Popularmente conhecida como vista cansada, a presbiopia é caracterizada pela piora da visão com o avançar da idade, o que faz parte do envelhecimento natural das pessoas. É um problema de vista comum, que acontece com todos a partir, mais ou menos, dos 40 anos de idade.
O olho com presbiopia não consegue fazer foco como anteriormente, então a pessoa tem um queda na qualidade da visão de perto, começa a afastar, com o braço, os objetos diante de si, para que a visão cansada os enfoque melhor. Por isso alguns também chamam a presbiopia de síndrome do braço curto.
Essa falta de foco decorre de um erro refrativo, que é quando o olho não consegue uma refração apropriada da luz, ou seja, a luz não chega com nitidez à retina e a imagem que se forma é embaçada, desfocada, opaca. A presbiopia pode surgir isoladamente ou combinada com os outros três tipos de erro refrativo: miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Os olhos se desgastam naturalmente, resultando nessa falta de foco. Na Classificação Internacional de Doenças, o número da conjuntivite bacteriana é CID 10-H52.4.
A principal causa da presbiopia é o avanço natural da idade. Dentro do nosso olho nos temos o cristalino, (espécie de lente orgânica do globo ocular) e, com o passar dos anos, o cristalino vai perdendo a sua elasticidade e sua capacidade de focar em objetos a diferentes distâncias do olho.
Não há como evitar, 100% das pessoas sentem esse processo. O olho perde força e passa a não focar com a mesma precisão, detalhamento e nitidez como fazia quando o paciente era mais jovem.
Aos poucos, a pessoa deixar de conseguir enxergar com nitidez os objetos próximos. No entanto, há elementos que pode acelerar esse processo, principalmente o abuso no uso de aparelhos eletrônicos que emitem luz azul.
Também há outros fatores de risco, associados a diversos problemas de saúde, que podem facilitar em um determinado paciente o desenvolvimento precoce da presbiopia: diabetes, anemia, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla; e o uso de medicamentos antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos.
Entre os sintomas mais comuns da presbiopia, estão:
O diagnóstico é realizado através de exames feitos pelo médico oftalmologista. Mas como é um problema de vista comum, basta uma visita ao médico para que a presbiopia possa ser facilmente investigada e, se for o caso, diagnosticada e então tratada.
Não existe cura para a presbiopia, dado que é um elemento natural ao envelhecimento de cada ser humano. Considerando as causas da presbiopia, o que existe é retardamento.
Ao longo da vida, certos hábitos podem retardar o aparecimento dos sintomas da presbiopia e a ocorrência do erro refrativo. Quanto mais consciente e mais saudável o paciente passar ou entrar no processo de envelhecimento, menos impactos ele sentirá, e mais tarde ele chegará a ter uma visão cansada realmente de baixa qualidade.
Alguns hábitos que podem ser efetivos para o retardamento do surgimento da presbiopia:
O tratamento da presbiopia e a correção da presbiopia levam em consideração as causas da presbiopia, ou seja, o desgaste natural. Assim, há apenas três formas para tratamento do erro refrativo e correção da presbiopia: uso de lentes de contato, uso de óculos de grau ou realização de um procedimento cirúrgico.
A catarata ocorre devido ao aumento progressivo da opacidade do cristalino do olho, o mesmo que perdendo sua capacidade de focar causa presbiopia. A presbiopia tende a evoluir com os anos e na sequência é normal que os primeiros sinais de catarata apareçam, justamente pela perda da transparência do cristalino.
O meio para reverter é uma cirurgia de presbiopia que na verdade é uma cirurgia de catarata. Nesse procedimento retira-se o cristalino e insere-se uma lente intraocular definitiva multifocal, faz-se correção da presbiopia e paciente fica com uma excelente visão para longe e perto, sem nenhum tipo de lente corretiva.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.