Banner Exames

Teste de Adaptação de Lentes de Contato

O Teste de Adaptação de Lentes de Contato é realizado para determinar os parâmetros de curvatura, diâmetro, grau das lentes de contato e para verificar a tolerância ao uso das lentes para os olhos de um determinado paciente. Adequar a lente à curvatura dos olhos é parte importante do exame.

Afinal, se a lente for plana demais ou curvada demais para a visão do paciente, ela pode não só fazê-lo sentir desconforto, como também pode trazer danos.

Em busca da melhor adaptação possível, alguns testes são realizados a fim de garantir uma visão clara e segura. São eles:

  • Medição da curvatura da córnea (ceratometria);
  • Ocasionalmente, é feito o mapeamento da superfície (topografia) e medida da espessura corneana (paquimetria);
  • Refração inicial para determinação do grau das lentes;
  • Colocação de lentes de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos;
  • Nova refração, com as lentes de teste;
  • Avaliação da adaptação das lentes de teste com o aparelho chamado “lâmpada de fenda”;
  • Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.

É um teste necessário para se ter segurança no uso de lentes de contato. O teste auxilia com que as lentes estejam bem adaptadas, com curvatura, diâmetro, grau e material adequados para as necessidades e características de cada pessoa.

O teste é indicado em casos em que os pacientes que não possuem uma visão satisfatória com uso de óculos como, por exemplo, quem apresenta ceratocone. E também é indicado para pacientes que não desejam usar óculos por motivos estéticos.

As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas óticos. Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos.

No mercado existem inúmeras opções como: lentes gelatinosas esféricas para uso diário, descartáveis, tóricas, multifocais, filtrantes, terapêuticas, coloridas, lentes rígidas de todos os materiais, siliconadas, fluorcaronadas, híbridas, flexíveis etc. Por isso a escolha deve ser orientada por um oftalmologista.

Através de uma minuciosa avaliação do estilo de vida e da fisiologia do olho do paciente é possível descobrir a lente de contato mais indicada para cada problema.

As lentes de contato de teste são colocadas por um período de 10 a 20 minutos. Em seguida, é realizada nova refração com as lentes de contato de teste, e uma avaliação da adaptação com o aparelho chamado lâmpada de fenda, para identificar necessidades de algumas modificações.

Assim, aos poucos chega-se nas características mais adequadas aos olhos de determinado paciente.

O teste de Adaptação de Lentes de Contato pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:

  • Barra da Tijuca: Av. das Américas, 700 - Bloco 8, Loja 104-D - Rio de Janeiro;
  • Botafogo: Rua Martins Ferreira, 65 - Rio de Janeiro;
  • Méier: Rua Lucídio Lago, 210 - Rio de Janeiro;
  • Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 1033 - Prédio H, 4º Andar - Rio de Janeiro;
  • Nova América: Shopping Nova América, Torre 3000 - Salas 1312/1313 - Del Castilho, Rio de Janeiro;

No decorrer do teste de adaptação de lente de contato, o médico oftalmologista escolhe a lente correta para o olho verificando a interação da lente com a córnea e as pálpebras. O oftalmologista analisa a curvatura da córnea para iniciar o teste, mas somente colocando as lentes nos olhos para garantir a correta adaptação. Ou seja, depois de todas as medições realizadas, passa-se a uma fase empírica de teste da lentes.

logo

Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.

facebook
intagram
linkedin

© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.