica obscurecida e leitosa, sendo mais comum nos casos de catarata. A visão embaçada, é como uma névoa que desfoca a imagem, semelhante ao fenômeno que ocorre nos vidros quando a diferença de temperatura provoca um choque térmico.

Independente da condição em que ocorreu a visão embaçada, mesmo em casos de cansaço dos olhos, procurar um oftalmologista é a ação mais indicada. Afinal, a vista embaçada indica que algo não vai bem e precisa de atenção. A visita preventiva ao médico impossibilita que doenças avancem para quadros mais graves, pois são detectadas logo de início e tratadas com antecedência.

A Americas Oftalmocenter é composta por uma equipe de mais de 65 médicos especialistas. Já são mais de 500 mil pacientes atendidos, agende agora sua consulta.

Agende agora sua consulta

Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter

Telefone

Telefone

Ligue agora, fale com nossa equipe e marque seu atendimento.

(21) 2496-1161
WhatsApp

Whatsapp

Dúvidas sobre agendamento de consulta e exame? Fale com a gente!

Clique aqui
Agendamento

Online

24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.

Agende 100% Online
Whatsapp
Agende Agora