Banner Cirurgias

Presbiopia

O que é presbiopia?

Popularmente conhecida como vista cansada, a presbiopia é caracterizada pela piora da visão com o avançar da idade, o que faz parte do envelhecimento natural das pessoas. É um problema de vista comum, que acontece com todos a partir, mais ou menos, dos 40 anos de idade.

O olho com presbiopia não consegue fazer foco como anteriormente, então a pessoa tem um queda na qualidade da visão de perto, começa a afastar, com o braço, os objetos diante de si, para que a visão cansada os enfoque melhor. Por isso alguns também chamam a presbiopia de síndrome do braço curto.

Essa falta de foco decorre de um erro refrativo, que é quando o olho não consegue uma refração apropriada da luz, ou seja, a luz não chega com nitidez à retina e a imagem que se forma é embaçada, desfocada, opaca. A presbiopia pode surgir isoladamente ou combinada com os outros três tipos de erro refrativo: miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Os olhos se desgastam naturalmente, resultando nessa falta de foco. Na Classificação Internacional de Doenças, o número da conjuntivite bacteriana é CID 10-H52.4.

O que pode causar presbiopia?

A principal causa da presbiopia é o avanço natural da idade. Dentro do nosso olho nos temos o cristalino, (espécie de lente orgânica do globo ocular) e, com o passar dos anos, o cristalino vai perdendo a sua elasticidade e sua capacidade de focar em objetos a diferentes distâncias do olho.

Não há como evitar, 100% das pessoas sentem esse processo. O olho perde força e passa a não focar com a mesma precisão, detalhamento e nitidez como fazia quando o paciente era mais jovem.

Aos poucos, a pessoa deixar de conseguir enxergar com nitidez os objetos próximos. No entanto, há elementos que pode acelerar esse processo, principalmente o abuso no uso de aparelhos eletrônicos que emitem luz azul.

Também há outros fatores de risco, associados a diversos problemas de saúde, que podem facilitar em um determinado paciente o desenvolvimento precoce da presbiopia: diabetes, anemia, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla; e o uso de medicamentos antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos.

Sintomas da presbiopia

Entre os sintomas mais comuns da presbiopia, estão:

• Visão cansada
  • Visão desfocada de objetos próximos ou distantes
  • Necessidade de óculos de grau ou lentes de contato para melhorar o foco
  • Enxaquecas frequentes
  • Dificuldade para ler livros, bulas de medicamentos e mensagens em telas eletrônicas
  • Ardência ocular
  • “Síndrome do braço curto” (quando é necessário se afastar de algo para conseguir ler ou enxergar)
  • Dificuldades no trabalho e queda da produtividade
  • Manchas de visão de perto
  • Dificuldade em enxergar com pouca luz
  • Os olhos doem, principalmente ao redor deles
  • Vermelhidão e lacrimejamento

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado através de exames feitos pelo médico oftalmologista. Mas como é um problema de vista comum, basta uma visita ao médico para que a presbiopia possa ser facilmente investigada e, se for o caso, diagnosticada e então tratada.

Presbiopia tem cura?

Não existe cura para a presbiopia, dado que é um elemento natural ao envelhecimento de cada ser humano. Considerando as causas da presbiopia, o que existe é retardamento.

Ao longo da vida, certos hábitos podem retardar o aparecimento dos sintomas da presbiopia e a ocorrência do erro refrativo. Quanto mais consciente e mais saudável o paciente passar ou entrar no processo de envelhecimento, menos impactos ele sentirá, e mais tarde ele chegará a ter uma visão cansada realmente de baixa qualidade.

Alguns hábitos que podem ser efetivos para o retardamento do surgimento da presbiopia:

• Ler em ambientes bem iluminados
  • Aumentar o tamanho da fonte do texto em aparelhos eletrônicos
  • Fazer longas pausas e piscar os olhos diversas vezes em frente ao computador, o que aumenta a lubrificação e reduz o ressecamento
  • Utilizar monitores que possuam recurso antirreflexo e que tenham uma melhor resolução de imagens
  • A partir dos 40 anos, ir ao menos uma vez por ano ao médico oftalmologista
  • Estabelecer limites de tempo para uso de telas que emitem luz azul

Tratamento: como corrigir a presbiopia?

O tratamento da presbiopia e a correção da presbiopia levam em consideração as causas da presbiopia, ou seja, o desgaste natural. Assim, há apenas três formas para tratamento do erro refrativo e correção da presbiopia: uso de lentes de contato, uso de óculos de grau ou realização de um procedimento cirúrgico.

• Lentes de contato: Elas podem ser para perto ou multifocais, ou seja, tanto para longe quanto para perto. Favorecem os pacientes que não gostam de óculos, além de serem mais adaptáveis para cada caso pessoal. A desvantagem é a demanda por um cuidado maior com a higiene, dado que as lentes são usadas em contato direto com a superfície do globo ocular.
  • Óculos de grau: Eles podem ser para perto ou multifocais. É uma opção rápida e prática para corrigir o problema, mas há quem não se adapte ao uso de óculos e veja neles uma barreira, por exemplo, para a prática de esportes, entre outras situações da vida cotidiana.
  • Cirurgia refrativa a laser: é uma alternativa para a pessoa que quer abandonar para sempre as lentes de contato ou os óculos de grau. A taxa de sucesso da cirurgia é de 95% , embora nem todo paciente com presbiopia se encaixa nos requisitos necessários para realizar o procedimento.

Perguntas frequentes

A Presbiopia pode levar à Catarata?

A catarata ocorre devido ao aumento progressivo da opacidade do cristalino do olho, o mesmo que perdendo sua capacidade de focar causa presbiopia. A presbiopia tende a evoluir com os anos e na sequência é normal que os primeiros sinais de catarata apareçam, justamente pela perda da transparência do cristalino.

É possível reverter a presbiopia?

O meio para reverter é uma cirurgia de presbiopia que na verdade é uma cirurgia de catarata. Nesse procedimento retira-se o cristalino e insere-se uma lente intraocular definitiva multifocal, faz-se correção da presbiopia e paciente fica com uma excelente visão para longe e perto, sem nenhum tipo de lente corretiva.