Banner Exames

Acuidade Visual

O exame de acuidade visual é o exame no qual o médico oftalmologista avalia o quanto o paciente enxerga. Sua função é medir a nitidez com que uma pessoa consegue enxergar, analisando sua capacidade para distinguir cores, contornos e formas das coisas, assim como o campo de visão.

A acuidade visual 20/20 é a considerada normal. No teste de acuidade visual, isso significa que a pessoa consegue enxergar detalhes de uma imagem a uma distância de até 20 pés – o que corresponde a cerca de 6 metros. Uma acuidade visual 20/100 significa que o olho testado vê só a 20 pés de distância aquilo que uma visão normal pode enxergar a até 100 pés de distância. Já uma acuidade visual 20/40 significa que o olho testado enxerga só até 20 pés de distância aquilo que uma visão normal enxerga a até 40 pés, que são cerca de 12 metros.

Essas medidas indicam a acuidade visual do paciente. Quanto mais nítido o paciente enxergar determinada imagem, menor será o denominador, e melhor será a sua acuidade visual.

A partir de 20/70, podemos considerar que o olho testado entra em uma zona de baixa acuidade visual, que pode ser mais moderada ou mais grave, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

O exame pode detectar diversas condições e doenças oftalmológicas. Ele é rápido e a única necessidade é que a pupila seja dilatada antes da sua realização. Os problemas que mais costumam ser identificados são as ametropias: miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Um médico oftalmologista deve ser consultado para checar a necessidade do exame e indicar qual forma de exame será mais adequada para cada paciente. Há o exame da Tabela de Snellen e o exame de Pontecial de Acuidade Macular, realizado por meio de um aparelho a laser.

A Tabela de Snellen é feita de optotipos, que deverão ser lidos em voz alta pelo paciente. O médico avaliador deve pedir para que o paciente diga as letras que está enxergando, começando de cima para baixo, ou seja, das letras maiores para as menores.

Já o exame de Potencial de Acuidade Visual é utilizado para identificação de acuidade visual em casos mais específicos, como um pré ou pós-operatório, ou quando o paciente já possui alguma doença ocular. Mais moderno, é um teste de acuidade visual com o laser. Usando um aparelho, o exame possibilita maior precisão, é indolor e é mais rápido que o da Tabela de Snellen. Em geral, leva por volta de 20 minutos

A tabela é uma forma simples e prática de identificar se o paciente está com a visão ruim e todo tipo de alteração na sua condição visual. O paciente precisa ter mais que 5 anos de idade e saber ler para reconhecer as letras escritas.

Para o exame, o paciente se senta em frente ao monitor (com uma distância de cerca de 20 pés, ou seja, cerca de 6 metros). Cada um dos seus olhos será avaliado separadamente quanto à capacidade de visão. O oftalmologista passará por cada uma das linhas, perguntando ao paciente que letras ele enxerga, sempre com um olho tampado e outro aberto.

Se o paciente consegue soletrar as letras da fileira 8, sua acuidade visual está normal, representada por 20/20. O paciente com diminuição da acuidade visual não conseguirá soletrar essa fileira 8, e a quantificação do comprometimento depende da fileira com menor tamanho de letras que o paciente consegue enxergar com nitidez. Quando o paciente tem dificuldade para soletrar até as fileiras com letras de tamanho maior, significa que sua visão está mais prejudicada.

A definição de cegueira pela OMS, utilizando a tabela de Snellen, é quando a estimativa do melhor olho é de 20/400. Já para fins trabalhistas, o critério é mais rigoroso, e a OMS considera cegueira legal a estimativa de 20/200.

É provável que o médico oftalmologista solicite um exame caso o paciente sinta um desses sintomas:

  • Irritação nos olhos;
  • Dificuldade para ler à distância;
  • Dificuldade para diferenciar ou reconhecer as cores;
  • Necessidade de aproximar muito o rosto do celular, computadores ou outros dispositivos;
  • Problemas para enxergar em locais excessivamente claros ou escuros.

O Potencial de Acuidade Macular, mais especificamente, será indicado para quando o paciente sente algum dos sintomas acima e ao mesmo tempo apresenta alguma dessas condições:

O exame de Acuidade Visual pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:

  • Barra da Tijuca: Av. das Américas, 700 - Bloco 8, Loja 104-D - Rio de Janeiro;
  • Botafogo: Rua Martins Ferreira, 65 - Rio de Janeiro;
  • Méier: Rua Lucídio Lago, 210 - Rio de Janeiro;
  • Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 1033 - Prédio H, 4º Andar - Rio de Janeiro;
  • Nova América: Shopping Nova América, Torre 3000 - Salas 1312/1313 - Del Castilho, Rio de Janeiro;
logo

Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.

facebook
intagram
linkedin

© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.