Banner Cirurgias

Cirurgia de Miopia

O que é Cirurgia de Miopia?

A cirurgia de miopia é uma correção refrativa feita a laser. O resultado é a correção dos graus. Há algumas pré-condições: o grau de miopia para a cirurgia não deve ser menor que 0,75. Também é necessário que o paciente esteja com o grau de miopia já estabilizado.

A cirurgia de correção miopia é o procedimento cirúrgico mais indicado para quem sente dificuldade em enxergar objetos, letras, detalhes ou partes de um objeto, a uma certa distância, e não pretende usar óculos ou lentes de contato.

Diagnóstico de Miopia

Um exame oftalmológico de rotina pode diagnosticar a miopia. No próprio consultório, podem ser realizados exames de refração, de fundo de olho, de pressão intraocular e de acuidade visual (visualização de sequências de letras que diminuem de tamanho gradativamente, por exemplo).

A tomografia da córnea é um dos exames essenciais para a tomada de decisão sobre a cirurgia, pois este exame releva a espessura da córnea e se ela é adequada para receber a cirurgia. E se houver necessidade de cirurgia, o exame ajuda na decisão de qual tipo de cirurgia é o mais indicado.

Em geral, antes de ser diagnosticada a miopia, o paciente começa a se queixar de uma série de sintomas leves, como por exemplo dor de cabeça ocasionada pelo esforço para tentar enxergar melhor. Ele também pode sentir a vista cansada de perto, a vista embaçada de longe e dificuldades para ler ou dirigir.

Como é feita a cirurgia de Miopia?

Para corrigir a miopia de forma definitiva existem alguns métodos cirúrgicos refrativos. Os principais são os métodos PRK, Lasik e a Técnica Smile. Todos são feitos a laser e não requerem internação. Usam colírios anestésicos e resultam em um aplanamento da córnea por meio do laser. Assim, o grau da miopia é corrigido e a visão é normalizada.

Os exames oftalmológicos realizados pelo paciente com seu médico indicarão as características da córnea do paciente. Essas variam e assim um ou outro tipo de cirurgia pode ser mais indicado para cada paciente.

No míope, a imagem é formada antes da retina. Por isso ele sente a visão embaçada. A cirurgia redireciona a imagem para que seja formada no local adequado, a retina.

A diferença entre as três técnicas está na desepitelização da córnea – a etapa anterior à aplicação do laser nas camadas internas dos olhos. Nessa fase, a membrana epitelial de proteção é removida ou sofre uma incisão para que o laser aja diretamente sobre a córnea.

Tanto na técnica Lasik quanto na técnica Smile, uma incisão é feita na membrana. Na primeira, a incisão é maior, e na segunda, é menor. Já na técnica PRK, mais antiga (foi a técnica pioneira dessa cirurgia), a remoção da membrana se dá por um método de raspagem a laser ou mecânico.

É só depois dessa etapa de desepitelização da córnea que o laser é utilizado para corrigir as alterações impróprias dela. Ao todo, a cirurgia leva em média 20 minutos.

Pós-operatório da Cirurgia de Miopia

Após a cirurgia de miopia o tempo de recuperação é considerado curto: o paciente pode retornar às atividades normais no dia seguinte. Em alguns casos, o máximo do efeito da cirurgia pode levar um pouco mais, sendo sentido em até 15 dias depois de sua realização.

Depois do procedimento, é normal sentir um corpo estranho nos olhos, como se fosse um cisco, ou até uma leve ardência. É possível que ocorra lacrimejamento nas primeiras horas após a cirurgia. Esses sintomas costumam durar poucas horas e sumir completamente no dia seguinte, ainda mais com a ajuda de colírios recomendados pelo médico.

É possível que o médico recomende que o paciente evite coçar os olhos, evite praticar certos esportes durante 30 dias, não utilize maquiagem entre uma e duas semanas e use óculos escuros em ambientes muito claros.

Em relação à técnica pioneira PRK, as técnicas Lasik e Smile apresentam a vantagem de não remover a membrana. Isso faz com que o tempo de recuperação do pós-operatório seja menor e o conforto maior.

Benefícios da Cirurgia de Miopia

Em termos de procedimento, a cirurgia de correção da miopia é rápida, segura, indolor e extremamente eficaz. Depois dela, o paciente sente um aumento na qualidade de vida.

Um dos grandes benefícios é permitir que o paciente não use mais óculos de grau ou lentes de contato. Nada mais de acordar e procurar logo os óculos, ou de ter medo de praticar esportes ou de ter que levar com você estojinhos e líquidos para as lentes. Enxergar sem óculos ou lentes é um conforto que o paciente levará com ele.

NOSSOS ESPECIALISTAS EM Cirurgia de Miopia

medico

Alan Lima

CRM: 52962325

RQE: 29574

Cirurgia Refrativa, Catarata, Ceratocone, Transp. de Córnea, Olho Seco.

medico

Arthur Batalha

CRM: 52347345

RQE: 12776

Cirurgia Refrativa, Catarata, Oftalmologia Clínica, Olho Seco.

medico

Bernardo Rocha

CRM: 52838780

RQE: 18693

Cirurgia Refrativa, Catarata, Lentes de Contato, Ceratocone, Olho Seco.

medico

Eduardo Frederico Granato

CRM: 52539170

Cirurgia Refrativa, Catarata, Oftalmologia Clínica.

medico

Evelyn Ciuffo

CRM: 52962414

RQE: 31979

Cirurgia Refrativa, Catarata, Lentes de Contato, Ceratocone, Transp. de Córnea.

medico

Mauro Menegaz

CRM: 521058274

RQE: 35441

Cirurgia Refrativa, Catarata, Ceratocone, Transp. de Córnea, Oftalmologia Clínica.

medico

Nathalia Santos

CRM: 521081853

RQE: 37699

Cirurgia Refrativa, Catarata, Oftalmologia Clínica.

medico

Patrícia Guedes

CRM: 52894516

RQE: 30627

Cirurgia Refrativa, Catarata, Lentes de Contato, Ceratocone, Oftalmologia Clínica.

medico

Victor Roisman

CRM: 52841927

Cirurgia Refrativa, Catarata, Lentes de Contato, Ceratocone, Transp. de Córnea.

logo

Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.

facebook
intagram
linkedin

© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.