O exame de campimetria é um procedimento que auxilia no diagnóstico de problemas nos olhos que prejudicam a percepção dos diversos estímulos à nossa volta mesmo quando nossa visão não está focada neles. Ou seja, o exame proporciona uma avaliação da visão periférica do paciente.
O exame também é conhecido como campimetria ocular ou exame de campo visual.
Constituindo-se de uma pesquisa tanto no campo visual central quanto no periférico, a campimetria pode ajudar no diagnóstico de estágios iniciais de glaucoma e no acompanhamento do avanço de diversas doenças.
Atualmente existem dois tipos de campimetria ocular: a campimetria computadorizada (ou campo visual computadorizado) e a campimetria manual.
O exame de campimetria computadorizada é feito utilizado um aparelho chamado campímetro para medir a sensibilidade à luz em diferentes pontos do campo visual e o paciente senta-se em frente a uma tela com luzes brilhantes e clica em cada luz que consegue ver.
O exame também é conhecido como perimetria computorizada e pode ser realizado nos dois olhos ou em apenas um deles.
O exame de campimetria manual estuda o mesmo campo visual do tipo anterior, mas não é feito com equipamentos eletrônicos, e sim através dos comandos de um profissional treinado para o exame. Pode ser indicado para casos em que o paciente sinta dificuldades para seguir os comandos do aparelho computadorizado.
Se realizado nos dois olhos, o exame leva em torno de 20 minutos.
O exame de campimetria auxilia a diagnosticar doenças e evolução de problemas como:
O exame avalia diversos tipos de problemas de visão e também pesquisa áreas do campo visual que estão sem visão ou com a visão prejudicada. Assim, pode indicar se existe cegueira em alguma região do olho, mesmo que o paciente não perceba o problema.
A campimetria ocular pode ser solicitada em casos de suspeita ou acompanhamento de diversas doenças dos olhos. Entre elas, estão:
Diversas doenças que podem levar à perda da visão sequer manifestam sintomas nas fases iniciais. Devido a isso, realizar exames periodicamente é fundamental, ainda mais para quem tem histórico de doenças oculares na família.
O campo visual de uma visão perfeita permite enxergar em um ângulo de 60º em direção ao nariz, 100º em direção ao ouvido, 60º acima dos olhos e 75º abaixo dos olhos. A redução desses limites, pode prejudicar a movimentação e a noção espacial do paciente. Dentro desses limites temos uma campimetria de resultado normal.
Caso não se verifique e o paciente não tenha o diagnóstico de um campimetria normal, a doença pode interferir na habilidade de dirigir, no acompanhamento de quadros e gráficos, na capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, entre outras atividades do cotidiano.
O exame de Campimetria pode ser feito nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
O exame de campo visual computadorizado é feito através de um equipamento chamado campímetro. Ele permite a avalição completa do campo visual do paciente. É bastante preciso e confiável por ser controlado por um software que determina a sensibilidade das áreas visuais dos olhos através de um gráfico.
O equipamento apresenta o resultado do exame em 3-D colorido, com escala de cinza e precisões numéricas, sendo assim de grande utilidade para o diagnóstico do médico oftalmologista.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.