Banner Cirurgias

Conjuntivite Bacteriana

O que é conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana é uma infecção da camada externa do branco dos olhos, causada por bactéria na conjuntiva. Essa infecção pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois e não costuma deixar sequelas. Identificada pelo CID H10 na Classificação Internacional de Doenças.

A conjuntivite, de modo geral, é a inflamação da conjuntiva, a membrana fina e transparente que forra a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras.

A conjuntivite bacteriana geralmente dura de uma a duas semanas, e, a depender de sua intensidade, pode passar sozinha ou a partir do uso de antibióticos.

A conjuntivite bacteriana em crianças – assim como todo tipo de conjuntivite infantil – deve ser acompanhada de perto, com atenção. Os canais lacrimais das crianças são menores que os de adultos, o que faz com que estejam mais susceptíveis a contaminação.

Em termos de estatísticas globais, casos de conjuntivite de todos os tipos respondem por 1% de toda a atenção básica à saúde e consultas de emergência. A cada ano, 6 milhões de pessoas apresentam algum tipo de conjuntivite.

Causas de conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana é causada por uma infecção por bactérias. A contaminação, na maior parte dos casos, acontece quando o paciente tem contato próximo com uma pessoa que já está com algum estágio de conjuntivite.

Mas também pode acontecer quando o paciente utiliza pincéis acessórios de maquiagem contaminados. Infecções de ouvido ou garganta também pode sem a causa, ou até mesmo uma infecção bacteriana sexualmente transmissível.

Os tipos de bactérias causadores da conjuntivite bacterina variam de acordo com o lugar, mas costumam ser Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus spp e Moraxella catarrhalis. Essas bactérias também podem se disseminar por uma infecção de ouvido ou de garganta.

Já a conjuntivite neonatal – em recém-nascidos – é decorrente de uma infecção gonocócica materna e/ou de uma infecção por clamídia. A conjuntivite neonatal ocorre em 20 a 40% dos bebês cujo parto ocorreu por meio de um canal de nascimento infectado.

Sintomas de conjuntivite bacteriana

Os sintomas de conjuntivite bacteriana costumam aparecer em um olho, mas frequentemente se disseminam para o outro olho em questão de dias. Esses são os principais sintomas que acompanham a existência de uma conjuntivite bacteriana:

• Vermelhidão no olho afetado ou em ambos
  • Presença de secreção espessa e amarelada, de textura purulenta
  • Produção excessiva de lágrimas
  • Coceira e dor nos olhos
  • Hipersensibilidade à luz
  • Sensação de areia nos olhos

Em alguns casos, pode-se notar o surgimento de um ligeiro inchaço em redor dos olhos, o que não significa piora da infecção ou qualquer preocupação a mais, embora também seja um dos principais sintomas de conjuntivite.

Diagnóstico

O diagnóstico baseia-se na aparência do olho e na presença de outros sintomas. Ou seja, com base na clínica sintomatológica, o oftalmologista observa se há lacrimejamento excessivo, secreções, inchaço e outros sintomas da conjuntivite bacteriana.

Basta uma consulta e o médico oftalmologista conseguirá determinar se há ou não conjuntivite bacteriana. Dados dos Estados Unidos indicam que das pessoas que vão ao consultório com alguma conjuntivite contagiosa, apenas 30% são casos de conjuntivite bacteriana.

Esfregaços e culturas bacterianas são realizados apenas em pacientes com sintomas graves, imunossupressão, terapia inicial ineficaz ou olho vulnerável (como, por exemplo, em casos de pessoas que passaram por transplante de córnea).

Esfregaços e raspados conjuntivais devem ser examinados microscopicamente. Para identificar as bactérias, deve-se usar coloração de Gram. Das conjuntivites consideradas agudas, em cada 100.000 casos, um pouco mais de 1.000 terminam por ser bacterianas. Ou seja, em torno de 1%.

Quanto tempo dura conjuntivite bacteriana?

