Se você já passou por uma consulta com oftalmologista, com certeza já deve ter feito o exame de tonometria. Esse exame consiste em dar um sopro nos olhos.
A tonometria de aplanação é um procedimento para medir a pressão de dentro dos olhos. É um exame muito utilizado na triagem do glaucoma.
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre esse teste, e pensando em te ajudar, trouxemos algumas informações sobre o assunto. Acompanhe a seguir!
Tonometria de aplanação é um exame realizado com o objetivo de medir a pressão da parte interna dos olhos, ou seja, medir a firmeza ou o tom da sua superfície. A partir desse exame é possível medir a pressão dos olhos e preservar o nervo óptico.
A partir desse exame é possível saber se existe algum glaucoma, algum tipo de doença ocular ou problema que possa trazer danos para o nervo óptico.
Isso porque, quando esse nervo é danificado, isso significa que algum fluido pode estar acumulado na região, e não está sendo drenado para fora.
Com isso, o exame de tonometria de aplanação é feito para identificar um possível glaucoma no estágio inicial, fazendo com que as chances de sucesso no tratamento sejam maiores.
Assim como outros exames, esse teste é muito importante pra mandar a saúde dos olhos em dia, podendo analisar se existe algum tipo de pressão fora dos valores normais.
Para que o exame de tonometria de aplanação seja realizado não é necessário fazer nenhum tipo de preparação, apenas em alguns casos onde os pacientes precisam receber um anestésico em colírio.
No caso dos pacientes que usam lentes de contato, elas precisam ser removidas antes do exame, e podem ser colocadas novamente depois.
No exame de tonometria de aplanação a um tonômetro é utilizado para achatar a córnea e a força utilizada para isso é medida.
É um procedimento totalmente indolor e está dentre os exames de rotina que devem ser feitos com oftalmologista. Alguns pacientes podem sentir desconforto, mas a anestesia temporária pode ser aplicada.
Essas medidas são feitas de forma rápida, e o exame dura cerca de 2 minutos, sendo feito por um médico.
Existem alguns tipos de problemas que podem ser detectados a partir do exame de tonometria de aplanação, como por exemplo
O exame de tonometria de aplanação é solicitado quando o médico suspeita de alguns distúrbios visuais no paciente, que podem ser ocasionados por conta do aumento da pressão intraocular.
É muito importante levar em consideração as observações do médico oftalmologista durante o diagnóstico do glaucoma, afinal, ele é comum principalmente em pessoas maiores de 40 anos.
Quando a pressão intraocular está muito alta, é possível observar danos que não podem ser reversíveis, como por exemplo a cegueira.
O valor normal de uma tonometria de aplanação é na faixa de 10 a 21 mmHg.
Quando os resultados são anormais, ou seja, a pressão está maior do que esses valores, isso pode acontecer por conta de hifema, glaucoma ou trauma nos olhos.
Não existe um laudo para o exame de tonometria de aplanação.
O exame de Tonometria de Aplanação pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
Temos profissionais qualificados para garantir um atendimento excelente, cuidando sempre da sua saúde.
O exame de tonometria de aplanação avalia e mede a pressão intraocular.
Ele permite detectar possível hipertensão intraocular, com o objetivo de acompanhar glaucoma, avaliar doenças inflamatórias nos olhos e o período pós operatório de cirurgias oculares.
O equipamento utilizado é o Haags Streit.
Quer saber mais sobre esse exame? Entre em contato conosco e agende sua consulta.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.