Você já ouviu falar sobre o calázio? A inflamação que aparece como uma bolinha na pálpebra, ao contrário do que muitos pensam, não é terçol. No entanto, existe uma diferença muito básica entre as duas. O terçol é causado por uma infecção, enquanto o calázio é uma inflamação. Mas, visualmente elas são muito semelhantes.
Independentemente do que é, a verdade é que ninguém quer ter nenhum dos dois problemas e hoje, nós vamos te dar todas as informações sobre o calázio. Assim, você saberá tudo o que precisa fazer para evitar a doença.
Continue lendo e confira!
O calázio é uma inflamação que ocorre principalmente em pessoas com problemas de acne, seborreia e rosácea. Isso porque ele aparece quando as glândulas sebáceas (localizadas na pálpebra), responsáveis pela secreção de líquidos que lubrificam o olho, ficam obstruídas. É o que forma o carocinho que pode aparecer na pálpebra inferior e superior.
O calázio também é chamado de espinha no olho, carocinho, cisto, bolha e bolinha no olho. Não é contagioso ou maligno. Mas, quando não tratado pode causar outros problemas mais graves, como astigmatismo e vista borrada.
Outra informação importante é que o tamanho da bolinha do calázio é proporcional ao tempo de obstrução da glândula. Quanto maior esse período, maior será a bolinha.
A principal causa do calázio é a inflamação das glândulas sebáceas de nossas pálpebras. Apesar de muitos não saberem de sua existência, essas glândulas são cruciais para garantir a lubrificação e proteção de nossos olhos.
No entanto, essa não é a única causa do problema. Outras situações podem cooperar para o desenvolvimento da inflamação. Como:
Como você viu, as causas são bem variadas, por isso é tão importante contar com o apoio de um médico para o diagnóstico correto.
A bolinha em si, não é o único sintoma do calázio. Outros sintomas da inflamação são:
Os sintomas não aparecem todos juntos ao mesmo tempo e também não somem dessa forma. É preciso estar atento, pois podem ocorrer casos em que a bolinha não para de crescer, o que pode prejudicar ainda mais os olhos e a visão do paciente.
Normalmente, o calázio começa com um inchaço e uma vermelhidão no local. Depois de dois ou três dias a situação começa a melhorar e a inflamação começa a regredir. No entanto, isso não ocorre sempre. Há casos em que a vermelhidão some, mas o cisto continua.
É preciso observar, pois caso ele cresça mais ainda, isso pode indicar uma re-inflamação. Casos como este requerem mais atenção, o ideal é procurar um oftalmologista caso isso aconteça.
O tratamento do calázio é feito basicamente com compressas de água morna, isso irá ajudar na desobstrução da glândula e na drenagem na secreção acumulada. Não é recomendado o uso de colírios ou pomadas de corticoide.
Caso ocorra a re-inflamação, é preciso consultar o oftalmologista para uma avaliação refracional dos olhos. Se mesmo assim o problema persistir, pode ser indicado realizar a raspagem da glândula que tem inflamado com frequência.
Os tratamentos são bem simples e rápidos, não há com o que se preocupar.
O não tratamento do calázio pode causar astigmatismo e visão borrada. Além disso, há outros problemas que podem causar o aparecimento do calázio e eles continuarão a progredir silenciosamente caso você não identifique o problema real. Por isso é tão importante procurar um médico para realizar o diagnóstico correto.
Agora você já conhece de forma geral o que é o calázio, o que causa e como tratar. Mas, talvez ainda restem outras dúvidas sobre o tema e são elas que responderemos agora:
Não é possível pegar calázio, não é algo que é contagioso. Por isso, ele acomete apenas um grupo de pessoas específicas que têm uma tendência a produzir mais sebo. Literalmente, qualquer pessoa pode desenvolver o calázio, a qualquer momento, desde que ocorra a obstrução da glândula da pálpebra.
O calázio não é uma doença perigosa. Sendo assim, não há com o que se preocupar. Mas, não confunda isso com deixar o assunto de lado. Caso você sinta os sintomas, procure um médico para se certificar de que você não tem nenhum problema nos olhos.
Já respondemos essa pergunta indiretamente ao longo do texto, o calázio não é contagioso. Não há com o que se preocupar!
Apesar de não ser um problema perigoso, é muito importante estar atento à saúde dos olhos. Esperamos que o conteúdo compartilhado tenha te ajudado a entender melhor sobre o que é a inflamação, o que causa e como tratar, principalmente.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.