Tonometria é o principal exame para mensurar a pressão intraocular do paciente. É um atendimento de rotina, bastante importante no acompanhamento e na prevenção, realizado em qualquer consulta oftalmológica. Um aumento de pressão pode desencadear glaucoma e até levar à cegueira.
Na Tonometria, os olhos são previamente anestesiados com colírios específicos para isso. Em seguida, o oftalmologista utiliza um dispositivo simples chamado tonômetro que impulsiona um jato de ar – indolor, é bom destacar – no olho do paciente. Com essa ação, o tonômetro fornece automaticamente a pressão intraocular.
Nos exames com contato, a posição correta da altura do olho deve ser regulada no apoio de queixo. O paciente apoia o queixo e a testa enquanto o oftalmologista encosta o tonômetro e observa qual a força necessária para achatar a córnea. O paciente tem de olhar em linha reta. Se necessário, o médico pode utilizar a luz de fixação para que os olhos possam fixar um ponto.
O ideal é que o médico vá pedindo repetidamente ao paciente para manter os olhos bem abertos durante o exame. De acordo com as circunstâncias, talvez o examinado tenha de manter o olho aberto separando as pálpebras com os dedos polegar e indicador, sem exercer qualquer pressão sobre o olho.
O exame sem contato é feito em um aparelho que sopra um jato de ar diretamente nos olhos do paciente para medir a pressão baseada na reação dos reflexos de luz. Apesar de não ser dolorido, é possível sentir uma leve pressão nos olhos durante a realização desse tipo de medição.
A Tonometria é capaz de detectar hipertensão, hipotonia ocular e glaucoma. Também serve para o acompanhamento da pressão intraocular no pós-operatório de procedimentos intraoculares (catarata, transplante de córnea, deslocamento de retina, vitrectomia, enrte outros).
Ela é especialmente importante para fazer o acompanhamento do glaucoma, assim como diagnóstico e acompanhamento de tumores de íris, distúrbios pós-traumáticos, e na realização de avaliações de possíveis sangramentos.
A Tonometria costuma ser solicitado principalmente quando há suspeitas de glaucomas e no pós-operatório de cirurgias de catarata.
O valor normal de resultado é compreendido em uma faixa de pressão ocular que vai de 10 a 21 mmHg. Um resultado nessa faixa significa que a pressão intraocular do paciente está dentro da normalidade.
Caso o paciente experimente um aumento de pressão, a pressão detectada será maior de 20 mmHg. Nesse caso, o paciente pode possuir glaucoma ou algum trauma ocular. É preciso consultar o oftalmologista para esclarecer a questão.
O exame de Tonometria pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
A Américas Oftalmocenter utiliza o tonômetro Haag Streit. Ele é baseado no chamado Princípio de Goldmann, considerado o método mais preciso para a mensuração da pressão intraocular: a medição é realizada por meio da força necessária para manter uma aplanação sempre uniforme da superfície da córnea.
A medição exata da superfície de aplanação é realizada com a lâmpada de fenda com uma ampliação de 10×. A medição da pressão é realizada com a lâmpada de fenda com os pacientes sentados e serve como exame de rotina num microscópio de lâmpada de fenda comum.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.