Banner Cirurgias

Cirurgia de Trabeculectomia

A Cirurgia de Trabeculectomia é uma operação de tratamento do glaucoma. Seu objetivo é a redução da pressão intraocular para que sejam evitadas novas ou possíveis lesões no nervo óptico. A cirurgia evita a progressão do glaucoma, estabilizando a pressão intraocular. Em alguns casos mais severos, é realizada como prevenção da perda irreversível da visão.

O procedimento também é conhecido como “Trabeculectomia Laser”. Isso porque uma espécie de caminho de escoamento para o humor aquoso (líquido que preenche o olho) é aberto e esta abertura é feita a laser.

Para fazer a Cirurgia de Trabeculectomia, o paciente deve ter sido diagnosticado com glaucoma. A detecção do glaucoma se dá por meio de um exame oftalmológico no qual o médico realiza a medida da pressão intraocular e um exame do nervo óptico, entre outros exames.

Há vários tipos de exames possíveis para a detecção do glaucoma: alguns específicos para a pressão intraocular (tonometria de aplanação), outro para a visão periférica (biomicroscopia de fundo), outro para pontos centrais da visão e doenças da retina de modo geral (campimetria computadorizada), e ainda outros para o ângulo da drenagem do olho (gonioscopia) e para determinar a espessura da córnea (paquimetria de córnea), espessura essa que pode ter influência na pressão intraocular.

Há diferentes graus de glaucoma. Alguns podem ser tratados com o uso de colírios específicos, outros necessitam de cirurgia. A Cirurgia de Trabeculectomia é um dos métodos possíveis de cirurgia. Ela pode ser mais ou menos adequada ao paciente, a depender do seu grau de glaucoma.

No início, o glaucoma é assintomático. É só em fases mais avançadas que a perda visual é realmente sentida pelo paciente. O primeiro comprometimento se dá na visão periférica. Aos poucos, o campo visual sofre um afinamento até se tornar uma espécie de visão tubular. Caso não seja tratado, o paciente pode perder a visão completamente.

Na verdade, o glaucoma não é apenas um tipo de doença, mas é o nome dado para um grupo de doenças que podem causar cegueira. Em todos os tipos de glaucoma, é notada uma alta pressão ocular, que aos poucos danifica o nervo que liga o olho ao cérebro, causando comprometimento visual. É esse comprometimento que lentamente, se não tratado, piora progressivamente.

De maneira geral, dois sinais devem ser observados: a eventualidade da pessoa sentir uma pressão intraocular acima da média ou dela suspeitar de alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho.

Por meio de uma abertura de um pequeno orifício no olho, é realizada uma drenagem para que o humor aquoso escoe adequadamente. Assim, a pressão intraocular é diminuída e controlada. Para pacientes em estágio mais avançado da doença, esta é a técnica mais indicada.

Usa-se anestesia local e a operação leva em torno de quarenta minutos a uma hora. Não há necessidade de internação hospitalar.

É uma cirurgia com índice de sucesso bastante alto, ou seja, são raras as complicações pós-operatório. Durante alguns dias, o paciente deve usar uma proteção ocular quando for dormir. Nos 15 dias depois da cirurgia, é recomendável evitar passar a mão na região do olho, assim como rímel e outros produtos, e evitar locais com muita claridade. Pode ser necessário usar os medicamentos (colírios, por exemplo) recomendados pelo médico.

A cirurgia reduz a pressão intraocular. Quem já utiliza colírios e não se adapta bem a eles ou não encontra neste uso os resultados satisfatórios beneficia-se bastante da cirurgia.

Além disso, sintomas que decorriam do aumento da pressão intraocular deixam de ser sentidos pelo paciente, como enjoos e dores de cabeça.

NOSSOS ESPECIALISTAS EM Cirurgia de Trabeculectomia

logo

Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.

facebook
intagram
linkedin

© 2025 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.