A Yag Capsulotomia ou Capsulectomia é um procedimento clínico simples, não invasivo e realizado sem internação. Sua indicação é o tratamento da catarata, promovendo a "limpeza" do olho afetado, removendo a opacidade causada pela doença e restaurando as áreas atingidas pela catarata.
Ainda que a cirurgia da catarata seja definitiva, ou seja, ela é feita apenas uma vez, o fato é que outras regiões dos olhos podem ser afetadas, passando por um processo de opacificação. Por esse motivo, a Capsulotomia com laser YAG é um dos tratamentos promissores para recuperar a qualidade da visão do paciente.
Neste artigo, explicamos o que é a Capsulotomia, indicações, tempo, valores e mais. Continue a leitura para entender o que é o procedimento, como é feito, quando é recomendado, onde fazer e mais detalhes.
A Capsulotomia YAG Laser é indicada para casos de opacidade capsular. É amplamente realizado algum tempo após a cirurgia de catarata, quando o paciente apresenta um quadro que é chamado de segunda catarata.
Após a realização da cirurgia de catarata, na qual o cristalino é substituído por uma lente, pode ocorrer a evolução da opacidade para outra região dos olhos. Nessa cirurgia, a lente intraocular é apoiada em uma estrutura chama de cápsula posterior. É justamente nessa região que pode ocorrer a opacidade.
Portanto, embora a opacidade anterior tenha sido tratada, ela pode evoluir e causar visão turva novamente. Dessa forma, o tratamento restabelece a visão do paciente.
O procedimento é simples, indolor e não invasivo, realizado na própria clínica com anestesia local. A excessão é para os pacientes pedátricos, os quais podem necessitar de anestesia geral, sendo feita, portanto, a internação no hospital.
A Capsulotomia YAG é feita no próprio consultório, pelo médico oftalmologista. O procedimento inicia com o profissional dilatando a pupila do paciente por meio da aplicação de um colírio. Na sequência, o oftalmologista também aplica o anestésico em gotas. A próxima etapa é a realização do procedimento, a partir de disparos com o laser YAG na região afetada pela opacidade.
Esses disparos, que são pulsos de energia microscópica, causam pequenas explosões na cápsula, o que elimina o processo de opacificação gerado pela catarata. O procedimento, ao todo, dura em torno de 30 minutos. Já a etapa do laser é bem rápida, levando em torno de 5 minutos em cada olho.
Por ser um procedimento não invasivo não há tempo de recuperação. Apenas é necessário que o paciente tenha um acompanhante para buscá-lo no consultório, já que após o procedimento a visão pode apresentar moscas volantes e outras alterações momentâneas. Também é recomendado o uso de óculos escuros no dia do procedimento.
Contudo, há algumas restrições após a Capsulotomia. É recomendável não realizar atividades físicas na primeira semana após o procedimento. Além disso, é preciso usar os colírios prescritos pelo oftalmologista no tempo recomendado.
Um dos pontos de atenção após o procedimento é a pressão intra-ocular, que é a pressão do olho. Ela deve ser avaliada no decorrer dos dias seguintes ao procedimento, sendo controlado se necessário. Além disso, o procedimento não deve causar nenhuma dor ou incômodo no pós-operatório. Caso o paciente sinta qualquer desconforto deverá comunicar o oftalmologista imediatamente.
A Capsulotomia YAG é indicada nos casos de opacidade da lente após a cirurgia da catarata e outros casos de opacificação da visão. Por isso, vamos relembrar como é feita a cirurgia da catarata para compreender melhor o caso.
No processo cirúrgico, o oftalmologista realiza um corte na cápsula anterior do cristalino, assim, a catarata é removida, juntamente com a lente natural do olho. Essa cápsula é substituída por uma lente artificial, perfeitamente moldada ao olho do paciente, podendo ser feita com diversos materiais. Ela é posicionada na cápsula posterior, a região responsável por abrigar o cristalino natural
Contudo, assim como a lente natural dos olhos, a lente artificial colocada pelo procedimento cirúrgico também pode perder a sua transparência com o passar dos anos. Portanto, o procedimento com o laser YAG é recomendado para esses casos. Por esse motivo, também é popularmente conhecido como uma espécie de limpeza da lente.
Dessa forma, a capsulotomia é indicada para os pacientes que possuem algum nível de opacificação da lente ou cápsula posterior, o que resulta em dificuldade para enxergar, "vista embaçada", entre outros sintomas dessa condição.
O procedimento, geralmente, é realizado apenas uma vez. Contudo, se a opacidade permanecer, ele pode ser realizado novamente para corrigir o problema.
A Capsulotomia YAG Laser pode ser realizada nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
O equipamento utilizado para realizar a Capsulotomia YAG laser na Americas Oftalmocenter é o LightLas Yag - Lightmed.
YAG é uma sigla que vem do inglês e que significa Ítrio, Alumínio e Granada (Ytrium, Aluminium e Garnet), elementos químicos ativos neste tipo de laser, mas que são invisíveis a olho nu. É uma alta tecnologia desenvolvida na década de 70 na Suíça, elaborada para fazer cortes no globo ocular do paciente sem a necessidade de um procedimento cirúrgico com anestesia geral.
Inicialmente, na data de desenvolvimento da tecnologia, havia uma série de efeitos colaterais, como o aumento da pressão intra-ocular, além de danos na estrutura dos olhos e também da lente implantada na cirurgia da catarata. Hoje, com o avanço tecnológico, o procedimento é amplamente seguro e os riscos são muito baixos.
Na Americas Oftalmocenter contamos com uma equipe de médicos especializados em catarata e neste procedimento. Você pode realizar sua avaliação em uma de nossas unidades e descobrir se esse tratamento é o mais recomendado para você.
Em nosso site você conta com atendimento online 24h por dia, nos 7 dias da semana. Acesse nosso site e agende já a sua consulta na unidade mais próxima de você.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.