Banner Exames

Biomicroscopia

O que é o Exame de Biomicroscopia?

O exame de biomicroscopia é um exame oftalmológico de prevenção que permite a visualização detalhada da parte anterior do olho, incluindo a córnea, a íris e cristalino, e que pode detectar doenças em consultas rotineiras, mesmo que o paciente não apresente sintomas. Caso o paciente apresente sintomas como coceira, dores de cabeça, intolerância à claridade, vermelhidão e outros, o exame permite a identificação de possíveis causas relacionadas à saúde dos olhos.

O exame é realizado na Lâmpada de Fenda, um tipo de microscópio com 2 ou 3 aumentos diferentes para avaliar as várias estruturas oculares do “segmento anterior”. São elas: pálpebras, conjuntivas, esclera, córnea, íris e cristalino. Este exame permite detectar e diferenciar os variados tipos de conjuntivites, doenças na córnea, olho seco, lesões provocadas por mau uso de lentes de contato, uveítes e catarata.

Biomicroscopia de Papila

A biomicroscopia de papila, assim como a biomicroscopia simples, é realizado na Lâmpada de Fenda, mas neste caso, além do microscópio com 2 ou 3 aumentos diferentes, há o auxílio de uma lente especial, a qual aumenta as imagens, para a avaliação da papila (a porção intraocular do nervo óptico).

É um exame que permite detectar glaucomas e doenças do nervo óptico, como neurite, edema de papila, atrofia do nervo óptico, papilite, drusas de papila, coloboma de papila e alterações vasculares.

Como é feito o exame de Biomicroscopia?

O exame de biomicroscopia é realizado utilizando um biomicroscópio, onde o paciente deve estar sentado em frente a ele, com o queixo e a testa apoiados em um suporte, mantendo a cabeça imóvel, e o oftalmologista realiza o exame no olho do paciente.

Em alguns casos, o oftalmologista necessita dilatar as pupilas do paciente. Por isso, é recomendado que o paciente vá acompanhado, pois isso pode afetar a visão. E no caso do paciente utilizar lentes de contato, é recomendado não utilizá-las no dia do exame.

Por meio desse microscópio, o oftalmologista pode avaliar tanto os seguimentos anteriores quanto os posteriores dos olhos.

Os anteriores são:

• Córnea
  • Íris
  • Corpo ciliar
  • Humor aquoso
  • Cristalino

Os posteriores são:

• Retina
  • Humor vítreo
  • Coróide
  • Esclerótica

O biomiscroscópio facilita a avaliação de todos esses seguimentos por meio de uma luz cuja função é atravessar as estruturas transparentes dos olhos e chegar até a retina (que está no fundo do globo ocular). Com essa iluminação oblíqua e um aumento de imagem excelente, o oftalmologista conseguirá detectar se há algum problema na formação da visão do paciente. Assim, será possível analisar os motivos do problema e quais seriam os tratamentos mais adequados para o paciente.

Dessa maneira, o exame permite enxergar com muito mais detalhes os nossos olhos. O que leva o profissional da saúde a fazer diagnósticos com mais precisão e qualidade.

Quais doenças o exame de Biomicroscopia detecta?

O exame é capaz de diagnosticar muitas doenças oculares precocemente. Entre as mais comuns, estão as causadas pelo avanço da idade:

• Catarata : doença caracterizada pela opacificação progressiva do cristalino;
  • Glaucoma : doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico e que pode levar à cegueira;
  • Descolamento de retina : quando parte ou a totalidade da retina se desprende da parte posterior do olho;
  • Degeneração macular : lesão na região central da retina relacionada à idade;

Todas essas doenças têm melhores chances de melhora quanto antes forem diagnosticadas.

Lâmpada de Fenda

Esse biomiscroscópio contém uma luz cuja função é atravessar as estruturas transparentes dos olhos e chegar até a retina (que está no fundo do globo ocular). A retina contém dois tipos de células - fotorreceptores, os bastonetes e os cones.

Os bastonetes cuidam da visão em condições com pouca luz, e os cones são os responsáveis pela visão de cores e detalhes. Quando a luz entra em contato com estes dois tipos de células, ocorre uma série de reações químicas complexas que levam o cérebro a formar a nossa visão.

De maneira mais detalhada, podemos dizer que a lâmpada de fenda (ou biomicroscópio) é formada por três sistemas: o de iluminação, o de focalização e o do microscópio.

O primeiro sistema (de iluminação) projeta um feixe de luz que pode ser modificado em sua forma, cor e intensidade luminosa, o que faz com que o estudo do globo ocular seja ainda mais detalhado.

Já o segundo sistema (do microscópio) contém as lentes de aumento, as objetivas e também as oculares. Assim, com a combinação entre elas, pode-se observar diversos locais de maneira mais profunda e também mais detalhada.

Por fim, o último sistema (de focalização) é composto pela parte estrutural do exame: a mesa com plataforma, a alavanca de focalização e a cremalheira.

Com essa iluminação oblíqua e um aumento de imagem excelente, o oftalmologista conseguirá detectar se há algum problema na formação da visão do paciente. Dessa maneira, será possível analisar os porquês desse problema e quais os melhores tratamentos para esse paciente.

Em quais casos o exame de Biomicroscopia é solicitado?

A indicação do exame de biomicroscopia é a de que ela seja feita de forma regular a fim de avaliar e acompanhar tanto uma doença crônica quanto um sintoma que está em seu início. Recomenda-se que seja feito em toda visita ao médico oftalmologista, assim como quando o paciente sentir algum tipo de prejuízo à sua visão

Onde fazer o exame de Biomicroscopia?

O exame de Biomicroscopia pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:

• Barra da Tijuca: Av. das Américas, 700 - Bloco 8, Loja 104-D - Rio de Janeiro;
  • Botafogo: Rua Martins Ferreira, 65 - Rio de Janeiro;
  • Méier: Rua Lucídio Lago, 210 - Rio de Janeiro;
  • Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 1033 - Prédio H, 4º Andar - Rio de Janeiro;
  • Nova América: Shopping Nova América, Torre 3000 - Salas 1312/1313 - Del Castilho, Rio de Janeiro;
  • Qual equipamento é utilizado no exame de Biomicroscopia?

A Lâmpada de Fenda, que está presente nos consultórios oftalmológicos de todas as unidades da Americas Oftalmocenter.