É uma doença que acomete diretamente a região central da retina, chamada de mácula. Ela provoca uma abertura nessa estrutura, que é realmente um “buraco" capaz de evoluir ao longo do tempo e comprometer a visão do paciente.
A retina é uma camada de tecido extremamente fina que fica localizada no fundo dos olhos e é formada por células fotorreceptoras. Essas células captam as ondas de luz e, a partir delas, o cérebro forma as imagens que vemos.
A mácula é a porção central da retina e corresponde à estrutura responsável pela nitidez e detalhamento daquilo que vemos. Logo, quando está comprometida, perdemos essa nitidez da visão.
Existem várias causas que podem estar associadas à formação do buraco macular. São elas:
Com exceção do envelhecimento, esses outros fatores podem causar o buraco macular em virtude do inchaço prolongado da mácula.
Os sintomas incluem:
É importante ressaltar que esses indícios evoluem progressivamente. Ou seja, no início, o paciente percebe essa pequena distorção na visão, tem alguma dificuldade para executar determinadas tarefas.
Quando a doença não é tratada, agrava-se pouco a pouco, até provocar a perda da visão central.
O Buraco de Mácula é diagnosticado em exames oftalmológicos: o exame de fundo de olho e a Tomografia de Coerência Óptica (OCT).
Quando o paciente chega ao oftalmologista com as queixas relatadas anteriormente, havendo a suspeita de buraco macular, esses exames vão ajudar na confirmação do quadro.
Na maior parte dos casos, a indicação é cirúrgica. Uma cirurgia chamada de vitrectomia remove o vítreo da região afetada e, em seguida, o buraco é preenchido com material adequado.
Em algumas situações, é possível que o buraco se feche espontaneamente. Por isso, é necessária avaliação médica individualizada.
A cirurgia é feita sob anestesia local e, dependendo do material utilizado para preencher a abertura, pode ser recomendado que o paciente permaneça em uma posição voltada para baixo por um ou dois dias.
A regeneração da mácula, nesse tipo de caso, pode ser realizada com gás ou óleo de silicone. Esses materiais vão ajudar no fechamento do buraco.
Se houver indicação cirúrgica e, mesmo assim, o paciente optar por não operar o buraco de mácula, ele pode sofrer com a perda total da visão central. Ainda que a visão periférica não seja afetada, o comprometimento da qualidade de vida é uma certeza.
Se você identificou os sintomas listados como indícios de buraco de mácula, agende a sua consulta com um oftalmologista. Acesse nosso site e marque um horário com um de nossos especialistas para receber seu diagnóstico e indicação de tratamento.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.