O glaucoma é uma das doenças oculares mais complexas, que demanda amplo acompanhamento do caso, mas que hoje apresenta diversas possibilidades de tratamento. A trabeculoplastia com laser de argônio é um desses tratamentos, que é bastante eficaz e recomendado para alguns tipos específicos de glaucoma.
É um tratamento recomendado nos casos em que tratamentos clínicos não surtem efeito. Com esse procedimento é possível conseguir uma ampla redução da pressão intraocular e controlar o glaucoma. Apesar do nome complicado, a trabeculoplastia é um procedimento relativamente simples, indolor e realizado com anestesia local.
Entenda mais sobre o procedimento e tire suas dúvidas.
O procedimento de trabeculoplastia seletiva a laser consiste em aplicar esse laser na malha trabecular, uma rede porosa, localizada entre a córnea e a íris. Assim, o procedimento aumenta a saída do humor aquoso, o que reduz a pressão intraocular. É amplamente realizado nos casos de glaucoma.
Após a realização da trabeculoplastia espera-se uma redução considerável da pressão intraocular. Em média, é possível reduzir entre 25 e 30% da pressão intraocular. Embora os efeitos sejam temporários, eles duram cerca de 5 anos ou mais após a realização.
O laser de argônio é um laser térmico, um feixe de luz que é convertido em energia térmica, o que causa a cauterização da região ocular. Entre os diversos usos dessa técnica na oftalmologia, é amplamente utilizado nos casos de glaucoma, atuando na cauterização de vasos malformados.
O procedimento é bastante simples e realizado no ambulatório. Uma anestesia local é aplicada sobre a córnea, sendo totalmente indolor. A trabeculoplastia de argônio é um procedimento bastante rápido, que dura cerca de 30 minutos em cada um dos olhos.
A recuperação é bem tranquila e logo após o procedimento o paciente já pode ir para casa. Após o procedimento, o paciente deve incluir um colírio anti-inflamatório prescrito pelo médico, além de outros tratamentos complementares recomendados para cada caso.
O tratamento clínico do glaucoma pode ser reduzido após o procedimento, mas geralmente são mantidos os medicamentos, colírios e outros procedimentos. Depende de cada caso.
A trabeculoplastia com laser de argônio é recomendada em casos de glaucoma, quando não há resultados satisfatórios apenas com o tratamento clínico. O procedimento normalmente é recomendado nos seguintes casos:
Pacientes que possuem glaucoma controlado e já fazem o uso de medicações hipotensoras podem contar com esse procedimento para uma redução a mais da pressão intraocular. O mesmo vale para pacientes que têm alguma restrição com o uso de medicamentos hipotensores e, portanto, desejam evitar o tratamento com os medicamentos. Vale também para os pacientes que desejam diminuir a dosagem do medicamento.
Por fim, a recomendação da trabeculoplastia com laser de argônio também vale para os pacientes que desejam adiar o tratamento cirúrgico ou até mesmo substituir esse tratamento, dependendo do quadro.
Vale lembrar que o glaucoma é uma doença que possui uma gama de tratamentos e muitos deles são realizados combinados, a fim de promover uma melhora para a situação. Medicamentos e colírios geralmente são recomendados como tratamento conjunto nesse caso.
O procedimento é contraindicado para pacientes que possuem ângulos anormais, uveíte (inflamação do interior pigmentado do olho) e com terapia máxima.
A Trabeculoplastia pode ser realizada nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
Há duas principais tecnologias para realizar a trabeculoplastia seletiva a laser: Opto SLT M e Opto SLT nano. Entenda mais:
Como vimos, o procedimento é seguro e altamente eficaz para tratar diversos tipos de glaucoma, além de não ser invasivo. Acesse o site da Americas Oftalmocenter e confira mais sobre nossas especialidades.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.