O exame de fundoscopia, também conhecido como exame de fundo de olho, mapeamento da retina ou oftalmoscopia, é um exame realizado com o objetivo de observar quais são as condições atuais da parte posterior dos olhos, das veias, artérias e nervos da retina.
Esse exame é feito para diagnosticar alguns tipos de doenças, como o glaucoma, por exemplo. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que é o exame de fundoscopia, para que serve, quais as orientações e como ele é feito.
Por isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre o assunto, para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. Acompanhe!
O exame de fundoscopia, ou fundo de olho, é um exame para analisar como os vasos sanguíneos dos olhos estão. Esse exame é realizado de maneira bem prática, afinal, não é invasivo, além de não causar nenhum tipo de incômodo ou dor ao paciente.
O exame de fundoscopia é realizado não só para avaliar o local, mas também verificar como está a saúde dos pacientes, como se algumas doenças estão sendo desenvolvidas, se ele possui diabetes ou pressão alta.
De forma geral, esse tipo de exame é feito para acompanhar ou diagnosticar doenças que podem atingir a retina ou o nervo óptico, estruturas que ficam localizadas na parte de trás dos olhos.
A fundoscopia é um exame não invasivo, como dissemos, e é bem rápido de ser realizado. Ele pode ajudar a verificar regiões como humor vítreo, cristalino e humor aquoso, assim como identificar se suas funções estão normais.
A fundoscopia, ou fundo de olho, é um exame que reflete como a saúde do paciente está a partir da análise da área dos olhos. Isso porque, ele permite que todo o nervo óptico seja observado com detalhes.
Dessa forma, muitas doenças, relacionadas com os olhos ou não, podem ser diagnosticadas a partir da fundoscopia, um exame simples, indolor e rápido.
Antes de tudo, a pupila do paciente é dilatada a partir do uso de um colírio específico. Isso é feito para que a pupila fique de um tamanho maior do que realmente é, fazendo com que o médico oftalmologista consiga observar o local da melhor maneira possível.
O colírio faz com que a pupila dilatada continue assim mesmo em contato com a luz, durante todo o período em que a fundoscopia é feita. Depois de 20 minutos em que o colírio é colocado, o médico pode começar a iniciar o exame, com a pupila já dilatada.
A fundoscopia é realizada de duas maneiras: a direta onde a visão do nervo óptico é mais focada e abrangente ou de forma indireta, quando a visão da retina é mais ampla, tendo uma visão mais periférica do campo.
Feito isso, o médico especialista coloca uma luz nos olhos da pessoa, e começa a observar a região com o auxílio de uma lente. Depois de analisar todo o fundo do olho, o paciente espera que o colírio passe seu efeito, para que a pupila volte ao normal.
É muito importante se atentar a esse tempo de espera, afinal, pode haver algum desconforto ao realizar atividades comuns do dia a dia. Por conta disso, o recomendado é que o paciente seja acompanhado depois do procedimento, afinal, sua visão pode ficar um pouco turva por alguns minutos.
O exame de fundo de olho, ou fundoscopia, é feito com o objetivo de ajudar a detectar ou diagnosticar doenças que envolvem os olhos dos pacientes ou não. Isso é importante porque, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais fácil é pensar em maneiras de iniciar o tratamento.
Dessa forma, as chances de ter uma melhora mais rápida ou até mesmo conseguir aumentar as chances de cura são altas.
Dentre algumas doenças que o exame de fundoscopia ocular pode detectar de forma antecipada, destacamos:
Dessa forma, como dissemos anteriormente, é muito importante que o exame de fundoscopia seja realizado, para que essas doenças sejam identificadas o quanto antes, e então, o tratamento seja iniciado.
Infelizmente, é comum que muitos pacientes não visitem o oftalmologista periodicamente, pelo menos uma vez por ano, o que é errado. Muitas pessoas não conhecem o exame de fundo de olho.
O importante é que você procure por especialistas que tenham capacidade de realizar esse exame, além de clínicas médicas que sejam especializadas no assunto, para ter a garantia de que o exame será feito da melhor forma possível.
O exame de fundoscopia normal deve ser feito todos os anos pelos pacientes, mesmo aqueles saudáveis, como um exame de rotina. Muitos especialistas afirmam que esse exame deve ser feito mesmo nos bebês para avaliar a retina.
Isso porque, ele possui uma capacidade bem alta de consegue detectar doenças, e os pacientes com diabetes ou hipertensão, o ideal é que esse exame seja feito duas vezes ao ano, conforme recomendação médica.
Pessoas de todas as idades podem realizar o exame de fundo de olho, como bebês (prematuros ou não), mulheres grávidas, pessoas idosas e adultos saudáveis, para detectar possíveis alterações ou degenerações que estejam relacionadas à idade.
O exame de fundoscopia identifica possíveis alterações na região dos olhos e da retina, que podem estar relacionadas com algumas doenças, que citamos anteriormente. Assim, o tratamento se torna mais fácil de ser feito.
Além de identificar problemas oculares, o resultado da fundoscopia também mostra se o paciente possui tumores na retina, glaucoma, diabetes, pressão alta, doenças sistêmicas, parasitas no corpo, lúpus, sífilis e a presença de citomegalovírus.
O exame de Fundoscopia, ou exame de fundo de olho, pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
É importante lembrar que o exame de fundoscopia ou fundo de olho normal deve ser realizado apenas por um oftalmologista especialista no assunto. Esse é o profissional responsável por fazer exames aprofundados ou não, analisando a saúde dos olhos.
Dessa forma, você consegue ter o diagnóstico de possíveis alterações visuais na retina, como catarata e glaucoma, por exemplo.
Para agendar o seu exame de fundoscopia conosco, basta entrar em contato com uma de nossas unidades e fazer o agendamento
O exame de fundoscopia é realizado em um aparelho que se chama oftalmoscópio, que faz com que raios de luz sejam projetados na parte interior dos olhos, na retina, fazendo com que toda a estrutura interna fique visível para ser avaliada.
Esse exame é bem simples de ser feito, e não traz nenhum tipo de incômodo aos pacientes, além de dilatar a pupila. É um exame indolor.
Agora que você entendeu melhor sobre o assunto, saiba que podemos te ajudar. Entre em contato conosco através do site e agende o seu exame de fundoscopia para cuidar da sua saúde!
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.