O Transplante de Córnea é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição total ou parcial do centro de uma córnea doente por outra saudável, a partir de um doador. A finalidade é melhorar a visão ou corrigir perfurações oculares.
A melhora acontece lentamente, semana a semana, mês a mês. A partir da 6ª semana a melhora de nitidez já é bastante significativa. No entanto, é até o fim de um ano que o paciente que passa por transplante de córnea volta a enxergar da melhor maneira possível. Durante esse período, ele deve seguir à risca as prescrições do médico.
Na maioria dos casos, o transplante de córnea não elimina a necessidade de usar óculos.
É uma cirurgia complexa, indicada somente quando nenhum outro tratamento da córnea teve sucesso na recuperação da visão do paciente. Pode ser indicada em casos onde a córnea apresenta:
Entre as doenças que acometem a córnea e podem levar a uma necessidade de transplante de córnea, o ceratocone é uma das principais. Essa doença manifesta-se em pessoas mais jovens e é caracterizada pelo estreitamento da córnea, que torna-se mais pontiaguda. Síndrome do olho seco, as ceratites infecciosas, as distrofias corneanas e o trauma ocular são outras que pedem atenção.
A cirurgia em si dura aproximadamente uma hora. Usa-se anestesia local, sob sedação e o procedimento é indolor. Não há necessidade de internação e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia.
Há três modalidades de transplante de córnea:
A córnea do doador é retirada de um indivíduo recentemente falecido, sem doenças ou outros fatores que possam afetar a viabilidade do mesmo ou a saúde do receptor. Para isso, a triagem é rigorosa.
Após o procedimento cirúrgico, pode haver pouca ou nenhuma dor, variando de paciente para paciente. Caso ocorra algum incômodo, o médico oftalmologista receitará colírios, medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos para o alívio dos sintomas.
De modo geral, se o paciente passou pelo transplante penetrante, a recuperação completa se dá em torno de 12 meses. Já o tempo de recuperação para o transplante lamelar anterior tende a girar em torno de 6 meses. Assim, com 12 ou 6 meses, a visão do paciente alcançará o resultado ótimo e final do procedimento.
Após o procedimento cirúrgico, pode haver pouca ou nenhuma dor, variando de paciente para paciente. Caso ocorra algum incômodo, o médico oftalmologista receitará colírios, medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos para o alívio dos sintomas.
No transplante de córnea a recuperação apresenta um tempo variável de acordo com a técnica cirúrgica utilizada, e do comportamento do paciente para a preservação do olho operado.
A recomendação básica é não esfregar os olhos, usar rigorosamente a medicação passada pelo médico e realizar consultas regulares para fazer o acompanhamento adequado.
O transplante de córnea melhora a capacidade visual do paciente. Também permite que pessoas com alguma deficiência visual na córnea, e que não tiveram sucesso na correção por outros meios, finalmente recuperam a visão. É um procedimento rápido e que têm vida útil em média de 20 anos.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.