Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame não invasivo, de alta tecnologia, que permite diagnosticar com precisão doenças de retina, vítreo e nervo óptico. Com ele é possível obter medidas da espessura da retina, além de diagnosticar doenças que não são visíveis no exame de mapeamento de retina.
Este exame revolucionou o diagnóstico e acompanhamento de doenças de retina e nervo óptico, permitindo a obtenção de imagens bem detalhadas e a detecção de alterações internas na retina e nervo óptico, que outros exames não permitem identificar.
Se associada a um acompanhamento periódico com um oftalmologista, a realização do procedimento de tomografia de coerência óptica é bastante efetividade no auxílio à manutenção da saúde ocular por mais tempo.
É realizada com o paciente posicionado em frente ao equipamento, sem contato direto com o olho, que emite um feixe de luz de intensidade próxima à do infravermelho, captando imagens e formando um gráfico em 3 dimensões, onde o oftalmologista analisa detalhes da retina e do nervo óptico.
O resultado do exame é alcançado imediatamente, logo após as imagens obtidas serem analisadas pelo oftalmologista.
A Tomografia de Coerência Óptica é realizada – normalmente, mas pode variar caso a caso – com a dilatação da pupila através de colírios aplicados nos olhos.
O exame é rápido – leva aproximadamente 10 minutos se realizado nos dois olhos – e apresenta baixo desconforto para o paciente. Trata-se de um exame não invasivo – ou seja, não entra em contato direto com o corpo –, praticamente isento de riscos ou complicações.
Se o caso tiver requerido dilatação da pupila, o paciente fica com a visão turva durante algum tempo. Por isso, é bom que esteja acompanhado quando for realizar o exame. Não é recomendável dirigir ou caminhar sozinho imediatamente após o exame.
Não há qualquer necessidade de injeção de contraste, diferentemente do que acontece em outros exames da retina, como na angiofluoresceinografia.
Com o exame de Tomografia de Coerência Óptica podemos diagnosticar e acompanhar doenças como:
A Tomografia de Coerência Óptica auxilia também na avaliação da escavação do nervo óptico em casos de glaucoma. É uma excelente alternativa para pacientes que não podem se submeter a exames realizados com uso de contraste endovenoso.
Em alguns casos específicos de catarata, conforme o grau da doença, o exame OCT deixa de ser eficiente, pois o olho pode estar opaco demais. Aí, outras apurações são necessárias.
A tomografia de coerência óptica é o exame mais indicado para a realização de diagnósticos e auxílio no tratamento de doenças relacionadas ao vítreo e à retina. O exame apresenta riqueza de detalhes em algumas condições, como as seguintes:
O exame de OCT considerado normal apresenta imagens captadas em que as estruturas da retina e do disco ótico estão sem alterações. Como o resultado é obtido por meio de imagens bastante definidas e precisas, nas próprias imagens o médico oftalmologista consegue identificar – por medidas da espessura dos tecidos, por exemplo – escavações, depressões e alterações na mácula, na retina, no vítreo e no nervo óptico.
O exame de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) pode ser feito nas 4 unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
O OCT é feito, na Americas Oftalmocenter, como um dos Tomógrafos mais modernos de todo o planeta. É da marca NIDEK, de fabricação japonesa. As imagens obtidas em 3D fornecem aos especialistas tudo o que precisam para tratar e diagnosticar nossos pacientes.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.