A conjuntivite bacteriana dura, em média, entre 10 a 14 dias, mesmo sem tratamento. Porém, com o tratamento da conjuntivite, os sintomas costumam desaparecer em apenas 2 a 3 dias.

Como tratar conjuntivite bacteriana?

O tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. O tratamento para conjuntivite bacteriana pode ser realizado com formas farmacológicas e não farmacológicas.

No tratamento não farmacológico, o paciente aplica compressa de água gelada quatro vezes por dia, por 15 minutos a cada vez. Essa medida deve estar associada ao ato de lavar os olhos com Solução Fisiológica 0.9% sem conservante e gelado justamente na hora em que o paciente acordar, para retirar o excesso de secreção.

Tratamentos para catarata

No tratamento farmacológico, a orientação é utilizar colírio antibiótico ou pomadas oftalmológicas para tratar e também prevenir a disseminação da infecção. De todos os casos que chegam aos consultórios com conjuntivite bacteriana, 80% precisa ser tratado com antibióticos.

A conjuntivite bacteriana em crianças deve ser tratada da mesma maneira, ou de maneira farmacológica ou não farmacológica. Já a oftalmia neonatal é prevenida pelo uso rotineiro de colírios de nitrato de prata ou pomada de eritromicina no momento do nascimento.

Medidas para prevenir

Alguns cuidados que podem ajudar a prevenir a infecção bacteriana são: remover completamente a maquiagem, limpar os cílios corretamente, lavar os olhos com água e sabão, evitar o contato com qualquer pessoa infectada de conjuntivite.

O que o paciente não deve fazer: comparecer a lugares onde há aglomerações, nadar em piscinas, compartilhar toalhas ou travesseiros. Outra coisa que o paciente não deve fazer é levar as mãos aos olhos ou ao rosto sem ter acabado de lavar as mãos.

Caso o paciente use lentes de contato, ele deve lavar as mãos antes de colocar e retirar as lentes. Os pacientes devem parar usar lentes de contato enquanto estiverem com conjuntivite. E assim que houver melhora da conjuntivite bacteriana, o paciente deve trocar o par de lentes para não se contaminar outra vez.

Durante o verão, é importante redobrar os cuidados. É quando os raios solares estão mais fortes e podem danificar algo em olhos desprotegidos. Doenças como conjuntivite, ceratite, alergias e olho seco são mais comuns no verão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), há 46% mais chances de desenvolver doenças causadas por vírus e bactérias durante esta estação.

Quais os perigos da conjuntivite bacteriana?

Pessoas com conjuntivite bacteriana leve ou moderada geralmente não têm complicações ou efeitos duradouros. Mas caso o tratamento da conjuntivite não seja feito de forma correta, a infecção pode evoluir para a córnea.

Nesse estágio, podem surgir sintomas como piora da dor e dificuldade aumentada para enxergar. As pessoas com conjuntivite bacteriana grave ou difícil de tratar podem desenvolver lesões oculares ou até uma propagação da infecção para outras partes do corpo, embora seja incomum.

A conjuntivite bacteriana em recém-nascidos também pode se espalhar e causar complicações, tais como danos oculares ou pneumonia. Por isso, os recém-nascidos com conjuntivite devem sempre ser vistos por um médico o mais rápido possível.

Perguntas frequentes

Conjuntivite bacteriana é contagiosa?

A conjuntivite bacteriana é altamente contagiosa. Na maioria dos casos, a infecção surge por transmissão, quando se entra em contato com uma pessoa infectada, especialmente se não existirem cuidados de higiene adequados.

Qual a diferença entre conjuntivite viral e bacteriana?

Para saber se a conjuntivite é viral ou bacteriana, é necessária uma consulta simples ao médico oftalmologista. O olho com conjuntivite bacteriana fica mais vermelho, enquanto na conjuntivite viral o pus é mais claro, em menor quantidade, o que a torna mais leve.