O Teste de Schirmer é um teste que tem como finalidade medir a quantidade e a qualidade de lágrimas. O exame determina se o olho de uma pessoa é capaz de produzir lágrimas suficientes para manter o próprio olho úmido e saudável.
O Teste de Schirmer é realizado com o paciente sentado e com a cabeça reta. É colocada uma tira fina nos cantos das duas pálpebras inferiores do paciente. Ele fica de olhos fechados por cerca de 5 minutos e logo as fitas são retiradas. Por essas fitas, o médico avalia a produção lacrimal.
Existem dois tipos de exames do Teste de Schirmer e os dois são feitos da maneira descrita acima. O Teste I é realizado com mais frequência. Esse teste mede a quantidade total de lágrimas, tanto reflexas quanto basais.
O Teste II avalia somente a produção de lágrimas reflexas, e é realizado após a utilização de algumas gotas de anestésico para estimular a superfície ocular.
Para compreender as diferenças, é preciso saber que existem três tipos de lágrimas consideradas comuns. A lágrima basal é formada em olhos saudáveis, mantendo-os livres de poeiras e umidificados. A lágrima reflexiva é formada por corpos irritantes, como cebola ou um cisco, algo que cause um efeito externo desagradável ao olho.
Essa lágrima entra em ação em combate a isso que causou a irritação. A lágrima emocional, também conhecidas como choro, é produzida após uma situação de muita alegria ou de estresse emocional. esse tipo de lágrima produz um analgésico natural, diferente das anteriores.
O procedimento, apesar de ser incômodo, não apresenta riscos à saúde ocular do paciente. Vale ressaltar que colírios e soros fisiológicos não podem ser utilizados por, no mínimo, meia hora antes do exame. Além disso, o exame não deve ser realizado com o paciente utilizando lentes de contato.
O Teste de Schirmer pode ser realizado por um técnico mas só deve ser feito se for indicado após uma consulta com um médico oftalmologista .
O teste de Schirmer confirma e determina a gravidade do olho seco. O exame também pode ser usado para ajudar a diagnosticar a síndrome de Sjögren. Esta é uma desordem auto-imune que causa diminuição da função no olho e nas glândulas salivares, resultando em olhos e boca secos.
Os sintomas do olho seco incluem os seguintes:
Nestes casos, o Teste de Schirmer é frequentemente usado em conjunto com outros testes para determinar se o Sjögren está presente.
O Teste de Schirmer é solicitado pelos médicos oftalmologistas nos casos em que os pacientes que se queixam de secura ocular excessiva, para identificar se há doenças oculares ou se os olhos estão secos por condições ambientais, por exemplo.
Em diversas situações, os olhos podem ficar mais secos devido ao vento, ar condicionado, à poluição, exposição excessiva ao sol e diversos outros fatores. Isso não quer dizer que o paciente tenha, necessariamente, doenças oculares ou algum tipo delas. Se o problema for persistente, é necessário investigar o que está provocando a secura ocular, pois isso pode ser sintoma da síndrome do olho seco . E para isso o exame é solicitado.
A partir das tiras alocadas nos cantos inferiores das pálpebras, os resultados são lidos da seguinte forma:
O teste de Schirmer pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.