Banner Cirurgias

Astigmatismo

Como é a visão de quem tem astigmatismo?

A pessoa com astigmatismo enxerga os objetos de forma desfocada quando estes passam pela retina, o que causa a sensação de visão turva ou embaçada. A retina funciona como uma lente, sendo a parte do olho responsável por formar a imagem dos objetos e levá-los ao cérebro.

Quando a pessoa tem astigmatismo, as imagens são focadas em mais de um ponto, o que distorce a visão quando a imagem passa pela córnea. Resumindo, quando as imagens chegam ao cérebro, elas estão distorcidas e embaçadas.

Como já abordado, o astigmatismo está entre os problemas de visão que mais acometem os brasileiros e pode ser originário de outras doenças. Por isso, é importante procurar o oftalmologista assim que surgirem os primeiros sintomas.

Tipos de astigmatismo

Existem alguns tipos de astigmatismo. Veja abaixo:

1. Astigmatismo miópico

Geralmente, o paciente com esse tipo de astigmatismo possui miopia, que é uma doença ocular bem frequente.

2. Astigmatismo hipermetrópico

O astigmatismo hipermetrópico é quando a doença vem junto com outra anomalia visual: a hipermetropia. Nas crianças, esse tipo de astigmatismo pode ocasionar perda irreversível de visão se não for tratado antes dos 6 anos de idade.

3. Astigmatismo infantil

O astigmatismo atinge cerca de 60% dos brasileiros e, geralmente, essa doença surge desde o nascimento. É por isso que a preocupação com a saúde ocular deve vir desde a infância. É importante que o bebê faça logo o teste do olhinho ao nascer e logo no primeiro ano de vida os pais levem a criança ao oftalmologista, a fim de detectar doenças oculares que podem ser tratadas com exames simples.

Afinal, quando o surgimento ocorre na infância, isso pode ser muito prejudicial para as crianças, pois afeta o desenvolvimento escolar.

Sintomas de astigmatismo

Um dos primeiros sinais de astigmatismo é a sensação de visão embaçada. Ou seja, a pessoa começa a enxergar de forma embaçada, como se estivesse assistindo a uma televisão antiga. Entre os principais sintomas, podemos destacar:

• Visão desfocada, confundido letras ou números que se parecem;
  • Vista cansada para ler;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Muita sensibilidade à luz;
  • Dores de cabeça (em alguns casos);
  • Dificuldade para enxergar imagens que estão perto ou longe;
  • Dificuldade de enxergar à noite, o que também pode ser causada por miopia.

Como já foi alertado, se por acaso você apresentar qualquer um desses sintomas, a recomendação é procurar um médico oftalmologista para evitar que o quadro se agrave.

Causas principais

Na infância, essa doença ocular aparece devido a um erro refrativo da curvatura da córnea. Caso apareça mais tarde, geralmente ocorre devido a outros problemas de visão, como miopia e hipermetropia. Neste caso, ocorre um astigmatismo composto, pois se associa a outras doenças oculares

Para detectar a doença, o oftalmologista utiliza um equipamento conhecido como “auto refrator”, que permite descobrir onde há o defeito no eixo da curvatura da visão.

Além disso, também é aplicado um teste de visão. Durante o exame, o paciente precisa conseguir ler de forma clara letras e números de tamanhos diferenciados que ficam projetados na parede. Se a pessoa tiver astigmatismo, ela não vai conseguir identificar as letras e números.

Como corrigir?

O tratamento para astigmatismo deve ser sempre recomendado por um oftalmologista, para que esse profissional possa analisar o grau da doença e saber se o paciente precisa de lente ou de óculos.

Em casos graves, o médico irá recomendar a cirurgia ocular para modificar a córnea e melhorar a visão. Lembrando que a cirurgia só pode ser feita por pacientes maiores de 21 anos, que poderão deixar de usar óculos e lentes após o procedimento.

Ela pode ser efetuada com laser e seu resultado tem sido bem positivo e sem grandes complicações. O importante é que o paciente faça os exames complementares e que o médico avalie diversos fatores como: idade, condição de saúde e qual o tipo e grau de astigmatismo.

Gostou deste artigo e esclareceu todas as suas dúvidas sobre astigmatismo? Se você está a procura de uma clínica especializada em oftalmologia, aqui na Americas Oftalmocenter realizamos os melhores procedimentos para corrigir essa e outras doenças oculares.