A trombose nos olhos é uma das principais causas de cegueira, e é uma das razões pelas quais se dá tanta importância à realização de consultas periódicas ao médico oftalmologista.
Também chamada de trombose ocular, essa doença afeta a retina, e sua consequência mais grave é a perda da visão.
A Trombose Ocular, identificada pelo CID 10 - H34 como Oclusão vascular da retina, é uma doença que afeta a saúde ocular, quando um coágulo atrapalha a circulação nos vasos sanguíneos do olho. Quando o sistema venoso da retina é prejudicado, pode provocar a dilatação de veias da retina, hemorragias e inflamação.
Essa doença pode afetar tanto a veia central da retina quanto os demais ramos venosos. No segundo caso, de demais ramos venosos, o prognóstico tende a ser mais favorável ao paciente que a trombose na veia central.
Quando a oclusão por coágulo sanguíneo ocorre na veia central, a trombose provoca a rigidez das artérias e a perda súbita da visão.
De qualquer forma, a evolução da doença, se não tratada, pode ser uma isquemia (interrupção da irrigação sanguínea), podendo causar o deslocamento da retina e cegueira.
A trombose no olho acontece graças à formação de um coágulo que prejudica a circulação livre do sangue pelo olho. Alguns fatores são apontados como causas da doença, como diabetes, hipertensão arterial, glaucoma, colesterol alto e tabagismo.
Entretanto, a trombose na vista é considerada uma doença causada por múltiplos fatores e incluem distúrbios de coagulação, uso de certas medicações e idade avançada. Por isso é mais comum em indivíduos com idade acima de 50 anos.
Quando verificada a trombose ocular em pacientes mais jovens, todos os fatores de risco devem ser observados.
Pacientes com trombose ocular apresentam sintomas comuns que envolvem:
Mas a trombose na vista pode apresentar sintomas que variam de um indivíduo para o outro, e conforme o local da oclusão provocada pelo coágulo.
Para o diagnóstico da trombose ocular, o oftalmologista identificará o local da oclusão venosa. Independentemente do local da obstrução, o diagnóstico é feito por exame de fundo de olho e mapeamento de retina, para identificar a drenagem correta de sangue e líquidos, ou a presença de hemorragias.
Como mencionado anteriormente, essa obstrução pode acontecer na veia central da retina ou nos ramos ligados à retina.
A oclusão da veia central acontece quando a hemorragia está presente nos quatro quadrantes da retina. Nestes casos, o médico vai observar evidente dilatação das veias e manchas algodonosas. Por outro lado, a oclusão de um dos ramos da veia central afeta os cruzamentos arteriovenosos, atrapalhando a irrigação sanguínea.
O tratamento para trombose ocular depende do tipo e gravidade da condição. O objetivo do tratamento é impedir a progressão da trombose e prevenir danos permanentes ao olho. O tratamento pode incluir:
Depois de ser diagnosticado por um oftalmologista, se houver necessidade, o médico encaminhará o paciente para um especialista em retina, o retinólogo.
Outros exames oftalmológicos podem ser solicitados antes do início do tratamento para identificar o grau da acuidade visual do paciente, bem como a gravidade da trombose ocular, antes da indicação de tratamentos desses tratamentos.
Apenas o oftalmologista poderá fazer a indicação do tratamento adequado.
De modo geral, a oclusão venosa da retina não tem cura, mas pode ser tratada de modo a impedir que a doença avance e o paciente perca a visão. A depender do estágio da trombose no olho, é possível recuperar parte da visão perdida.
A injeção no olho serve para tratar a doença com corticoides e outros medicamentos que ajudam a conter a produção de moléculas que causam o desenvolvimento do coágulo. É também chamada de injeção intravítrea e só pode ser administrada por um oftalmologista.
Caso apresente algum dos sintomas mencionados no texto, procure um oftalmologista.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.