A avaliação orbito-palpebral, também conhecida como exoftalmometria, é um exame oftalmológico que tem por objetivo avaliar a distância do globo ocular em relação às estruturas da face. Dito de outra maneira, este exame serve para avaliar se o olho está com protrusão, para fora da cavidade orbitária.
A órbita é uma estrutura fixa e não maleável composta por ossos do crânio, e repleta de conteúdo flexível, incluindo o olho. Outras estruturas presentes na cavidade orbitária são músculos responsáveis pela movimentação do olho, gordura, veias, artérias e nervos. Qualquer alteração que leve a um aumento do volume das estruturas que estão dentro da órbita leva a deslocamento de seu conteúdo para frente, provocando a exoftalmia ou proptose.
Assim, a exoftalmometria mede a distância entre a rima orbitária lateral e o ápice da córnea perpendicular ao plano frontal. Disso resulta a avaliação do quanto o bulbo ocular se desloca para fora da órbita.
Um aparelho chamado exoftalmômetro é encostado na parte lateral dos olhos, apoiando sobre a pele, e com ele mede-se a distância que o olho guarda até a parede de ossos do crânio.
Existem vários instrumentos para a realização deste procedimento, porém os melhores deles estão baseados na medição simultânea de ambos olhos.
A posição dos olhos pode ser avaliada de maneira qualitativa, mas a medida numérica é sempre mais indicada e mais fidedigna. Existem diversas formas de se realizar a medida, mas a mais fidedigna e o padrão ouro para o exame é através do exoftalmômetro de Hertel.
Com o exoftalmômetro, faz-se a medida da distância do ápice da córnea à rima lateral da órbita, perpendicular ao plano frontal, através de um sistema de espelhos e escala em milímetros.
A medida da exoftalmometria é totalmente dependente do realizador do exame, assim apenas medidas realizadas por oftalmologistas especialistas em doenças da Órbita que podem ser consideradas confiáveis.
O exame não é invasivo e leva poucos minutos.
A Exoftalmometria é muito importante para o diagnóstico e o acompanhamento da Exoftalmia , que é quando se tem um ou mesmo os dois olhos saltados. E é comumente causada pela Doença de Graves, uma doença autoimune que leva a hiperatividade de tireoide (hipertireoidismo).
Mas a exoftalmometria é muito utilizada também em outras diversas doenças, como por exemplo:
Mais conhecida como “olhos salientes”, “olhos saltados”, olhos para fora” ou olhos protuberantes”, a exoftalmia ou proptose ocular, em geral, ocorre por motivos de ordem vascular, mecânico (que estreite a cavidade orbitária) ou de inflamação como consequência de uma anomalia que ocupa o espaço da órbita. Daquelas listadas acima, as doenças da tireoide são as causas mais comuns de protrusão ocular.
O sinal de proptose pode ser a primeira alteração que ocorre em diversas doenças, por isso é importante estar atento e fazer o exame para que possa ser estabelecida uma faixa de normalidade do olho do paciente, o que auxilia o diagnóstico das doenças orbitárias, e evita investigações desnecessárias.
Caso uma pessoa perceba que o olho está parecendo estar em protrusão ou que a pálpebra superior não cobre toda a parte branca do olho na região de cima, o oftalmologista deve ser acionado.
Os sintomas que acionam uma suspeita de exoftalmia são:
Caso existe suspeita, é importante que ela seja tratada precocemente pois as pálpebras têm função de proteção do globo ocular, e quando não estão em perfeito funcionamento podem levar a lesões no olho.
O exame é bastante indicado para quem sofre de hipertireodismo ou hipotireoidismo, doença de Graves ou doença de Basedow-Graves. Também é indicado para diagnosticar e acompanhar doenças na órbita, como tumores e hipertireoidismo.
Os valores normais de exoftalmometria do olho humano considerado normal variam entre 10 e 21mm. No entanto, esses valores podem variar entre examinadores, método utilizado, e características do paciente, como o biótipo, o sexo e a raça, além de possíveis erros refracionais durante o teste.
Por isso, é importante que os valores sejam comparados entre os mesmos parâmetros para ter uma avaliação de longo prazo fidedigna.izada nas unidades da Americas
O exame de exoftalmometria pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
O grau de protrusão do globo ocular é avaliado com o auxílio de um instrumento chamado exoftalmômetro, utilizado para medir o deslocamento anterior do globo ocular, a fim de diagnosticar doenças orbitárias ou acompanhar a evolução da proptose.
Em 1905, Hertel, inventou um instrumento, utilizando-se de um prisma, construído para que as fendas palpebrais ficassem perpendiculares a uma escala de medida, e com isso medir o ápice da córnea. O exoftalmômetro de Hertel faz a medida da projeção do globo ocular do bordo lateral da órbita até o ápice da córnea, desde que o aparelho esteja apoiado na borda lateral. O princípio de Hertel é a melhor solução até hoje,desenvolvida.
Já a pseudo-exoftalmia ou falsa proptose pode ser observada num globo ocular de maior dimensão, normalmente em doentes que padecem de miopia ou glaucoma congénito.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.