A Degeneração Macular Relacionada à Idade, DMRI, é uma das principais causas de cegueira em pessoas que possuem 50 anos ou mais.
Alguns avanços na medicina e em pesquisas trouxeram mais informações sobre a genética da doença, assim como a possibilidade de um novo tratamento para Degeneração Macular Relacionada à Idade.
Se você deseja entender melhor sobre o assunto, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença que acontece na retina, na parte chamada de mácula. Ela faz com que a visão seja perdida de forma progressiva. Quando um paciente é acometido pela Degeneração Macular Relacionada à Idade, as células fotorreceptoras passam por degeneração.
Os fotorreceptores são as células sensíveis dessa região, que são as responsáveis por converter a luz da mácula em impulsos elétricos. Esses impulsos são enviados para o nosso cérebro.
É comum que os pacientes não saibam que possuem a doença até que um problema afete suas vistas. Ou seja, quando a doença está em um nível mais grave.
Isso acontece porque, no começo, a doença não possui sintomas, apenas visão embaçada. Conforme a doença avança, algumas manchas podem ser observadas, e quando um olho é afetado, normalmente o outro também desenvolve DMRI.
Existem dois tipos principais de DMRI, a DMRI úmida e a DMRI seca. Confira a seguir algumas das características de cada uma delas:
Quando o paciente é acometido pela perda de visão por conta do tipo úmida da Degeneração Macular Relacionada à Idade, ela pode ser mais facilmente percebida do que a DMRI seca.
Outro sintoma comum de DMRI é um crescimento anormal dos vasos sanguíneos, que pode acometer primeiro um olho e depois evoluir para o outro.
A perda de visão total acontece com o passar dos anos, e mesmo que os pacientes acometidos pela DMRI seca não percam totalmente suas visões centrais, as tarefas realizadas no dia a dia podem se tornar mais difíceis de serem feitas.
Justamente por isso, é essencial que as pessoas procurem um oftalmologista o quanto antes para receberem o diagnóstico e dar início ao tratamento da DMRI, para que a qualidade de vida não seja afetada.
Não podemos dizer com clareza quais são as causas da Degeneração Macular Relacionada à Idade, mas existem alguns fatores que estão associados ao risco aumentado do desenvolvimento dessa doença.
MAlguns desses fatores de risco são a idade, a exposição ao sol, obesidade, hipertensão, predisposição genética, cigarro e consumo em excesso de gordura.
Quando os pacientes são acometidos pela Degeneração Macular Relacionada à Idade do tipo seca, a perda de visão central é um dos principais sintomas, e acontece de forma progressiva, sem gerar nenhum tipo de dor.
Além disso, outros sintomas também podem aparecer, como, por exemplo:
O diagnóstico da
Degeneração Macular Relacionada à Idade é feito
através de um exame médico com
Dentre os exames mais comuns a serem realizados, podemos destacar a tomografia de coerência óptica (OCT), angiografia com fluoresceína e fotografias em cores.
Os médicos costumam fazer o diagnóstico da DMRI através do oftalmoscópio. Isso porque, a retina lesionada é visível mesmo que os sintomas não tenham aparecido ainda. E então, o tratamento da DMRI é iniciado.
A Degeneração Macular Relacionada à Idade tem como maior característica o comprometimento da mácula, que fica localizada na parte central da retina.
Por conta disso, com o passar do tempo e pela falta de tratamento, a DMRI pode causar cegueira irreversível em pacientes com 50 anos ou mais.
Como podemos ver, a Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença que não possui cura efetiva, e pode gerar cegueira irreversível. Cada vez mais podemos observar que essa doença tem sido comum em pessoas mais velhas.
Hoje em dia existem muitas opções de tratamento que podem diminuir a progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade, e dependendo do caso, pode até ajudar na recuperação de parte da visão que foi perdida.
O tratamento da DMRI pode ser feito com alguns medicamentos anti-VEGF, que são aprovados apenas para esse fim, pois trazem mais eficiência e segurança aos pacientes.
Esses medicamentos que são aprovados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar são cobertos pelos planos de saúde e também podem estar disponíveis, de forma gratuita, no governo. Eles possuem indicação específica para esse tratamento.
Com a chegada de novos tratamentos, muitas expectativas sobre a restauração da visão central de forma parcial nos pacientes com Degeneração Macular Relacionada à Idade são geradas.
Nos próximos anos, é possível que os estudos clínicos avancem ainda mais, ajudando a recuperar a visão dos pacientes que foram acometidos pela DMRI, além de prevenir que essa doença se desenvolva em pessoas que possuem fatores de risco aumentado.
O paciente pode ter liberação para dirigir, mesmo tendo DMRI, e isso vai depender da visão dele e não da doença. Se a visão for normal nos dois olhos, não existe problema em dirigir, mesmo com a degeneração macular.
Por ser uma doença que afeta a região central da retina, é comum que os pacientes enxerguem de forma reduzida, ou seja, sem muita nitidez, sentir a visão embaçada e ter dificuldade de ler, em alguns casos.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco através do site e tire todas as suas dúvidas!
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2025 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.