Ceratometria é um exame realizado para descobrir qual a medida de curvatura do centro da córnea. Ela é importante para calcular o grau das lentes intraoculares, implantadas em cirurgias de catarata, ou na adaptação de lentes de contato rígidas, e em outras patologias corneanas que causem irregularidade na superfície da córnea.
Por isso, o exame também é conhecido como ceratometria corneana.
O exame de ceratometria é feito com um aparelho automático, enquanto o paciente observa uma figura fixa. Para descobrir qual é o grau de curvatura do centro da córnea, toma-se como base o ângulo de 90 graus entre os eixos perpendiculares.
O exame se constitui de um mapeamento topográfico da córnea através de projeções de anéis luminosos na córnea.
Este exame faz parte dos testes das medidas objetivas da optometria, portanto, pode ser realizado por um optometrista ou por um oftalmologista. Não há contato direto com o olho do paciente nesse exame. Nem é necessária dilatação.
O exame tem duração de 5 minutos. Antes dele, é requerido que o paciente fique de 2 a 7 dia sem usar lentes de contato (dependendo do tipo das lentes e orientação médica).
A ceratometria detecta ou faz o acompanhamento de degenerações e distrofias da córnea, como:
O exame também é importante para o planejamento planejamento cirúrgico de catarata, da cirurgia refrativa e da cirurgia de pterígio – um crescimento indesejado de uma membrana no tecido ocular, que pode se expandir para a córnea e afetar a visão.
O exame é indicado para pessoas que obtêm o diagnóstico de ceratocone. Também é solicitado e casos em que o paciente irá fazer cirurgias que envolvam a córnea, como a de catarata, a refrativa e a de pterígio. Os dados provenientes do exame serão importantes para a melhor realização dessas cirurgias.
Também é indicado para pessoas que suspeitam da necessidade de uso ou que fazem acompanhamento de problemas que envolvam o luso de lentes corretivas.
O resultado da ceratometria é um mapa colorido que será interpretado pelo médico. De forma simplificada, quanto mais cores quentes (vermelho e laranja) aparecem, maiores curvaturas existem nas respectivas áreas. As cores frias (azul e violeta) indicam curvaturas mais planas. Já a cor verde representa a curvatura intermediária da corneana.
O exame baseia-se na análise da reflexão dos anéis de Plácido projetados na superfície da córnea do indivíduo examinado, onde é analisada a distância entre os anéis de Plácido refletidos. Esta informação é transformada em dioptrias pelo programa do equipamento.
Uma córnea normal apresentará os considerados valores normais no teste. Para o raio de curvatura da superfície anterior esse valor deve ser algo em torno de 7,7 mm. Já o valor do raio de curvatura da superfície posterior deve ficar em torno 6,8 mm. Portanto, a relação normal entre o raio posterior e anterior deve ser, como acontece com estas medidas, em torno de 82%.
O exame de Ceratometria pode ser feito nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
Um ceratômetro (às vezes chamado de oftalmômetro) é um dispositivo usado para medir a curvatura da superfície frontal da córnea. Quando um objeto de tamanho conhecido é colocado a uma distância conhecida da superfície da córnea, de forma que o tamanho da imagem refletida do objeto seja medido por um telescópio de medição.
Atualmente, são usados principalmente dois tipos de ceratômetros.
O ceratômetro Javal-Schiotz é baseado no princípio Javal-Schiotz que trabalha com uma imagem fixa, um tamanho de duplicação e um tamanho de objeto ajustável para obter a curvatura da superfície da córnea. É um instrumento de duas posições e usa dois objetos auto-iluminados. Um dos objetos é um quadrado vermelho e o outro é um design em forma de escada verde.
O ceratômetro de Bausch and Lomb é baseado no princípio de Bausch and Lomb que funciona com um objeto fixo em vez de uma imagem fixa. Este é um ceratômetro de uma posição e o tamanho da imagem pode ser variado. Neste, os raios de luz refletidos de entrada (convergentes na natureza) são passados através de um disco de Scheiner com quatro aberturas discretas. Os dois prismas estão alinhados perpendicularmente um ao outro. As potências do eixo maior e menor podem ser independentes sem ajustar a orientação do instrumento.
É muito importante estar completamente seguro sobre as leituras antes de encomendar uma lente para os olhos. Tanto o paciente quanto o médico devem estar satisfeitos com os valores da leitura.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.