Banner Cirurgias

Cirurgia de Descolamento de Retina

O que é Descolamento de Retina?

O descolamento de retina é um problema grave e pode causar cegueira se não tratado com urgência. A retina é uma membrana fina, um tecido nervoso delicado e flexível que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular. Quando ela se desprende do local mencionado, há o descolamento, que pode acarretar em degeneração celular. Assim, o descolamento de retina pode causar deficiência visual.

A retina é fundamental para uma boa visão. Ela transforma o estímulo luminoso em um estímulo nervoso que, por sua vez, será enviado ao cérebro. É a retina que converte a imagem exterior em impulsos elétricos, os quais são enviados pelo nervo óptico para uma área do cérebro, onde se processa a visão. Quando esse mecanismo não funciona corretamente, aparecem diversos problemas na visão.

O descolamento da retina pode ser causado por diversos fatores. Doença ocular, miopia extrema, ferimento na cabeça ou nos olhos, determinadas doenças inflamatórias que facilitam o acúmulo de líquido sob a retina, rasgos, furos, e alterações no vítreo decorridas do envelhecimento.

Diagnóstico do Descolamento de Retina

Assim que o paciente sentir algum dos sintomas do descolamento da retina, ele deve procurar um oftalmologista. Os seguintes sintomas podem ser notados:

  • Visão embaçada
  • Manchas escuras na visão, parecidas a bolhas ou pontos que se movem enquanto a pessoa move os olhos, como se enxergasse insetos voando.
  • Clarões de luz – mais perceptíveis quando a pessoa olha para um fundo escuro - quando move-se a cabeça e os olhos.
  • Qualquer outro tipo de piora repentina na visão

Assim que sentir um desses sintoma, o paciente deve ir ao médico. No consultório, serão realizados alguns exames com o paciente, como o mapeamento da retina (feito com a pupila dilatada) e/ou a oftalmoscopia indireta ou ultrassom ocular – indicados para quando há dificuldade de observar o fundo do olho do paciente.

O tratamento para descolamento de retina em geral é a cirurgia, que pode ser acompanhada posteriormente de outros métodos terapêuticos não invasivos. Mas em alguns casos de menor gravidade, como um rasgo na retina sem descolamento, a fotocoagulação, sem cirurgia, pode resolver. Por isso é indicada a visita ao médico o quanto antes forem sentidos os sintomas.

Como é feita a cirurgia de Descolamento de Retina?

Quando há descolamento de retina, a cirurgia é indicada para que a retina seja colada novamente ao seu lugar de origem e, no caso de haver também o rasgo, realizar o seu fechamento. A depender do grau de descolamento e do avanço dos sintomas, um ou outro tipo de cirurgia pode ser mais adequado.

Em geral, a cirurgia a ser feita é a Vitrectomia. Microincisões de 0.5mm de tamanho são realizadas, e por meio desses pequenos instrumentos especiais são inseridos para que seja feita a recolocação da retina em seu lugar.

Uma outra técnica é a de retinopexia (ou introflexão escleral), quando o líquido da retina descolada é drenado. Em seguida, um implante de silicone é feito para reaproximar a retina do seu lugar de origem, criando aderência.

Uma terceira técnica é a retinopatia pneumática. Trata-se de injeção de gás na cavidade ocupada pelo vítreo, para que a área descolada da retina seja pressionada e impeça a passagem do gel vítreo pela rasgadura (se houver rasgadura na retina). Tanto o gás injetado quanto o fluido sob a retina são reabsorvidos pelo organismo.

Na maior parte dos casos, com uma única cirurgia a retina é corrigida e recolocada em seu lugar. Assim, exceto em alguns casos de descolamento avançado, a visão é recuperada para a sua normalidade anterior. Em alguns casos, pode haver necessidade de um segundo procedimento ou de outros tipos de tratamentos.

Pós-operatório

A recuperação do paciente costuma variar entre 7 e 15 dias. Durante esses dias o paciente poderá ter de usar um curativo no olho operado. Ao longo dos mesmos, é recomendado algum descanso, principalmente evitar a prática de esportes, viagens de avião e movimentos forçados e intensos.

Benefícios da Cirurgia de Descolamento de Retina

A cirurgia de descolamento de retina é indolor, segura e com poucos riscos para o paciente. Na maioria dos casos, ela é suficiente para corrigir o descolamento e recuperar a qualidade da visão anterior ao descolamento.

NOSSOS ESPECIALISTAS EM Cirurgia de Descolamento de Retina

medico

Alexandre Gomes Bortoloti de Azevedo

CRM: 52948179

RQE: 38314

Retina Clínica, Retina Cirúrgica.

medico

Andreza Grigoletto

CRM: 521053221

RQE: 42413

Retina Clínica.

medico

Bruno Grigoletto

CRM: 5201053230

RQE: 42938

Retina Cirúrgica.

medico

Fernando Moreira

CRM: 52981346

RQE: 29339

Retina Clínica, Oftalmologia Clínica.

medico

Leandro Vieira

CRM: 52958530

RQE: 26477

Retina Clínica, Oncologia Ocular, Oftalmologia Clínica.

medico

Leonardo Eloy

CRM: 52968412

RQE: 26151

Retina Clínica, Oftalmologia Clínica.

medico

Luiz Fernando

CRM: 52560393

RQE: 7181

Neuroftalmologia, Oftalmologia Clínica, Retina Cirúrgica.

medico

Luiz Frederico P.

CRM: 52958581

RQE: 36846

Retina Clínica, Oftalmologia Clínica, Retina Cirúrgica.

medico

Luiz Gustavo T.

CRM: 52708666

RQE: 24502

Retina Cirúrgica.

medico

Luiz Roisman

CRM: 52823600

RQE: 18560

Retina Clínica, Retina Cirúrgica.

medico

Marina Lacerda

CRM: 521035363

Retina Clínica, Oftalmologia Clínica.

medico

Raphael Araujo Reis

CRM: 520100919-2

RQE: 36968

Retina Clínica, Oftalmologia Clínica, Retina Cirúrgica.

medico

Renato Rosário

CRM: 52958620

RQE: 32419

Retina Clínica, Retina Cirúrgica.

medico

Roberta Guedes

CRM: 521109596

RQE: 41378

Retina Clínica, Oftalmologia Clínica.

medico

Rosa Tasmo

CRM: 52763632

RQE: 30291

Retina Clínica, Oftalmologia Clínica.

medico

Tamires Able Carmona

CRM: 5201143670

RQE: 45556

Retina Clínica, Oftalmologia Clínica.

medico

Thiago Rocha

CRM: 52822744

RQE: 18847

Retina Clínica, Retina Cirúrgica.

medico

Virgínia Ecard

CRM: 52701173

RQE: 11248

Catarata, Retina Clínica, Oftalmologia Clínica.

medico

Vivian Coslovsky

CRM: 52956864

RQE: 25314

Retina Clínica, Oftalmologia Clínica.

logo

Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.

facebook
intagram
linkedin

© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.