Banner Cirurgias

Tumores de Retina

O que são Tumores de Retina?

Os tumores de retina são crescimentos atípicos das células que compõe as diferentes estruturas do olho. Eles acometem as células retinianas, por isso o paciente parece estar com a retina inchada.

Embora sejam raros, os tumores de retina estão entre as condições de saúde ocular mais graves, principalmente se diagnosticados tardiamente. Podem acometer desde crianças em seus primeiros meses de vida até pessoas adultas e da terceira idade.

Na maior parte das vezes, o tumor na retina é metástico ou secundário. Nesses casos, sua origem está em outras partes do corpo, como próstata, rim, mama, pulmão, e se dissemina até o olho por meio da corrente sanguínea ou sistema linfático.

3 Tipos de tumores mais comuns entre os brasileiros

1. Melanoma de Coróide

O melanoma de coróide é um crescimento atípico das células da coroide, o que pode provocar queda de qualidade da visão quando o tumor está associado a um descolamento de retina, ou quando é grande e resulta em uma espécie de sombra na visão. Também pode causar metástases no fígado, pulmões ou no cérebro.

Entre os tumores oculares, o melanoma de coroide é o mais frequente em adultos – estudos apontam que a cada 1 milhão, seis desenvolvem este tumor. Os mais atacados por este tumor são pessoas brancas com cabelos loiros e olhos claros, entre 60 e 70 anos.

Costuma ser assintomático. O tratamento da melonoma de coroide pequena é a termoterapia transpupilar . Para a melonoma de tamanho médio (radiação no tumor) é indicada braquiterapia ocular, enquanto para os de tamanho grande, a enucleação (remoção do globo ocular).

2. Retinoblastoma

O retinoblastoma é caracterizado por um tipo de brilho branco (ou perda do reflexo vermelho na pupila), como se uma luz branca piscasse dentro da pupila, o que dá um aspecto de olho de gato no escuro. Em alguns casos, há estrabismo precoce. A evolução do retinoblastoma merece atenção redobrada: ele pode invadir o nervo óptico, alcançar o cérebro,

O retinoblastamo é transmitido por hereditariedade em 10% dos casos, e os outros 90% ainda têm causa desconhecida, embora saiba-se que a origem é genética: decorre de uma mutação de um gene do cromossomo 13. É o tumor mais frequente em crianças, e costuma aparecer principalmente entre 1 e 3 anos de idade.

O tratamento será indicado conforme o estágio em que se encontra o retinoblastoma. Os principais métodos são cirurgia, radioterapia, terapia a laser (fotocoagulação ou termoterapia), crioterapia e quimioterapia.

3. Linfoma intraocular

O linfoma intraocular é um subtipo do linfoma não-Hodgkin (LNH). Ele pode se desenvolver no olho ou ser resultado da disseminação de outra doença.

O linfoma intraocular costuma ter origem nas células do sistema imunológico, muitas vezes relacionado a linfomas no cérebro.Adultos e idosos têm mais chance de desenvolver este tumor, pois estão na mesma faixa etária de prevalência do LNH.

Os sintomas envolvem manchas no campo de visão, visão embaçada, vermelhidão ou inchaço no olho e maior sensibilidade à luz. O tratamento varia de acordo com a agressividade do tumor, mas costuma ser realizado com radioterapia local na maior parte dos casos e, em casos mais graves, trata-se com quimioterapia e radioterapia.

Sintomas de tumor no olho

Os principais sintomas de tumor no olho são esses:

• Problemas de visão, como perda repentina da visão ou visão embaçada
  • Pontos ou riscos que parecem se deslocar pelo campo de visão ou flashes de luz
  • Perda do campo visual
  • Mancha que cresce na íris, a parte colorida do olho
  • Alteração no tamanho ou na forma da pupila
  • Mudança de posição do olho na órbita ocular
  • Olhos que ficam saltados

Como identificar câncer na retina?

O diagnóstico de um câncer na retina dos olhos é feito pelo oftalmologista num exame regular, principalmente através do exame de fundo de olho, realizado com a dilatação das pupilas. A suspeita é descartada ou confirmada por meio de exame por imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia do globo ocular.

Tem cura câncer no olho?

No passado, a enucleação (a remoção do globo ocular) era o único tratamento disponível, mas isso mudou nas últimas décadas e hoje é possível salvar a vida, o olho e a visão do paciente com terapias conservadoras ou cirurgias leves.