Banner Cirurgias

Implante de Istent

A Cirurgia de Implante de Istent é um procedimento realizado com o objetivo de controlar o avanço do glaucoma. O implante restaura a capacidade do olho em drenar o humor aquoso através da via natural e fisiológica, que é a via trabecular. Após a cirurgia, o paciente não recupera a visão que já foi perdida, mas evita-se a progressão acelerada do glaucoma.

Nos últimos anos, novas técnicas cirúrgicas menos invasivas vêm sendo desenvolvidas como alternativa às cirurgias convencionais. Esses avanços trouxeram as chamadas Cirurgias Minimamente Invasivas para Glaucoma (MIGS), com uma abordagem capaz de proporcionar mínimo dano estrutural e fisiológico, baixo risco e rápida recuperação pós-operatória. O implante de istent é uma dessas novas técnicas.

Os istents costumam ser feitos de titânio e revestidos com heparina, tendo um excelente perfil de segurança. São, praticamente, microscópicos. Portanto, seu uso preserva os tecidos oculares e não interfere em cirurgias futuras, caso sejam necessárias.

Hoje esse tipo de cirurgia já se encontra realizada em mais de 300 mil olhos ao redor do mundo, com cada vez mais pacientes sendo beneficiados.

O glaucoma é controlado principalmente com colírios sob prescrição. Se a doença passa a progredir ou se o paciente deixa de responder ao tratamento com os colírios, indica-se uma solução cirúrgica. Hoje, com o avanço da tecnologia, é possível indicar a implantação de um istent nos estágios iniciais do glaucoma. No entanto, nem todos os tipos de glaucoma podem ser tratados por meio da implantação dos istents.

O procedimento é indicado para pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto leve a moderado, ou em associação com a Cirurgia de Catarata em pacientes que necessitam de uma redução da pressão intraocular (PIO).

Mas antes de decidir-se pela cirurgia, é preciso que o médico avalie o paciente, é claro. A detecção do glaucoma se dá por meio de um exame oftalmológico no qual o médico realiza a medida da pressão intraocular e um exame do nervo óptico, entre outros exames.

O glaucoma, na verdade, não é apenas um tipo de doença, mas é o nome dado para um grupo de doenças que podem causar cegueira. Em todos os tipos de glaucoma, é notado uma alta pressão ocular, que aos poucos danifica o nervo que liga o olho ao cérebro, causando comprometimento visual.

É esse comprometimento que lentamente, se não tratado, seja com colírios ou com cirurgia em casos que assim o peçam, piora progressivamente.

A técnica cirúrgica para implantar o istent é microinvasiva, ou seja, é realizada através de microincisão. Trata-se de um procedimento ambulatorial rápido, realizado sob anestesia local e sem necessidade de internação. Isso garante maior segurança na operação.

Com o implante do istent, cria-se uma passagem através da malha trabecular, permitindo um aumento da facilidade do fluxo de saída e subsequente redução da pressão intraocular.

Muitas vezes, para que o paciente não seja submetido a dois atos cirúrgicos, opta-se por fazer a chamada cirurgia combinada: Facectomia (cirurgia da catarata) + Tratamento microinvasivo para glaucoma (implante de istent).

O dispositivo também pode ser implantado em pacientes que continuem a apresentar pressão intraocular elevada após tratamento com medicação para o glaucoma e cirurgia convencional do glaucoma.

Após o procedimento, o médico costuma prescrever o uso de colírio antibiótico e anti-inflamatório.

Normalmente, o tempo de recuperação é rápido. É possível que o médico oftalmologista recomende alguns dias de afastamento do trabalho.

Se for o caso, durante esses dias, o paciente deve também evitar atividades que exijam esforço, como esportes, levantar objetos pesados ou realizar qualquer movimento brusco que possa aumentar sua pressão ocular.

  • Destruição mínima de tecido
  • Menor tempo cirúrgico
  • Recuperação visual pós-operatória rápida
  • Preservação da superfície ocular
  • Eliminação ou redução da necessidade de usar colírios para controlar a pressão intraocular

Em relação ao último item, a experiência médica observa que uma das maiores queixas dos pacientes portadores de glaucoma é o uso excessivo de colírios em horários específicos, o que compromete suas rotinas diárias, ou muitas vezes faz com que sua complexidade dificulte o controle da doença.

Para esses casos, o implante de istent torna-se um tratamento duplamente benéfico. Além de reduzir a pressão intraocular para níveis considerados mais seguros, ele faz com que o uso de colírios diminua, ou em alguns casos, seja extinto. Assim, melhora a qualidade de vida do paciente.

Não custa lembrarmos também que quanto menor a pressão intraocular, menor a chance de complicações oculares ocasionadas pelo glaucoma.

NOSSOS ESPECIALISTAS EM Implante de Istent

logo

Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.

facebook
intagram
linkedin

© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.